INFORMATIVO GUARARAPES- 2007              

 


 

Fundada em 1o de março de 1996

 

O GUARARAPES

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

CGC 01.149.526/0001-09

         AGRACIADOS  COM A MEDALHA DO MÉRITO HISTÓRICO MILITAR TERRESTRE DO BRASIL PELA AHIMTB NO 204º ANIVERSÁRIO  DE SEU PATRONO

 "
O DUQUE DE CAXIAS"

 

 

 

AGO 2007         No 53 (EDIÇÃO ESPECIAL)

 

MEDALHAS DO MÉRITO HISTÓRICO MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

EM NOME DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL (AHIMTB), DEPOIS DE OUVIDA A COMISSÃO DE MEDALHAS DA MESMA, E NA QUALIDADE DE GRÃO-MESTRE DA MEDALHA DO MÉRITO HISTÓRICO MILITAR TERRESTRE DA AHIMTB E NA OPORTUNIDADE DO 204º ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO DUQUE DE CAXIAS, PATRONO DA AHIMTB, AGRACIO COM A CITADA MEDALHA AS SEGUINTES PERSONALIDADES, LEVANDO EM CONSIDERAÇÂO OS CRITÉRIOS DE ESTÍMULO, SOLIDARIEDADE, APOIO HISTÓRICO E DE AJUDA VOLUNTÁRIA DE CUSTEIO FINANCEIRO ÀS ATIVIDADES DA AHIMTB, TRABALHOS EXECUTADOS  EM PROL DA SUA CAUSA E PROJEÇÂO DE SERVIÇOS PRESTADOS PELOS AGRACIADOS À PESQUISA, PRESERVAÇÃO, ELABORAÇÃO, CULTO E DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL.

Resende, 22 de agosto de 2007

                Cláudio Moreira Bento Presidente e Grão Mestre da Medalha


 NO GRAU DE COMENDADOR

 

Professor ADILSON CESAR. Pelo estimulo, apoio histórico e editorial e financeiro a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil(AHIMTB) na condição de se seu acadêmico, ocupante da cadeira Cel Diogo de Morais Arouche Lara, paulista paulistano que foi o primeiro historiador militar terrestre brasileiro do Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves ao escrever sobre a primeira guerra em 1816 contra Artigas e, Delegado dedicado, de muita iniciativa e exemplar da Delegacia da AHIMTB Aluisio de Almeida em Sorocaba e região. Denominação como homenagem da AHIMTB ao maior historiador militar da Revolução Liberal de 1842 em São Paulo e Minas Gerais que foram pacificadas pelo Duque de Caxias hoje patrono da AHIMTB, entidade que tem sempre encontrado no acadêmico Adilson César apoio e divulgação de publicações do muito atuante Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba que preside e lidera, bem como publicações de sócios efetivos da Delegacia onde exerce a função de Delegado da AHIMTB.

 

Historiador HERNANI DONATO.Pelo estimulo, solidariedade e apoio que tem emprestado à Diretoria da AHIMTB, elogiando suas promoções. Estimulo que provoca positivos efeitos em razão de sua elogiável atuação como historiador militar terrestre civil como autor do precioso Dicionário de Batalhas Brasileiras, já na 3ª edição e instrumento de trabalho indispensável para o historiar militar terrestre brasileiro e para o estudioso do assunto Obra que mantém em atualização constante, seja no texto ou na bibliografia. Historiador paulista de nomeada que mereceu dos historiadores do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo a distinção como seu presidente de Honra. Inaugurou na AHIMTB a cadeira Cel Diogo de Morais Arouche Lara que tombou em ação à frente de seu Regimento de Cavalaria  na missão de São Nicolau, em 9 de abril de 1819, vitima de uma emboscada armada por Andrésito Artigas, em realidade Andrés Guacurari y Artigas, Governador das Missões e de Corrientes.


