INFORMATIVO GUARARAPES

 


7 ANOS

 

O GUARARAPES

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

CGC 01.149.526/0001-09


ATIVIDADES DA AHIMTB NAS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DO SEU PATRONO, O DUQUE DE CAXIAS

Fundada em 1o de março de 1996

ANO: 2003                 MÊS:   OUT/DEZ                      No 39


SUMÁRIO

ATIVIDADES DA AHIMTB NAS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DO DUQUE DE CAXIAS – SEU PATRONO E DO EXÉRCITO BRASILEIRO

PUBLICAÇÕES RECEBIDAS

ASSUNTOS DIVERSOS


ATIVIDADES DA AHIMTB NAS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DO DUQUE DE CAXIAS – SEU PATRONO E DO EXÉRCITO BRASILEIRO

A AHIMTB esta lançando os seguintes livros em comemoração ao Bicentenário de Duque de Caxias.

1 – CAXIAS E A UNIDADE NACIONAL, de autoria de seu presidente, o Cel Claudio Moreira Bento, prefácio do acadêmico emérito e Delegado da Delegacia Marechal José Pessoa da AHIMTB em Brasília, e seu 2 o vice presidente General Arnaldo Serafim; apresentação do acadêmico e 3 o vice presidente Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis, Delegado da Delegacia do RGS General Rinaldo Pereira da Câmara e orelhas do acadêmico Dr. Flávio Camargo que editou gratuitamente pela Gênesis o trabalho, que foi impresso pela Gráfica Metrópole em Porto Alegre, a qual, gratuitamente forneceu cartões postais com 4 obras editadas pela AHIMTB. Este livro consta de 386 páginas e 143 ilustrações ao final. Foi patrocinado por integrantes da AHIMTB e admiradores de Caxias relacionados nas páginas 297/301 do livro. citado que resultou de pesquisas do autor iniciadas em 1980,quando instrutor de História Militar na AMAN. O acadêmico Flávio Camargo, cursando Universidade na Califórnia- EUA, retirou o livro do site da Academia www.resenet.com.br/users/ahimtb onde fora colocado por seu web designer e Grande colaborador da AHIMTB, CF Carlos Norberto Stumpf Bento.

2- 2002 – OS 175 ANOS DA BATALHA DO PASSO DO ROSÁRIO, de autoria do Cel Bento presidente da AHIMTB e prefácio do acadêmico Dr. Flávio Camargo, que o prefaciou e também foi o seu editor gratuitamente pela Gênesis, para ser impresso pela Gráfica Metrópole com mapas coloridos colocados ao final da obra para serem consultados com o livro aberto. As orelhas ficaram a cargo do acadêmico Cel Luiz Ernani Caminha Georgis, Delegado da Delegacia General Ribaldo Pereira da Câmara do Rio Grande do Sul. Obra que aborda a interpretação da batalha pelo Duque de Caxias e fundamentalmente abordou as marchas estratégicas dia a dia dos exércitos para a batalha e uma análise dos fatores da Decisão Militar dos dois exércitos para a batalha. Obra patrocinada pela FHE-POUPEX, Grande Colaboradora da AHIMTB e presidida pelo Gen Ex Clóvis Jacy Burmann.

3– AD/6 – ARTILHARIA DIVISIONÁRIA DA 6ª DIVISÃO DE EXÉRCITO, que resgatou de grande injustiça histórica o Marechal Gastão de Orleans e Conde D’ Eu, comandante da Artilharia Brasileira por mais de 25 anos e comandante do Exército Brasileiro na Campanha da Cordilheira. Obra de autoria do presidente da AHIMTB, Cel Claudio Moreira Bento em parceria com o acadêmico da AHIMTB e seu delegado no Rio Grande do Sul, Cel Caminha; apresentação do Gen Bda Gilberto Arantes Barbosa, comandante da AD/6 e orelhas pelo acadêmico emérito e Veterano da FEB José Conrado de Souza.

O livro atualiza os comandantes da 3ª RM e os do CMS depois da edição de livros sobre estes comandos, dentro do Projeto História do Exército na Região Sul desenvolvido pela AHIMTB. Livro patrocinado pela GBOEx, FHE-POUPEX, CAPEMI, 3ª RM e expressivamente pelo COTER, chefiado pelo Gen Ex Virgílio Ribeiro Muxfeldt.

