INFORMATIVO GUARARAPES

 


7 ANOS

 

O GUARARAPES

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

CGC 01.149.526/0001-09


REUNIÃO DA DELEGACIA MARECHAL JOSÉ PESSOA NO COLÉGIO MILITAR DE BRASILIA COMEMORATIVA DE SEU 5ºANIVERSÀRIO

Fundada em 1o de março de 1996

ANO: 2004                 MÊS:   ABR/JUN                      ADITAMENTO AO No 41


RELATÓRIO DA REUNIÃO FESTIVA COMEMORATIVA DO 5º ANIVERSÁRIO DA DELEGACIA MARECHAL JOSÉ PESSOA PELO GEN DIV ARNALDO SERAFIM .ACADÊMICO EMÉRITO,2º VICE PRESIDENTE AHIMTB E SEU DELEGADO DA DELEGACIA MARECHAL JOSÉ PESSOA NO DISTRITO FEDERAL

Senhoras e senhores que nesta oportunidade se reúnem neste Colégio Militar para festejar o 5º aniversário da Delegacia Marechal José Pessoa, as nossas saudações e os agradecimentos pelas presenças.

A Delegacia sente-se feliz com a realização desta reunião festiva porque o evento lhe dá forças para prosseguir na sua missão de continuar difundindo, na área de Brasília, as atividades da vigorosa Academia de História Militar Terrestre do Brasil. Juntas as Academias e a Delegacia, marcam vitoriosa presença na luta pelo estudo, pesquisa, preservação, culto e divulgação de História Militar Terrestre do Brasil realçando a sua influência no fortalecimento do amor à nossa Pátria e no desenvolvimento da Doutrina de nossas forças terrestres etc.

Inicialmente, desejamos dirigir algumas palavras ao Cel Cav. Marco Antônio do Amaral Thomé ( Cel Thomé ), Comandante deste Colégio Militar, que gentilmente brinda a nossa Delegacia com um almoço de aniversário e proporciona uma feliz oportunidade de confraternização entre nossos sócios e os oficiais, alunos e funcionários do Colégio. Apesar das grandes dificuldades financeiras que assolam as nossas Unidades Militares, o Cel Thomé decidiu oferecer essa expressiva demonstração de carinho e de apoio à nossa mensagem cultural, patriótica e também profissional militar. A atitude do Comandante nos conforta e nos dá ânimo para prosseguir na tarefa que todos reconhecemos ser alto valor para formação de nossa sociedade, particularmente, da nossa juventude, que nesta reunião está muito bem apresentada por alguns alunos integrantes do Clube de História. Caro Cel Thomé ! Muito obrigado por este almoço e, também, por continuar a hospedar a nossa Delegacia, mantendo a nossa sede instalada junto ao Museu Colegial. Muito obrigado, por tudo que tem feito pela difusão dos trabalhos da Academia.

A nossa Delegacia Marechal José Pessoa esta completando o seu quinto aniversário e permanece fiel cumprimento dos objetivos previstos nos Estatutos da Academia de História Militar Terrestre do Brasil. Os objetivos perseguidos pela Academia são os seguintes, entre outros:

Desenvolver estudos, pesquisas, preservação, culto e divulgação da História Militar Terrestre do Brasil, incluindo Exército, Fuzileiros Navais, Infantaria da Aeronáutica, Policiais Militares, Bombeiros Militares e outras forças terrestres como Voluntários da Pátria e Guarda Nacional.;

- Despertar o interesse das novas gerações de militares e civis pela História Militar, estimulando o surgimento de novas vocações de estudiosos e pesquisadores;

- Coletar, processar e preservar documentos, livros e artigos de interesse da História;

- Divulgar pesquisas e trabalhos de História, aproveitando todos os meios de comunicação, particularmente os periódicos;

- Cultuar e divulgar fatos e vultos expressivos d nacionalidade;

- Prestigiar e participar de eventos comemorativos;

- Exaltar o amor ao Brasil e o respeito às nossas Forças Armadas, valorizando a prática das virtudes militares;

- Realizar sessões ordinárias, extraordinárias, magnas assembléias gerais;

- Lutar pela preservação da identidade histórica das Forças Terrestres do Brasil de cuja História se ocupará prioritariamente; e

- Reverenciar a memória dos ex-integrantes das Forças Terrestres que ao longo do processo histórico, iniciado com o Descobrimento, ajudaram a delinear e consolidar um Brasil de dimensões continentais, com ênfase naqueles que tombaram em combate ou em conseqüência dele.

Meus senhores esses são alguns dos objetivos que a Academia e a Delegacia procuram alcançar com suas atividades.

Neste último ano, tivemos a oportunidade de festejar condignamente os 200 de nascimento do Duque de Caxias.