 

 NO GRAU DE CAVALEIRO

        Ten Cel AUGUSTO CÉSAR MARTINS DE OLIVEIRA, comandante do 6-º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Marquês de Tamandaré. Nome de iniciativa muito feliz de seu antigo comandante, o acadêmico Cel Roberto Mascarenhas de Morais 1989-1991. Tem sido notável o  empenho do Ten Cel Augusto César como Delegado da Delegacia  Cel Honorário Antônio Carlos Lopes, em Rio Grande, homenagem ao fundador do 1-º Tiro de Guerra no Brasil, em resgatar na memória local a esquecida e gloriosa História Militar Terrestre do Rio Grande  e São José do Norte, que mencionamos em nosso artigo, Os Molhes de Rio Grande, publicado pela Revista Marítima Brasileira (V. 126, n-º 07/09, jul/set 2006 p. 143/147).

        História que o Ten Cel Augusto César, usando sua larga experiência como oficial de Relações Publicas do Museu do Exército  do Forte de Copacabana,  se empenha  para resgatar e divulgar  a  História Militar de Rio Grande em Museu Militar que desenvolve na frente do seu quartel, envolvendo a comunidade em belo  oportuno e muito justo projeto para o qual a Academia de História Militar Terrestre do Brasil o tem assessorado e por acolhida em seu quartel em várias promoções culturais.

          Cel ERNESTO CARUSO pela dedicação e operosidade demonstradas  como: Delegado da AHIMTB, da Delegacia Marechal João Batista de Matos no Rio de Janeiro, a maior do Brasil, em número dos membros. Inaugurou a cadeira

da AHIMTB Capitão  Alfredo Pretextato Maciel, o consagrado autor das úteis sínteses  biográficas dos oficiais generais de Império, no indispensável instrumento de trabalho do historiador militar terrestre brasileiro, o livro: Os Generais do Exército Brasileiro 1822-1885. Rio de Janeiro:  M. Orosco, 1907. Patrono de cadeira cuja história estava esquecida, o que o Cel Caruso a resgatou expressivamente, por interpretação, evidenciando a notável repercussão cultural da citada obra na época em que foi lançada.. De igual forma ampliou a síntese biográfica do historiador dos monumentos brasileiro, o Marechal João Batista de Mattos, patrono da Delegacia da AHIMTB que chefia.Igualmente se empenha, em parceria,  a desenvolver nos moldes da AHIMTB a História da AD/3 Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército dentro do Programa História do Exército na Região Sul, onde serviu em seu Estado-Maior em Cruz Alta, ocasião  onde teve a seu cargo a pesquisa que resultou na escolha do General Hilário Gurjão como denominação histórica da AD/3.

     Ten R/2  de Artilharia ISRAEL BLAGBERG por sua dedicação, solidariedade e criatividade e operosidade  exemplares e incansáveis, demonstradas como notável Coordenador    da Delegacia Marechal João Batista de Mattos da AHIMTB no Rio de Janeiro. Foi empossado na cadeira do notável ”Jovem Turco” . Coronel Mário Clementino, o autor do célebre 1-º editorial da primeira Revista A Defesa Nacional em 1913. Tomou posse em marcante cerimônia realizada no Museu Militar Conde de Linhares, onde funcionou por longos anos o CPOR/RJ, Organização Militar, a cuja História se dedica a fundo a pesquisando e a divulgando.Resgatou expressivamente a vida de seu patrono em notável pesquisa, cuja grande obra havia sido resgatada por interpretação notável pelo acadêmico emérito Cel Nilton Freixinho que ele substituiu na titularidade da cadeira Mário Clementino, mas que a ela continua vinculado.Israel Blajberg deixa um bom exemplo, o de editar plaqueta sob a égide da AHIMTB  da cerimônia de sua posse que será distribuída oportunamente para maior divulgação de seu patrono, antigo professor de História Militar da Escola da Praia Vermelha, cuja memória estava esquecida.

 

"Para alimentar o cérebro de um Exército na paz, para prepará-lo para a eventualidade indesejável de uma guerra, não existe livro mais fecundo em meditações e lições do que o da História Militar."