4 – AMAZÔNIA BRASILEIRA – A CONQUISTA, CONSOLIDAÇÃO, MANUTENÇÃO – HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DA AMAZÔNIA 1616-2003. Obra de autoria do presidente da AHIMTB, Cel Bento, prefácio do Gen Ex Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, Presidente do Clube Militar; apresentação do acadêmico Cel Caminha, Delegado da AHIMTB no Rio Grande do Sul e seu 3º Vice Presidente e orelhas do acadêmico Dr. Flávio Camargo e também seu editor gratuitamente pela Gênesis, para impressão pela Editora Metrópole. Posfácio do Gen Bda Claudimar Magalhães Nunes, comandante da AMAN que veio de comandar a Brigada de Selva, em Boa Vista – Roraima.

Obra patrocinada pela FHE-POUPEX, sob a presidência do Gen Ex Clóvis Jacy Burmann e elaborado para a ECEME num acordo então com ela no comando do acadêmico Gen Div Paulo César de Castro, e num conjunto Brasil Lutas Internas e Brasil Conflitos Externos, elaborados pelo presidente da AHIMTB Cel Bento e já entregues a ECEME e disponíveis no site www.resenet.com.br/usera/ahimtb e que talvez em futuro originem livros didáticos.

Esta obra focaliza as lutas internas e externas que envolveram a Amazônia, a evolução da estrutura de defesa militar terrestre da Amazônia de 1616-2003, numa abordagem pioneira. Ao final, na bibliografia relaciona os autores e títulos de monografias relacionadas com a Amazônia, elaborados por alunos da ECEME e do CPAEX. Este livro será lançado ainda em 2003, possivelmente em 11 dez 2003 , no CMPA ,em Porto Alegre. 

5- O livro CAXIAS O PREDESTINADO DA PÁTRIA, de autoria do acadêmico Osório Santana Figueiredo que é apresentado com seu rico currículo cultural,

nas orelhas ou abas, pelo Presidente da AHIMTB Cel Claudio Moreira Bento. No contexto do bicentenário do Duque de Caxias, o acadêmico Osório realizou palestra ,em audiovisual, para os integrantes do 6o Batalhão de Engenharia de Combate, em São Gabriel- RS, aproveitando ilustrações da obra do Cel Bento Caxias e a Unidade Nacional. O livro citado se inclui na série lançada sob a égide da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e, na sua 4a capa, presta homenagem a AMAN e a seus cadetes em gravura sugestiva que estampa. Este livro junto com Caxias e a Unidade Nacional foram os únicos originais lançados no bicentenário do Duque de Caxias,

6- MARECHAL CESAR OBINO O IDEALIZADOR E CRIADOR DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA. Livro de autoria do sócio efetivo da AHIMTB em Porto Alegre, Dr Eduardo Cunha Muller, sobrinho neto e herdeiro do arquivo do avô adotivo e padrinho. Prefacio do presidente da AHIMTB Cel Claudio Moreira Bento; apresentação do colaborador emérito da AHIMTB, General Egêo Correia de Oliveira Freitas e abas ou orelhas do acadêmico Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis, Delegado da Delegacia General Rinaldo Pereira da Câmara da AHIMTB no Rio Grande do Sul e 3o Vice presidente da AHIMTB.

LANÇAMENTOS DE LIVROS E POSSES DE SÓCIOS REALIZADAS PELA AHIMTB NO BICENTENÁRIO DE CAXIAS

1 - NO CÍRCULO MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (CIMAN)

A convite do Presidente do CIMAN, Cel Jorge Antônio Alegria Silveira e com a presença do 3º Presidente de Honra da AHIMTB e comandante da AMAN ,Gen Bda Claudimar Magalhães Nunes e Sra D. Elza, teve lugar no dia 8 de junho, a concorrida sessão de lançamento dos livros, Caxias e a Unidade Nacional e 2002 – Os 175 anos da Batalha do Passo do Rosário, com a apresentação dos mesmos através de síntese elaborada pelo CIMAN e cobertura fotográfica e coquetel. Relato do ocorrido está arquivado na AHIMTB e foi publicado no seu site em Artigos. Neste dia foi feita a entrega solene de livros a patrocinadores de Resende da obra Caxias e a Unidade Nacional.