A Delegacia, em conjunto com o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, Liga da Defesa Nacional, Secretária de Cultura do Distrito Federal e Colégio Militar, programou três conferencias que foram proferidas pelo Cel Jarbas Gonçalves Passarinho, Cel Cláudio Moreira Bento e Prof. Francisco Doratioto. Foi também organizada uma Sessão Solene com a participação da Orquestra, Coral e Corpo de Dança deste Colégio Militar e apresentação de um Audiovisual por este Delegado( Gen Arnaldo Serafim).

A presença em Brasília do Cel Cláudio Moreira Bento, fundador e Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, proporcionou a oportunidade de Sessões de Lançamento de livros de sua autoria e que foram realizadas no Colégio Militar, no Batalhão de Guardas( onde o Cel Bento abordou as ligações de Caxias com o BGP)e no Regimento de Cavalaria de Guardas. Neste no âmbito da Confraria 3C onde o Cel Bento abordou a amizade de Caxias com Osório e o acadêmico Cel Estigarribia , aspectos de suas pinturas sobre temas da Arma de Cavalaria, sendo ambos diplomados pela Confraria 3C e cabendo a este Delegado entregar o Diploma de Colaborador Emérito da AHIMTB aos Dragões da Independência, que o Cel Bento mencionou ser o primeiro a divulgar a sua História em 23 abr 1972 em artigo no Correio Braziliense sob o titulo Um testemunha dos grandes momentos de nossa História

Também muito expressiva a inauguração do Busto de Caxias no Pateo Interno do Colégio Militar, cujo descerramento foi feito por este Delegado e pelo Presidente da AHIMTB por deferência do Comandante deste Colégio o Cel Ávila.

Além do culto e divulgação do bicentenário de Caxias, a Delegacia levou a efeito as cerimônias de posse do Gen. Ex. Francisco Roberto de Albuquerque (Comandante do Exército), como Presidente de Honra da Academia e em seu Gabinete com presença do Presidente da AHIMTB, deste Delegado , do Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis 3º vice presidente da AHIMTB e seu Delegado no Rio Grande do Sul e mais o acadêmico Prof Flávio Camargo editor da obra Caxias e a Unidade Nacional , também, do Cel Diniz Esteves, como Acadêmico na cadeira que  tem por patrono o Patrono Jarbas Gonçalves Passarinho que fora inaugurada pelo falecido acadêmico Cel Telmo Luiz Moré que como comandante do CMB muito apoiou e prestigiou a AHIMTB neste Colégio Militar e cuja obra evocamos na ocasião..

A Delegacia ainda continua lutando, juntamente com a Associação Nacional dos Veteranos da FEB, pela construção do Monumento ao Expedicionário, na esperança de comemorar condignamente os 60 anos da participação a 2ª Guerra Mundial.

Ao falar das atividades da Academia, desejo parabenizar o Cel Cláudio Moreira Bento pela notável produção literária que o coloca, indiscutivelmente, entre os maiores pesquisadores de História Militar Terrestre do Brasil. A sua responsável e crescente atividade demonstra o seu valor e o toma um exemplo de um combativo guerreiro, como poucos temos tido nessa importante área estratégica militar e cultural. Realmente, é de se destacar o esforço despendido pela Academia na publicação de livros. Trata-se de verdadeiro milagre o que tem sido conseguido pelo Cel Bento que além de autor de grande número de obras, tem sido um incansável batalhador na busca de patrocínio.

Com satisfação, cito e mostro alguns de sus livros recentemente editados pela Academia, produto de seu esforço hercúleo, quase solitário:

Além dos livros editados, deve ser ressaltado a publicação, a cada três meses, do informativo " O Guararapes " que já esta no número 41. Através desse noticioso o Cel Bento mantém os sócios e autoridades com responsabilidade de Estado pelo desenvolvimento da História Militar Terrestre do Brasil ,informados sobre a vida da Academia.

Além do nosso Presidente, muitos outros sócios vinculados a Delegacia Marechal José Pessoa vêm brilhando, intensamente com a publicações de seus livros e artigos de alto nível. Destacam-se entre tantos outros:

Alguns associados têm proferido palestras em Brasília e em outras cidades. Entre eles citamos, Gen Alberto, Gen Azevedo, Gen Serafim, o Cel Passarinho Cel Danton, e Cel Pasquali. O Hamilton Caramachi tem realizado muitas exposições do acervo do seu Museu.

Trata-se de um trabalho de grandes proporções que merece entusiasmados elogios.

Diante do exposto, é justo se afirmar que a Academia e a nossa Delegacia tem conseguido atingir os seus objetivos. Contando com a abnegação e o esforço de muitos entusiastas, vêm marcando presença e, com certeza, aponta para um futuro de sucesso crescente.

