ahimtb.gif (45228 bytes)


 

A FAHIMTB E SUA ANTECESSORA, A AHIMTB

 

            A ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL (AHIMTB) FOI FUNDADA EM RESENDE-RJ, EM 1o DE MARÇO DE 1996 E REORGANIZADA EM 23 de ABRIL DE 2012, NO BICENTENÁRIO DA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (AMAN), E COMO FEDERAÇÃO DE ACADEMIAS DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL (FAHIMTB), AGORA COM SUA SEDE NO INTERIOR DA AMAN, E MAIS CINCO ACADEMIAS (AHIMTB) FEDERADAS:

- A AHIMTB/RESENDE - Marechal Mário Travassos, junto à FAHIMTB na AMAN e presidida pelo acadêmico emérito Cel Claudio Moreira Bento;

 - A AHIMTB/Distrito Federal - Marechal José Pessoa, com sede no Colégio Militar de Brasília, sob a presidência do acadêmico emérito Gen Div Arnaldo Serafim;

- A AHIMTB/Rio de Janeiro - Marechal João Batista de Mattos, com sede na Associação Nacional dos Veteranos da FEB (ANVFEB) e sob a presidência do acadêmico emérito Eng Ten R/2 Art Israel Blajberg;

- A AHIMTB/Rio Grande do Sul – Academia General Rinaldo Pereira da Câmara, com sede no Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) e sob a presidência do acadêmico emérito Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis; e

 - A AHIMTB/São Paulo - Gen Bertoldo Klinger, com sede no Instituto Histórico Geográfico, Genealógico e Histórico de Sorocaba, sob a presidência do acadêmico Historiador Adilson Cesar, também o presidente do citado Instituto. As citadas AHIMTB funcionam com delegações de poderes específicos da FAHIMTB e AHIMTB/Resende.

 

            A AHIMTB foi fundada em Resende em 1o de março de 1996, data do aniversário do término da Guerra do Paraguai e do início do ensino militar na Academia Militar das Agulhas Negras em Resende. A AHIMTB teve como sua sucessora a FAHIMTB e as AHIMTB federadas, que são destinadas a desenvolver a História das Forças Terrestres do Brasil: Exército, Fuzileiros Navais, Infantaria da Aeronáutica, Forças Auxiliares e outras forças que as antecederam desde o Descobrimento.

            A FAHIMTB, com sede e foro em Resende mas de amplitude nacional, tem como patrono o Duque de Caxias e como patronos de cadeiras historiadores militares terrestres assinalados, por vezes também ilustres chefes militares, como os marechais José Pessoa, Leitão de Carvalho, Mascarenhas de Moraes, Tristão de Alencar Araripe e Castelo Branco.

            Foram consagrados, em vida, como patronos de cadeiras, em razão de notáveis serviços prestados à História Militar Terrestre do Brasil, os generais Aurélio de Lyra Tavares, Jonas de Moraes Correia, Francisco de Paula Azevedo Pondé, Severino Sombra (falecidos), e os coronéis Francisco Ruas Santos (falecido), e Jarbas Passarinho. Figuram como patronos de cadeiras numeradas os civis Barão do Rio Branco, Pedro Calmon, Eugênio Vilhena de Moraes e Gustavo Barroso, pelas contribuições assinaladas à História Militar Terrestre do Brasil.

            A cerimônia de fundação teve lugar nas Faculdades Dom Bosco, de Resende, e no Centro de Recuperação de Itatiaia (CRI), em Itatiaia, que ampararam e apoiaram os primeiros passos da novel entidade a qual tem, no momento, como 1o Presidente de Honra, o Comandante do Exército Gen Ex ENZO MARTINS PERI, como 2o Vice-presidente de Honra o Gen Ex UELINTON JOSÉ MONTEZANO VAZ, chefe do DECEx, e como 3o Presidente de Honra o Gen Bda TOMÁS MIGUEL MINÉ RIBEIRO PAIVA, Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras e que também é 1º Presidente de Honra da AHIMTB/Resende Marechal Mário Travassos.

            Entre os fatores da escolha de Resende como sede, ressaltam ser a AMAN a maior consumidora de assuntos de História Militar, disciplina que ministra curricularmente a seus cadetes através de sua cadeira de História Militar, o único núcleo contínuo e dinâmico de estudo e ensino de História Militar no Brasil desde 1812.

            A Diretoria da FAHIMTB e da AHIMTB/Resende está assim constituída, através de suas funções elegíveis e com Ata de sua eleição registrada em Cartório.

- Presidente - Cel Cláudio Moreira Bento.

- Vice-presidente - Cel Carlos Roberto Peres. 

- Conselho Fiscal: coronéis Hélios Malebranche Freres (Presidente), Edgar Monteiro Fonseca Filho e Antônio Carlos Esteves (membros).

- Coordenador - Acadêmico Cel João Paiva Filho.

- Secretário - Cel Anvagleber de Souza Linhares.

- Tesoureiros: acadêmicos Luiz Renato Bragagnolo e Ten Cel Neri Oliveira Dornelles.