2 – NO CÍRCULO MILITAR DE BELO HORIZONTE

A convite do presidente do Círculo Militar de Belo Horizonte, sócio correspondente da AHIMTB, Cel Antônio Fernandes da Silva, a AHIMTB, em 13 de junho de 2003, num contexto da posse como Presidente de Honra do Círculo Militar do acadêmico da AHIMTB e comandante da 4ª DE/4ª RM, Gen Div Paulo César de Castro, realizou sessão de posse como seu sócio correspondente do Cel Antônio Fernandes da Silva que foi recebido em nome da AHIMTB pelo acadêmico Gen Div Paulo César. De Castro O Cel Bento, presidente da AHIMTB, recordou para os presentes a Significação histórica do Duque de Caxias e a seguir realizou uma noite de autógrafos com entrega solene do livro sobre Caxias a patrocinadores de Belo Horizonte. A cerimônia foi coroada com um coquetel de confraternização oferecido pelo Círculo Militar. O evento foi registrado no Informativo do Círculo Militar e no jornal Inconfidência, nº 57, jun 2003, p. 1 e 14 e no n º 59, ago 2003, p. 10 e 11, pelo Cel Carlos Cláudio Miguez responsável pelas excelentes edições do Inconfidência comemorativas do Bicentenário do Duque de Caxias

3 – NO CÍRCULO MILITAR DE SÃO PAULO

A convite do presidente da SASDE o hoje acadêmico e Delegado da Delegacia General Bertoldo Klinger da AHIMTB em São Paulo, Cel Walter Albano Fressatti e do Presidente do Círculo Militar, Ten Cel Luis Carlos Prestes Bidart, a AHIMTB realizou memorável sessão em 17 de junho de posse como acadêmico do Cel Fressatti, tendo o Cel Bento evocado para os presentes a Significação histórica do Duque de Caxias e o novo acadêmico fez o elogio, de seu patrono, o General Affonso de Carvalho. Foi recebido em nome da AHIMTB pelo correspondente da AHIMTB, em Campinas e seu delegado da Delegacia Marechal Mário Travassos Gen Div Nialdo de Oliveira Bastos. Compuseram a Mesa Diretora, o Cel Bento, Presidente da AHIMTB, Gen Francisco José da Silva Fernandes, comandante da 2ª RM, o Gen Heraldo Covas Pereira comandante da 2ª DE, o Vice Almirante Carlos Affonso Pierantoni, Gamboa, colaborador emérito, comandante do 8º Distrito Naval, o Ten Cel Bidart, Presidente do Círculo Militar e o Gen Nialdo e o Cel Fressatti, presidente da SASDE.A magnífica e concorrida sessão foi imortalizada na edição especial da Revista SASDE n o 85, comemorativa do Bicentenário do Duque de Caxias, cuja foto da Mesa Diretora figura na capa .Ela publica oração do Presidente Cel Bento A Significação Histórica do Duque de Caxias patrono da AHIMTB e do novo acadêmico Cel Fressatti, o elogio a seu patrono General Afonso de Carvalho e seus agradecimentos ao presidente Cel Bento e a AHIMTB Ao final o novo acadêmico e presidente da SASDE doou a AHIMTB uma coleção de todas as edições da Revista da SASDE.

3 – NO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA

Em 26 de junho de 2003 teve lugar no IME, na Delegacia Marechal João Baptista de Matos, chefiada como delegado pelo acadêmico Gen Div Rubens Silveira Brochado e comandante do IME, os seguintes eventos:

Posse como acadêmico do Gen Ex Gleuber Viera, na cadeira Marechal José Pessoa, em substituição ao Cel Cláudio Moreira Bento, elevado a acadêmico emérito. Foi recebido em nome da AHIMTB, pelo acadêmico Gen Div Paulo César de Castro, atual comandante da 4ª DE/4ª RM. O novo acadêmico fez elogio a seu patrono e ao acadêmico emérito Cel Bento, o primeiro a ocupar a cadeira Marechal José Pessoa.

Foi empossado como 2 o Presidente de Honra o Gen Ex Sérgio Ernesto Alves Conforto, chefe do DEP, sendo recebido em nome da AHIMTB pelo acadêmico General Brochado. O General Conforto em improviso agradeceu a homenagem da AHIMTB. Ao Cel Bento, presidente da AHIMTB, coube evocar a Significação histórica do Duque de Caxias, patrono da AHIMTB. Participaram do evento o Gen Ex Manoel Luiz Valdevez de Castro, comandante do CML, o Gen Div Luiz Cesário da Silveira, comandante da 1a Região, além de outros oficiais generais.

Ao final houve entrega do livro Caxias e a Unidade Nacional a patrocinadores presentes e o lançamento e autógrafos dos livros Caxias e a Unidade Nacional e o 2002-Os 175 anos da Batalha do Passo do Rosário que foram adquiridos pelos generais Gleuber e Valdevez de Castro.