Entre seus entusiastas, destacamos nesta oportunidade o Sócio Cel Luiz Carlos de Souza Ávila. Durante os dois anos em que esteve no Comando deste Colégio Militar, empenhou-se decididamente no apoio à Delegacia, não medindo esforços no atendimento de suas necessidades. Nesse período, participou ativamente da vida da Academia, com sua presença marcante nos eventos, e com sobejas demonstrações de carinho e de compreensão dos objetivos da Academia .

Continuou autorizando o uso de uma sala para funcionamento da sede da Delegacia. Autorizou, também, o uso de xerox, serviço de correios e os trabalhos de secretaria.

Por duas vezes ofereceram o almoço comemorativo do aniversário da Delegacia, proporcionando agradável confraternização com oficiais e alunos do Colégio.

Dedicação, interesse e entusiasmo, são suas marcas. Essas qualidades foram demonstradas no desempenho das funções de Secretário- Executivo da Diretoria da Delegacia.

Por causa desse excelente apoio, é com inteira justiça que a Delegacia agradece ao Cel Ávila; e, em satisfação, oferece-lhe um Diploma de Agradecimento e Reconhecimento para que ele guarde uma lembrança desse período de rico convívio com os historiadores militares de Brasília. Muito obrigado, Cel Ávila!

Solicito ao patrono de cadeira de nossa AHIMTB ,Cel Jarbas Passarinho fazer a entrega do Diploma de Honra- ao- Mérito ao nosso homenageado. Solicito uma salva de palmas ao Cel Ávila.

Posse de novos sócios

Neste momento, vamos dar posse a três novos sócios da Delegacia que vêm somar esforços nessa grande cruzada pelo estudo e respeito à História Militar.

Tenho o prazer de apresentar oficialmente os novos sócios : Cel Cav Marco Antônio do Amaral THOME, atual Comandante do Colégio Militar de Brasília, Cel Med Roberto Henrique GUEDES Farias, atual Diretor do Hospital Geral de Brasília, e Cel Emir Benedetti, atual Chefe do Gabinete do Secretario Geral do Exército.

Solicito que eles se aproximem e tomem lugar ao nosso lado.

Leitura de Curriculum- Vitae sintético dos novos sócios

Cel Cav Marco Antônio do Amaral Thome

O Cel Thome é paranaense de Cambará.Cursou o Colégio Militar das Agulhas Negras.

Declarado Aspirante- a- Oficial em 1976 foi classificado no 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado em São Borja, ma fronteira com a Argentina. Na busca constante de melhor preparo proffisional, realizou os seguintes cursos:

Oficial brilhante, foi escolhido para desempenhar as funções de instrutor do Curso de Cavalaria da AMAN e da Escola de Comando e Estado- Maior do Exército, além de ter sido Instrutor do Colégio Militar de Salvador.

Como Oficial de Estado- Maior, exerceu as funções de chefe da 5ª Sessão de Comando de Aviação do Exército; subcomandante do 1º Grupo de Aviação do Exército; Assessor do Gabinete do então Ministro do Exército e Chefe da Seção de Planejamento do Comando Militar do Sul.

Foi Comandante do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizada, sediado em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. Atualmente é o Comandante do Colégio Militar da Brasília e Secretário Executivo da Delegacia Marechal José Pessoa.

Assinaram a Lista de Presenças

Foram também lidos os currículos dos novos membros da Delegacia Marechal José Pessoa e enviados para arquivo na sede da AHIMTB em Resende Emir Bento e Cel Médico Roberto Henrique Guedes Farias Nas comemorações do Bicentenário de Caxias foi comunicado que o Marechal José Pessoa teve grande e estratégica influência em tornar Brasília uma realidades como Presidente da Comissão de Localização da Nova Capitas 1955/56 e por haver conseguido junto ao Governo de Goiás a oportuna desapropriação da área onde se ergue a Capital Federal .E foi pensando nisto e como o fim de ser feita justiça histórica ao Marechal José Pessoa foi que a Academia de História Militar Terrestre do Brasil criou em 1999 em Brasília a Delegacia Marechal José Pessoa para que aos poucos fosse sendo de domínio geral a convicção de sua importância para tornar Brasília realidade e não somente do Presidente Juscelino, hoje patrono de cadeira na AHIMTB. 

HOMENAGEM AO PATRONO DA DELEGACIA MARECHAL JOSÉ PESSOA, NESTA CÓPIA DA 4ª CAPA DA PLAQUETE OS 60 ANOS DA AMAN EM RESENDE do Cel Cláudio Moreira Bento, presidente da AHIMTB

 


"Para alimentar o cérebro de um Exército na paz, para prepará-lo para a eventualidade indesejável de uma guerra, não existe livro mais fecundo em meditações e lições do que o da História Militar."