- Comissão de Relações Públicas - Acadêmicos Professores Marcos Cotrim Barcellos, Júlio Cesar Fidelis e Carlos Silva.  

            A primeira posse como acadêmico foi a do Gen Carlos de Meira Mattos, na cadeira Marechal João Batista Mascarenhas de Morais, aos quais muito se deve quanto à preservação da Memória da Força Expedicionária Brasileira.

            A segunda posse como acadêmico foi a do Gen Plínio Pitaluga (falecido em 17 Dez 2002) na cadeira Gen Raul Silveira de Mello. A 3ª posse foi a do Gen Ex Tácito Theóphilo Gaspar de Oliveira, na Cadeira General Augusto Tasso Fragoso. A idéia foi dar prioridade de posse a historiadores febianos.

            A AHIMTB, em seu início, participou ativamente do 13o Simpósio de História do Vale do Paraíba, tendo por tema central “A História Militar do Vale do Paraíba”, que foi realizado nos dias 3/5 de julho de 1996 nas Faculdades Dom Bosco, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e no Centro de Recuperação de Itatiaia (CRI).          Participou também, na Câmara Federal, de 23/25 de setembro de 1997, em Seminário Comemorativo da Guerra de Canudos e, em 25 de setembro na Globo News, sobre o mesmo tema, defendendo a participação das Forças Terrestres no Trágico Episódio.

            Episódio que, via de regra, vinha sendo deturpado quando, em realidade, a responsabilidade moral e política foi da Sociedade Civil da época, que ordenou a destruição de Canudos.

            A FAHIMTB e a AHIMTB/Resende possuem, como órgão de divulgação, o Informativo O GUARARAPES. Ele é dirigido a especialistas no assunto e a autoridades com responsabilidade de Estado pelo desenvolvimento deste assunto de importância estratégica, por ser gerador da perspectiva e identidade históricas das Forças Terrestres do Brasil e, principalmente, do desenvolvimento de suas doutrinas militares. Ele está disponível no site da FAHIMTB elaborado e administrado pelo CMG Carlos Norberto Stumpf Bento.

 

www.ahimtb.org.br

 

            A AHIMTB/RS edita o Informativo O TUIUTI; a AHIMTB/RJ o Informativo O MONTE CASTELO; a AHIMTB/DF edita o Informativo O MONTESE e a AHIMTB/SP edita o Informativo O FORNOVO. Todos eles lembrando grandes batalhas brasileiras.

            A AHIMTB desenvolve seu trabalho em duas dimensões:

1 - A clássica, como instrumento de aprendizagem em Arte e Ciência Militar, com vistas ao melhor desempenho constitucional das Forças Terrestres, com apoio em suas experiências passadas, etc.

2 - A outra, com vistas a isolar os mecanismos geradores de confrontos bélicos externos e internos para que, colocados à disposição das lideranças civis, estas evitem futuros confrontos bélicos com todo o seu rosário de graves consequências para a Sociedade Civil Brasileira.

            A Academia tem dado especial atenção à Juventude Militar masculina e feminina vinculadas às Forças Terrestres Brasileiras, com vistas a promover encontro dela com as velhas gerações e com as atuais, de historiadores militares terrestres e soldados terrestres e, além disso, tentar despertar no turbilhão da hora presente, início do insondável 3o milênio, novas gerações de historiadores militares terrestres críticos, especialidade hoje em vias de extinção por falta de apoio e, sobretudo, estímulo editorial. Constatar é obra de simples raciocínio e verificação!

            É assunto que merece, salvo melhor juízo, séria reflexão de parte das lideranças das Forças Terrestres com responsabilidade funcional de desenvolver a identidade e a perspectiva históricas das mesmas e, além disso, as suas doutrinas militares expressivamente nacionalizadas, calcadas na criatividade de seus quadros e em suas experiências históricas bem sucedidas.

            No desempenho de sua proposta a FAHIMTB e AHIMTB federadas ela vem realizando sessões solenes junto à juventude militar terrestre brasileira, a par de posses de novos acadêmicos do Exército, Fuzileiros Navais, Infantaria da Aeronáutica e Polícias Militares que vem progressivamente mobilizando e integrando em sua cruzada cultural.

 

Sede Administrativa e Centro de Informações de História Militar

Terrestre do Brasil na AMAN

 

            A FAHIMTB e a AHIMTB/Resende estão instaladas juntas, no interior da AMAN, onde se encontra a sua sede administrativa nacional e seu Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil, bem como todo o seu acervo, a maior parte doado por seu Presidente e Fundador o Cel Cláudio Moreira Bento. Acervo por ele reunido e colecionado em 42 anos de atividade como historiador militar, sendo que cada livro por ele doado, está identificado com o carimbo DOADO CEL. C. M. BENTO À AMAN, ou impresso à tinta.

