INFORMATIVO GUARARAPES- 2010              

 


 

Fundada em 1o de março de 1996

 

O GUARARAPES

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

CGC 01.149.526/0001-09

COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO CLARINADAS DA TABATINGUERA  DO CEL PMSP EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, PATRONO EM VIDA DE CADEIRA ESPECIAL DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL AHIMTB E DELEGADO DE SUA DELEGACIA CEL PMSP PEDRO DIAS CAMPOS NA ASSOCIAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA E REFORMADOS DA POLICIA MILITAR DE SÃO PAULO (AORRPM)

 

ESPECIAL        15JUL 2010        

    

 

MELO, Cel PMSP. Edilberto Oliveira. Clarinadas da Tabatinguera. São Paulo: QOPMIL, 2010

  

 Cel Cláudio Moreira Bento

Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil

 

                       Foi com muita satisfação e prazer que recebi das mãos do autor, o livro acima, ao presidir uma reunião da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB), no histórico Regimento de Cavalaria 9 de julho da Polícia Militar de São Paulo, em 16 de junho, na qual tomaram posse como acadêmicos o Cel PM Luis Eduardo Pesce de Arruda , Comandante do do Centro de Altos Estudos da PMSP e o Ten Cel Paulo Adriano L.L Telhada Comandante da ROTA, respectivamente nas cadeiras que tem por patronos dois ícones da PMSP, o General Miguel Costa e o Cel PM Pedro Dias de Campos. Reunião em que a AHIMTB consagrou como patrono em vida de uma de suas cadeiras especiais, o autor desta notável obra, o Cel PM Edilberto de Oliveira Melo que é o Delegado da AHIMTB na PMSP na AORRPM, Delegacia que tem por patrono o já citado Cel Pedro Dias de Campos.

               

 

 

  

Mesa Diretora da Reunião da AHIMTB no Regimento 9 de Julho da PMSP onde aparece de pé o Cel PM Edilberto apresentando o Cel Bento a sua frente, o presidente da AHIMTB. tendo a seu lado o acadêmico Cel PM Arruda e a esquerda deste o acadêmico Cel PM R Paulo Tenório da Rocha Marques ocupante da cadeira especial General Marcondes Salgado. De pé o futuro acadêmico e dedicado secretário e ,coordenador em exercício da Delegacia Pedro Dias Campos o Ten  PM Sergio Cepeda Aguiar em breve.acadêmico que inaugurará a cadeira especial Cel PM Edilberto de Oliveira Melo. Na frente da mesa cartaz apresentado, ampliado, na ultima página e distribuído exemplar aos presentes. ( Foto do Arquivo da AHIMTB)

 

 

Neste livro o Cel Edilberto descreve os 20 anos em que esteve à frente da Associação de Oficiais de Reserva e Reformados  da Polícia Militar de São Paulo (AORRPM), onde  desenvolveu excepcional trabalho como o maior historiador contemporâneo da PMSP e dentro do objetivo estratégico que assim interpreto:

           Pesquisar, preservar, cultuar e divulgar a História, as Tradições e os Valores morais, culturais e históricos da Polícia Militar de São Paulo.

          Objetivo com vistas a manter em elevado nível a auto-estima e amor dos integrantes da PMSP por sua Corporação, atuando inclusive com a equipe de historiadores da PMSP de sua Delegacia na medida do apoio que lhe é prestado, pela responsável pelo ensino de História junto a juventude que cursa a Academia do Barro Branco, onde ele integrou  1ª Turma ali formada  em 1944. Atuação voluntária para tentar  para levar aquela juventude, o futuro da Corporação a rica e bela História da PMSP. Pena que nem sempre é compreendida como seria desejável a relevância  para a PMSP desta colaboração voluntária do Cel Edilberto e sua equipe. È pena!

          Por outro lado, administrativamente, durante 20 anos atuou na melhoria progressiva e consolidada, com vistas  ao bem estar social dos familiares dos oficiais da Reserva e Reformados da Polícia Militar e atento igualmente à defesa dos interesses da Família da Polícia Militar junto aos poderes  Legislativo e Executivo.

