A PROFISSÃO SOLDADO – VIRTUDES INERENTESI

Cláudio Moreira Bento (x)

Como as demais funções sociais, a profissão militar possui sua escala de valores ou axiológica específica, traduzida por virtudes militares. Como qualidades morais, elas impelem o soldado a cumprir seus deveres para com a sua pátria, com o mais elevado grau de obediência e respeito à Hierarquia e à Disciplina, vigas mestras de todas as instituições militares , os sustentáculos dos ordenamentos jurídicos a que servem .

Elas desenvolvem o espírito militar do soldado, ao ponto dele encontrar forças em seu íntimo, para dar a sua vida, se preciso, em defesa, no caso em tela, do Brasil.

As virtudes militares são predicados morais indispensáveis ao eficiente exercício da profissão soldado. Vale a pena recordá-las e defini-las sinteticamente, no torvelinho da hora presente, em que valores consumistas e amorais e estranhos às tradições do Brasil, propagados intensamente pela mídia, tendem a amortecê-las e mesmo sufocá-las no peito de muitos soldados brasileiros, confusos com o mundo a sua volta e enorme crise de valores :

Ensinamentos este que faziam no passado parte da instrução moral do soldado e que eram ministradas com exemplos .Instrução que recebi em março de 1950 , como recruta da 3a Cia de Comunicações ,acantonada em Pelotas na caserna do atual 9o Batalhão de Infantaria Motorizada e ministrada pelo 2o Sgt Eliarte ,pernambucano que fora corneteiro na FEB do Gen Zenóbio da Costa, comandante da ID/DIE. Ele assim as enumerou e definiu se bem recordo :

Coragem : É a virtude que faz com que o soldado despreze o perigo, face a imposição de bem cumprir o dever militar custe o que custar.

Bravura: É a que caracteriza o soldado valente, intrépido, impetuoso, arrojado e que se distingue da coragem por ser fruto de temperamento pessoal.

Camaradagem: É a que caracteriza o elevado sentimento da fraternidade e de afeição que cada soldado deve cultivar em relação aos demais soldados.

Solidariedade: Ë a que impele os soldados a se auxiliarem mutuamente.

Abnegação: Ë a que sustenta o soldado no cumprimento do dever militar, a despeito das adversidades, sacrifícios e privações a que for submetido.

Honra Militar: Ë a que leva o soldado a cumprir conscientemente o dever militar que lhe foi imposto. Ë a religião da Disciplina Consciente.

Iniciativa: É a que impele o soldado, numa emergência,a agir com consciência e reflexão para dar com a maior presteza e, sobretudo com oportunidade, a solução adequada exigida para o caso. Ela é importante em campanha!

Devotamento: É a que impele o soldado a fazer sacrifícios e a padecer privações em benefício da segurança de sua pátria e de seus compatriotas e camaradas.

Moralidade: É a que impõe ao soldado, não só o cumprimento das leis e regulamentos e normas, como ir além, cumprindo os ditames da moral social.

Amor e ordem: É a que impõe ao soldado apresentar-se bem em todas as atividades profissionais e sociais. Por exemplo, bem fardar-se!

Pontualidade: É a que impõe ao soldado o cumprimento fiel a tempo e a hora das ordens recebidas e das obrigações decorrentes.

Presteza: É a que impõe ao soldado consciente que ele cumpre no menor espaço de tempo e na melhor forma possível as ordens recebidas, dando ciência a quem as deu de que foran cumpridas.

Decoro militar: É a que impõe ao soldado boa conduta e educação civil e militar

Estudiosos do assunto mencionam de como a insistência do ensino e cobrança destas virtudes em todos os níveis, numa instituição militar, bem como a sistemática emulação e destaque aos soldados que as praticam, resultam em grande eficiência operacional de uma tropa militar considerada. Outros consideram as virtudes militares como a base da infra-estrutura educacional militar.

Convém pois a chefe militar em todos os níveis verificar como estas virtudes são conhecidas entre seus comandadas ou se estes cederam a prática e culto de valores estranhos ao da profissão soldado .

Enfim para que se torne menos penoso ao soldado "Ser Caxias" , face as pressões desistimulantes , injustas e irrefletidas de que é vitima de parte de certos segmentos da sociedade brasileira , dentro da estratégia de dividir e desacreditar para reinarem

(x) Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil

 

FONTES

BENTO. Claudio Moreira .Virtudes Militares –Importância .SASDE, 15

Junho 1994(Jornal da 2a DE).

IMBIRIBA ,Mário Fernandes, cap. Virtudes Militares .in : Breviário de

Instrução Moral e Cívica do Soldado .Rio de Janeiro:BIBLIEx,

1940.p.78/101.

MELLO ,Waldyr Jansen de ,ten cel .Manual do Graduado. Curitiba ,

Ed. Do Autor, Várias edições.

NUNES, Mário. Sentinela Alerta –crônicas .Porto Alegre :Imprensa

Oficial (RGS) ,1943.

SHIRMER ,Pedro, cel. Das Virtudes Militares. Rio de Janeiro: BIBLIEx

1987.