A cerimônia foi registrada em detalhes com todas as orações pronunciadas na ocasião, no Informativo O Guararapes, nº 38, jul/set 2003 e também divulgadas nos sites www.resenet.com.br/userj/ahimtb e no www.militar.com.br/historia.

4 – NO COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE

Em 8 de julho a AHIMTB realizou sessão solene no Salão Brasil do Colégio Militar de Porto Alegre, de posse de acadêmico, de exaltação a Caxias e de lançamento de livros da AHIMTB.

Reunião da AHIMTB em parceria com o Ten Cel Paulo César Monteiro Cabrita, comandante do CMPA e no âmbito da Delegacia General Rinaldo Pereira da Câmara da AHIMTB do Rio Grande do Sul, chefiada pelo acadêmico Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis, também professor de História no CMPA.

Nesta reunião o Cel Bento evocou a Significação histórica do Duque de Caxias e tomou posse como acadêmico, na cadeira General Emílio Fernandes Souza Doca, o Dr. Flávio Camargo, que foi recebido em nome da AHIMTB, pelo acadêmico Cel Caminha, também 3º Vice Presidente da AHIMTB. O Dr Flávio fez o elogio a seu patrono, cuja cadeira inaugurou.

Na ocasião o Cel Bento, presidente da AHIMTB, prestou uma homenagem póstuma, na Hora da Saudade, ao falecido acadêmico General João Carlos Rota, na voz de um aluno daquele Casarão da Várzea, onde o General Rota iniciou e terminou simbolicamente a sua carreira.

A sessão foi prestigiada com as presenças do Comandante do CMS representado pelo Comandante da 6ª DE, Gen Div Luiz Edmundo M. de Carvalho e pelo General Clóvis Purper Bandeira, comandante da 3ª RM. No dia seguinte o Cel Bento visitou o Comandante do CMS Gen Ex Renato César Tibau da Costa que por motivo de força maior não pode comparecer.

Compareceu um público calculado em 200 pessoas. Ao final houve concorrido lançamento de livros e um coquetel para o qual concorreram o Comando da 3ª RM, o Comando da AD/6, o 3º B Sup, a CAPEMI, o GBOEX, a PROMOARTE e a San Martim Veículos.

O evento foi registrado em detalhes pelo O Gaúcho, nº 20, Bicentenário de Caxias – 2003, que ao final estampa as capas dos 3 livros lançados sobre Caxias, Passo do Rosário e AD/6.

Na ocasião foi comunicada a fundação pelo Cel Claudio Moreira Bento, em 6 de julho de 2003, da Academia Piratiniense de História que passou a presidir até sua consolidação e na qual ocupará a cadeira Gen Bento Gonçalves da Silva.

5 – NO 1 o BATALHÃO DE POLICIA DO EXÉRCITO- Rio de Janeiro

No dia 25 de julho de 2003, no 1º Batalhão de Polícia do Exército - Batalhão Marechal Zenóbio da Costa e a convite de seu comandante, Cel José Dinoá Medeiros Junior, a AHIMTB realizou a palestra, Caxias como policial militar 1831/37 e lançou e autografou livros sobre Caxias e a Batalha do Passo do Rosário que incluiu coquetel de confraternização apoiado pelo CML. Na ocasião foram entregues livros a patrocinadores presentes, do livro Caxias e a Unidade Nacional entre eles e compondo a Mesa Diretora o saudoso acadêmico CMG(FN) Dino Wily Cozza, que depois viajou a Europa para participar de evento sobre História Militar e onde veio a falecer. Detalhes da sessão e texto de palestra pronunciada consta do Arquivo da AHIMTB e foi publicado em Artigos no site www.resenet.com.br/usersj/ahimtb e no www.militar.com.br/historia.

Foi enfatizado que Caxias como Policial Militar proporcionou segurança ao Governo Central e ao povo do Rio, na Regência de 1831/37, e que só foi alterada em 1880, com a Revolta do Vintém.

6 – NO CLUBE MILITAR

No dia 14 de agosto, com a presença do Presidente do Clube Militar Gen Ex Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, a AHIMTB promoveu lançamento de livros sobre Caxias, Passo do Rosário e AD/6 e realizou palestra do seu presidente Cel Bento sobre Caxias e o Clube Militar fundado sete anos depois de sua morte. Ao final o Clube ofereceu aos presentes um coquetel e a cerimônia teve cobertura fotográfica pelo Veterano da FEB Sr FADUL e foi registrada pela Revista do Clube Militar seguinte à comemorativa do Bicentenário. .