         Como concluirão os leitores deste livro,  tem sido  notável e vitoriosa a atividade  deste grande soldado e historiador que a cidade de Bofete presenteou a PMSP e as famílias que dela fazem parte . Atividade que entra para a História da AORRPM no Solar da Tabatinguera  que o Cel Edilberto considera a sua última caserna.

         Neste livro ele publica vários trabalhos históricos exaltando as glórias as PMSP.

         E o seu conteúdo magnífico que muito me atraiu como historiador militar brasileiro e inclusive como historiador da PMSP e conhecedor e divulgador de sua bela sua História e de seus ícones, onde incluo o Cel Edilberto, foi muito bem definido  pelo Cap PM Hélio Lourenço Camilis, presidente da COPMIL.

          “Este livro tem gosto de doce caseiro, de café no bule, de fogão a lenha. A sua leitura é rápida, gostosa, leve como tem que ser um bom livro”.

            Por este livro, em especial, os jovens e as jovens que ingressam da PMSP poderão melhor conhecer o valor da sua Corporação e de seus heróis, de suas epopéias,os seus pioneirismos, as suas lutas, a suas glória e seus ícones.

           E, em conseqüência, se identificarem profissionalmente e espiritualmente com sua Corporação e aproveitaram a experiência transmitida pelo Cel Edilberto neste livro que segundo Paulo Bonfim; “e o retrato espiritual de um homem que transformou a sua vocação em bandeira.”  E com a ajuda inclusive de sua esposa D. Luzinete e de sua filha Eneida.

          Nascido em 1920, o Cel Edilberto completou 90 anos. È por esta razão é a memória viva da PMSP é deve ser bem explorada e não desperdiçada pela Academia do Barro Branco . É de se duvidar ? Os sinceros votos de que, vire o velocímetro. Isto é que ultrapasse  a barreira dos 100 anos com a mesma disposição e lucidez. E que eu possa ver e aplaudi-lo. O exemplar de este livro o incorporarei ao acervo histórico da PMSP, na AHIMTB na Academia Militar das Agulhas Negras junto com outros de seus preciosos livros entre os quais destaco como de interesse da História Militar do Brasil O Militarismo paulista.

 

  

 
 
Outra visão da Mesa Diretora dos Trabalhos da Reunião da AHIMTB
 em sua Delegacia Cel PM Pedro Dias de Campos no auditório do
Regimento de Cavalaria 9 de Julho da Policia Militar de São Paulo,
 em 16 de junho de 2010.

Texto e gravura ampliados no  cartaz exposto na frente da Mesa Diretora na primeira foto da Mesa Diretora

MIGUEL COSTA NO MEMORIAL A PRESTES EM SANTO ANGELO

Cel Claudio Moreira Bento

Presidente da AHIMTB

O General  Miguel Costa foi em realidade o comandante da célebre Coluna Miguel Costa/ Prestes que percorreu o Brasil em 1924/26 e por preconceitos e manipulações históricas  consagrada injustamente como Coluna Prestes. Circunstância reafirmada por Luiz Carlos Prestes em programa de TV, presente Miguel Costa que ai faleceu tomado de forte emoção por este reconhecimento histórico  público.

   

Confirma nossa afirmação, a  foto existente no Memorial Coluna Prestes na antiga Estação Ferroviária de Santo Ângelo que historicamente deveria se chamar Memorial Coluna Miguel Costa/Prestes. Nela Miguel Costa aparece em posição central como comandante. A sua esquerda o Ten Luiz Carlos Prestes e a sua direita o Ten Juarez Távora. Figuram na foto mais os tenentes do Exercito que integraram a Coluna: Siqueira Campos ,João Alberto, Osvaldo Cordeiro de Farias etc .O autor aparece a direita, em visita ao Memorial em 4 nov 2009, por ocasião de sua ida a Santo Ângelo para lá criar a Delegacia Marechal Rondon no 1º B Com Div e empossar como acadêmico seu comandante Ten Cel Cláudio Dornelles.(Foto Sgt Apolinário do 1º B. Com).

 

"Para alimentar o cérebro de um Exército na paz, para prepará-lo para a eventualidade indesejável de uma guerra, não existe livro mais fecundo em meditações e lições do que o da História Militar."