            A SEDE da FAHIMTB e AHIMTB/Resende situa-se em ampla sala no fundo da Biblioteca do Novo Conjunto Principal, que lhes foi cedida no comando do acadêmico Gen Div EDSON LEAL PUJOL e ocupada no comando do Gen Bda JÚLIO CESAR DE ARRUDA, para o que muito concorreram o acadêmico Gen Ex MARCO ANTÔNIO DE FARIAS, ex-comandante da AMAN e o Gen Div FERNANDO VASCONCELLOS PEREIRA como Diretor de Educação Superior Militar (DESMil) e os  coronéis acadêmicos Cláudio Alfredo Dornelles, na concessão das instalações e o Vice-presidente da FAHIMTB, Carlos Roberto Peres, como assessor cultural do referidos comandantes, na instalação final.

            O acervo da FAHIMTB E AHIMTB/Resende de seu Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil consiste em:

- Obras, preferencialmente, de seus patronos e sócios, de referência, que tratem de lutas externas e internas no Brasil, sobre o Exército, Fuzileiros Navais, Infantaria da Aeronáutica, Polícias Militares, Guarda Nacional, Voluntários da Pátria, etc. E mais, Uniformes, Fortificações Condecorações, Canções Militares e outros assuntos relevantes, de acordo com o Sistema de Classificação de Assuntos de História Militar Terrestre do Brasil do Estado-Maior do Exército que traduz a Filosofia de História do Exército Brasil.

- Instrumentos de Trabalho do Historiador Militar Terrestre Brasileiro.

- Obras históricas de referência, incluídas a História da Força Aérea Brasileira e de nossa Marinha de Guerra.

- Estante, com obras sobre a História da AMAN e sobre a História de Resende, Itatiaia, Barra Mansa, Itatiaia e outras cidades vizinhas.

- Coleções encadernadas das posses de acadêmicos, documentos recebidos e expedidos anualmente e do Informativo O Guararapes.

- Arquivo de artigos produzidos por seus sócios ou por eles enviados ao Centro.

- Informativos enviados pelas AHIMTB federadas.

- Documentos de registros das atividades da AHIMTB: Livros de Ouro, de Diplomas e Insígnias, de Presenças em sessões solenes, balancetes, cadastro de sócios, etc.

- História da AMAN e antecessoras e de outras do Exército. Inclui Colégios Militares e Fundação Osório, onde a FAHIMTB atuou bastante quando era seu Diretor o acadêmico emérito falecido Cel Arivaldo Silveira Fontes.

- Apreciável acervo sobre a História de Resende e pequeno acervo de Itatiaia e Porto Real.

- Abriga pequeno acervo Bibliográfico do Centro de Tradições Gaúchas da AMAN – CTG Galpão da Saudade;

            A concepção do Centro de Informações é singela e se constitui basicamente em um centro de referências que, se ali não obtidas, remete o consulente a outros acervos de História Militar Terrestre do Brasil e inclusive na Biblioteca da AMAN a seu lado. O centro é de fácil operação, sem exigir mais do que uma pessoa para operá-lo. A FAHIMTB, para dar maios eficiência a seu acervo necessita um apoio em bibliotecárias em caráter temporário, para levantar, com técnicas bibliográficas, todo seu precioso acervo, que constitui o mais valioso existente no Exército, classificado dentro da Teoria de História do Exército Brasileiro. Isto para que seja colocado na Internet à disposição de seus consulentes. E, inclusive, colocação em estantes e ordem alfabética obras produzidas por seus acadêmicos e, ainda, em separado, obras produzidas por seus patronos de cadeiras. Neste sentido a FAHIMTB já encaminhou pedido de apoio ao Comando da AMAN e à Chefia do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).

            As necessidades de auditórios em Resende são atendidas pela AMAN, AEDB e ACIAR.

            As necessidades de obras de referência são listadas e solicitadas aos acadêmicos e correspondentes mediante listas elaboradas e o envio das mesmas conforme previamente combinado.

         Como entidades culturais das Forças Terrestres e sociais ligadas à FAHIMTB destaca-se a FHE/Poupex, que tem patrocinado as obras publicadas pela FAHIMTB e patrocinado parcialmente o seu custeio desde 1996.

            A AHIMTB já possui apreciável acervo a disposição nos sites www.ahimtb.org.br e www.militar.com.br. Neste último em ‘História’, no link ‘História Militar Terrestre’ e que constitui a Revista Eletrônica da AHIMTB.

          A FAHIMTB possui em estoque obras por ela produzidas que são distribuídas ao final do ano aos aspirantes classificados em 1º lugar em seus cursos e aos 10 aspirantes com melhores notas em História Militar.

          A AHIMTB e hoje FAHIMTB criou em 2003 no bicentenário do Duque de Caxias, patrono do Exército e da FAHIMTB e AHIMTB federadas, a Medalha do Mérito Histórico Militar Terrestre do Brasil, nos graus de Cavaleiro, Oficial e Comendador que concede a destaques em História Militar Terrestre do Brasil. Condecoração que se deve a iniciativa, engenho e arte do acadêmico emérito Engenheiro Agrônomo Dr. Flávio Camargo, professor da UFRGS.

            A FAHIMTB possui canção e bandeira.

 

Cláudio Moreira Bento – Presidente da FAHIMTB