Foi anunciado o breve lançamento do livro do Presidente Cel Claudio Moreira Bento, sobre a História Militar Terrestre da Amazônia, com prefácio do General Lessa, Presidente do Clube Militar. Na ocasião o Cel Bento enfatizou o quanto é devido ao General Lessa, antigo comandante do CMA, a consciência que hoje o Brasil possui da importância de defender a Amazônia da ambição internacional e da ação negativa de maus brasileiros, inclusive autoridades públicas, por omissão . corrupção e crimes. Maus brasileiros caracterizados pelo Cel Bento como "inimigos azuis" do Brasil que estimulam com suas más ações a propaganda internacional que objetiva convencer a opinião publica mundial de idéias de limitação da soberania do Brasil e de intervenções "justificadas": na área.

7 – A AHIMTB NA SEMANA DE 20/28 de AGOSTO EM BRASÍLIA

a) Sessão no BGP – Batalhão Duque de Caxias de palestra sobre Caxias, lançamento de livros e coquetel às 10 horas de 20 de agosto.

A AHIMTB foi recebida pólo Comandante do BGP, Ten Cel Tomas Ribeiro Paiva e seus oficiais e outros oficiais da Reserva ligados a unidade. No belo auditório da unidade e presente o Comandante do CMP Gen Div Rui Alves Catão, o presidente da AHIMTB, Cel Bento proferiu palestra sobre Caxias como integrante do Batalhão do Imperador no período 1823/1831 e destacando a sua Significação histórica. Foi apresentado ao auditório pelo Ten Cel Tomas, Comandante do BGP , seu ex-aluno de História na AMAN.

A seguir houve lançamento e autógrafos dos livros Caxias e a Unidade Nacional e o 2002 –Os 175 anos da Batalha do Passo do Rosário, em meio a coquetel oferecido pelo BGP.Na ocasião, oficiais do BGP adquiriram 10 livros Caxias e a Unidade Nacional.O Comando do BGP convidou para almoço a equipe da AHIMTB de fora de Brasília: Cel Bento, Cel Caminha e Sr. Flávio Camargo .Era a 2a vez que a AHIMTB realizou sessão no BGP.

b) Posse do Comandante do Exército, como 1º Presidente de Honra da AHIMTB

Às 14 horas de 20 de agosto, a Comissão da AHIMTB: Cel Bento, presidente e o General Arnaldo Serafim, 2º vice presidente, o Cel Caminha, 3º vice presidente e o acadêmico Dr. Flávio Camargo, foram recebidos em audiência pelo Comandante do Exército, Exmo Gen Ex Fernando Roberto Albuquerque.

Numa conversa inicial o Comandante do Exército disse que acompanhava com satisfação os progressos da AHIMTB na defesa e divulgação da História Militar Terrestre do Brasil. Foi colocada em seu peito pelo Cel Bento,a insígnia da AHIMTB correspondente a 1º Presidente de Honra. A seguir, o Cel Bento, presidente da AHIMTB passou as mãos do comandante, General Albuquerque, com expressiva dedicatória, o seu livro Caxias e a Unidade Nacional enfatizando ser o General Albuquerque o Comandante do Exército no bicentenário de seu patrono, o Duque de Caxias. Houve animada troca de impressões, constatando ambas as partes estarem trabalhando afinadas nos mesmos objetivos relativos a História Militar Terrestre do Brasil.

c) Visita a Centro de Comunicação Social do Exército

Nesta dia, a Comissão da AHIMTB visitou o C Com S Ex tendo recebido do seu Chefe, o Gen Div Augusto Heleno Ribeiro Pereira, CD com gravação da entrevista a Rádio Verde Oliva do Cel Bento, presidente da AHIMTB, feita por telefone, e levada ao ar nos dias 14 e 18 de agosto, tendo como tema o livro Caxias e a Unidade Nacional. Noutro dia o Cel Bento gravou outra entrevista a Rádio Verde Oliva sobre a AHIMTB.

d) Dia 20 de agosto no CMA , a sessão de posse como acadêmico do Cel Diniz Esteves na cadeira Cel Jarbas Passarinho que esteve presente.

O Cel Diniz foi recebido pelo acadêmico emérito, 2o vice presidente e Delegado da AHIMTB no Distrito Federal, o General Arnaldo Serafim que também evocou a memória do falecido acadêmico Cel Telmo Luiz Moré, ressaltando sua obra de balizamento de diversos locais do CMB com memoriais evocando eventos e personagens históricas, quando comandante do CMB. Ao Cel Diniz coube fazer o elogio de seu patrono, Cel Jarbas Passarinho presente. Ao Cel Bento, presidente da AHIMTB coube evocar a Significação histórica do Duque de Caxias. A sessão cuja documentação nela utilizada está preservada e encadernada, foi encerrada com um coquetel e entrega de livros a patrocinadores do Distrito Federal e lançamento de outros com dedicatórias do Cel Bento e Cel Caminha. 

e) Palestras comemorativas do Bicentenário de Caxias promovidas em parceria pela Delegacia Marechal José Pessoa, Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal presidido pelo acadêmico da AHIMTB Cel PMMG Ref Affonso Heliodoro dos Santos e Colégio Militar de Brasília ,às 16 horas dos dias 21, 22, 27 e 28 agosto de 2003.

1) Dia 21, palestra do Gen Arnaldo Serafim, no auditório do Colégio Militar, precedida da participação da banda do CMB, recital e danças, onde o General Serafim abordou sua notável e original palestra. Ao término da apresentação o Cel Bento, presidente da AHIMTB e o seu Delegado em Brasília, o General Serafim, a convite do Cel Luiz Carlos de Souza Ávila, comandante do CMB, inauguraram o Monumento a Caxias no CMB, comemorativo do seu Bicentenário. Evento registrado pelo Correio Braziliense

2) Dia 22 de agosto, às 16 horas palestra no CMB do Cel Bento, Presidente da AHIMTB sobre o tema: Caxias – personalidade e bases de sua cultura em Arte e Ciência Militar .Ao final seguiu-se demorada sessão de debates sobre o tema abordado.

3) Dia 27 de agosto no CMB, palestra a convite da AHIMTB e do IHGDF do historiador Francisco Doratioto sobre seu livro Guerra Maldita.

4) Dia 28 agosto, palestra do patrono, em vida de cadeira na AHIMTB, Cel Jarbas Passarinho sobre Caxias como político .

De todas as palestras menos, a do Professor Doratioto, a AHIMTB não possui cópia em seu Arquivo. O presidente da AHIMTB no contexto da excelente palestra do professor Doratioto discordou de suas considerações negativas sobre o Conde D’ Eu, na Guerra do Paraguai e sobre o General Davi Canabarro, personalidades manipuladas em seus tempos por agentes políticos adversos.

Ao final foi distribuído aos que concorreram para o brilho das comemorações do Bicentenário de Caxias promovidas pela Delegacia da AHIMTB Marechal José e pelo IHGDF e assinados pelo acadêmico Emérito General Arnaldo Serafim e pelo acadêmico da AHIMT e presidente do IHGDF Cel PMMG. Ref. Affonso Heliodoro dos Santos, ocupante da cadeira especial Cel Médico da PMMG Juscelino Kubishek de Oliveira.

f) Palestras da AHIMTB na Confraria 3C no 1º RCG Dragões da Independência.

A convite da Confraria 3C, presidida pelo Gen Ex Virgílio Ribeiro Muxfeldt, comandante do COTER, o acadêmico emérito e presidente da AHIMTB Cel Bento e o acadêmico da AHIMTB Cel Pedro Paulo Cantalice Estigarribia proferiram pequenas palestras. O Cel Bento abordou uma síntese do tema A amizade de Caxias e Osório e lembrou que havia sido o primeiro historiador d 1ª RCG, em 21 de abril de 1972, no Correio Braziliense, com a ampla reportagem ilustrada sob o título Uma testemunha dos grandes momentos de nossa História. E presente o comandante da época o General Ernani Jorge Correia que confirmou, bem com a ajuda que o então Major Bento da Comissão de História do Exército do EME prestou para que o Major Aquino publicasse o livro História da 1ª RCG.O Cel Estigarribia abordou detalhes de pinturas históricas que realizou e de charges históricas imortalizando aspectos divertidos da vida numa tropa de Cavalaria. A Confraria 3C adquiriu 50 exemplares do livro de autoria do Cel Bento, 2002 – Os 175 anos da Batalha do Passo do Rosário que foram distribuídos aos presentes e autografados pelo Cel Bento durante o animado coquetel.

Ao final os coronéis Bento e Estigarribia foram agraciados pela Confraria 3C com diploma de reconhecimento e agradecimento pela colaboração cultural que prestaram. O Cel Bento entregou ao Comandante da 1o ‘RCG, Cel Rubens Aparecido Pedro, seu ex aluno de História Militar na AMAN, o Diploma de Colaborador Emérito da AHIMTB ao 1º RCG, tendo solicitado que a AHIMTB fosse representada no ato de entrega por seu acadêmico emérito, General Arnaldo Serafim, Delegado da Delegacia Marechal José Pessoa da AHIMTB no Distrito Federal e organizador incansável e notável desta marcante presença da AHIMTB em Brasília, nas comemorações do Bicentenário de Caxias, na Semana do Exército.

g) Eventos em Brasília no Bicentenário de Caxias

Em Brasília as comemorações estiveram a cargo da Comissão integrada pelo Secretário Geral do Gen Div José Carlos De Nardi e presidida pelo acadêmico da AHIMTB, Cel Manoel Soriano Neto e mais os coronéis Severo e Megale da Secretaria do Exército. Estes eventos foram registrados pelo acadêmico Cel Manoel Soriano Neto, Diretor do C Doc Ex, em documento deste Centro sob o título Bicentenário do nascimento do Duque de Caxias – principais eventos em Brasília. A AHIMTB assistiu, representada pelo Cel Bento, Cel Caminha e Dr. Flavo a espetacular encenação teatral na frente do QG do Exército, evocando a atuação de Caxias como o Pacificador e comandante do Exército em nossas lutas internas e externas. Encenação que envolveu cargas de Cavalaria, ataques de Infantaria e simulação de tiros de Artilharia. Foi notável a ocorrência de público que lotou todos os locais disponíveis nas arquibancadas. Espetáculo encerrado com uma inesquecível queima de fogos.

O citado relatório do acadêmico Cel Soriano destacou a participação da AHIMTB no Simpósio de História organizado por sua Delegacia em Brasília e IHGDF já registrado anteriormente. Mereceu destaque a inscrição de Caxias no livro de Heróis da Pátria no Panteon da Liberdade e da Democracia, por proposta do Senador Maguito Vilela, que prestara o Serviço Militar no Batalhão da Guarda Presidencial – Batalhão Duque de Caxias, onde foi agraciado com o título de A Praça mais distinta. Em síntese, Comissão onde atuou com destaque como seu presidente o Coronel Soriano um muito ativo e solidário acadêmico da AHIMTB.

h) Na Revista Verde Oliva n o 178 Caxias 200 anos

A AHIMTB participou indiretamente desta revista como fonte para seus textos com o seu trabalho de seu presidente o Cel Bento Caxias e a Unidade Nacional colocado em seu site com link para o site do Exército. No artigo da revista Marketing Cultural do Exército as p.22/23 a AHIMTB figura ao lado da DAC, BIBLIEx, AHEx, Fundação Cultural do EB e Rádio Verde Oliva com a seguinte chamada:

"ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL.A Academia de História Militar Terrestre do Brasil foi fundada em Resende em 1 o março 1996,Destina-se a desenvolver a História das Forças Terrestres Brasileiras: Exército, Fuzileiros Navais, Infantaria da Aeronáutica, Forças Auxiliares e outras forças que as antecederam. Ela tem como patrono o Duque de Caxias e como patronos de cadeiras os marechais José Pessoa, Leitão de Carvalho, Tasso Fragoso, Mascarenhas de Morais e Castelo Branco. Entre seus feitos recentes , a Academia vem estimulando a criação de outros núcleos de estudo de História Militar, como o Projeto da Subseção de História Militar da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais."

Sem dúvida a AHIMTB se orgulha de em seu 7 o ano de existência muito profícua, de que o presente Guararapes 39 é uma comprovação e mais no Bicentenário de seu patrono, ser distinguida com a sua inclusão no Marketing Cultural do Exército Brasileiro.

8 – NA FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO BRASIL

Em 5 de setembro de 2003, o Cel Bento compareceu a convite da Federação das Academias de Letras do Brasil, fundado por patrono de uma das cadeiras da AHIMTB, o General Emílio Fernandes Souza Docca, para uma sessão de homenagem a Caxias, a cargo do presidente da entidade Francisco Silva Nobre que proferiu notável palestra sob o título Caxias Glória e Exemplos, ao final da qual mostrou aos presentes o livro Caxias e a Unidade Nacional, que então acabara de receber, mencionando tratar-se de "autoria do Cel Bento ali presente integrando a Mesa Diretora o qual considerava a maior autoridade no tema hoje sobre Caxias." Foi reunião cultural expressiva reunindo lideranças das mais variadas de entidades culturais do Rio de Janeiro que demonstraram grande apreço e consideração ao herói. Ao final, o Cel Claudio Moreira Bento, presidente da AHIMTB, foi agraciado com a Medalha Duque de Caxias, conferida com o respectivo diploma pela Federação e recebeu exemplar impresso da citada conferência, com capa de D. Mariza de Castro Nobre.

9 – SESSÃO DA AHIMTB NO 3º G CAN A Aé EM CAXIAS DO SUL

Em 11 de setembro teve lugar no auditório do 3º Grupo de Artilharia Anti Aérea – Grupo Conde de Caxias, em Caxias do Sul, sessão da AHIMTB coordenada pelo Delegado local da AHIMTB, Delegacia General Morivalde Calvet Fagundes, chefiada pelo acadêmico Sub Ten Ref Alvino Melquides Brugalli e com o auxílio do sócio efetivo desta Delegacia da AHIMTB Juarez Nunes da Silva. Evento patrocinado pelo ADESG/Caxias do Sul, cujo agente é o Sr. Marcos Antônio Tronca. Conduziram o cerimonial o acadêmico Alvino Brugalli auxiliado pelo citado Juarez Nunes da Silva. O acadêmico Alvino Brugalli apresentou o Cel Bento aos 18 oficiais do grupo presentes na reunião e aos 54 representantes da ADESG, sendo 42 estagiários.

A mesa foi composta sobre a presidência do Cel Bento, presidente da AHIMTB e palestrante, pelos acadêmicos Cel Caminha, Ten Cel Fernandes Marques de Freitas (ex-aluno de História Militar do Cel Bento) comandante do Grupo Conde de Caxias e Delegado de Honra da Delegacia General Morivalde Calvet Faguntes, Sr. Marcos Tronca, Delegado da ADESG e o Major da Brigada Militar Álvaro Moreira, Coordenador do XI CEPE.

O Coronel Bento abordou em uma hora o tema Duque de Caxias – personalidade e bases de sua cultura em Arte e Ciência Militar, seguido de uma animada hora de debates em que lhe foram feitas várias perguntas sobre Caxias e de cujo título deriva o nome da próspera cidade de Caxias do Sul.

Ao final a ADESG agradeceu a AHIMTB e ao palestrante Cel Bento, na voz do estagiário Parmagnani que entregou ao palestrante duas placas homenagem da ADESG local, a AHIMTB e ao Cel Bento.

Seguiu-se animada sessão de autógrafos dos livros Caxias e a Unidade Nacional, Batalha do Passo do Rosário e AD/6, com coquetel oferecido pela ADESG, sendo que no último livro traz uma síntese do 3º G Can A Ae – Grupo Conde de Caxias, da lavra do acadêmico Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis, parceiro do Cel Bento na obra citada.

Aproveitando a estada em Caxias o Cel Bento, acompanhado Dr. Flávio Camargo e Alvino Brugalli encomendaram medalhas de três categorias criadas pela AHIMTB em 25 de agosto de 2003 – Bicentenário do Duque de Caxias, seu patrono, denominada Medalha do Mérito Histórico Militar Terrestre do Brasil nos graus de Cavaleiro, Oficial e Comendador.

10 – HOMENAGEM NO COLÉGIO PALAS A AHIMTB E A SEU PRESIDENTE

Em 23 de setembro de 2003 o presidente da AHIMTB Cel Bento, a convite da Direção do Colégio Palas (deusa da sabedoria) compareceu a sua unidade na rua Conde de Bonfim para receber uma homenagem, falar sobre Caxias e a Educação e autografar os 50 livros Caxias e a Unidade Nacional adquiridos pelo, acadêmico Cel Jardro Alcântara Avelar um dos fundadores na década de 40 Colégio Palas e também um dos seus proprietários..

O Cel Jardro na presidência da Mesa Diretora destacou a atuação notável da AHIMTB e de seu presidente o Cel Bento que foi agraciado com placa alusiva que lhe foi entregue pela Sra. D. Meyre Simões Costa Fontes, esposa do acadêmico emérito Cel Arivaldo Silveira Fontes, vice presidente da AHIMTB e presente no ato e com os seguintes dizeres:

Ao Coronel Claudio Moreira Bento, presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, o reconhecimento do COLÉGIO PALAS pela ação dinâmica, inteligente e patriótica com que estuda e relembra os principais aspectos de nossa História castrense .RJ agosto/2003.

A seguir o Cel Bento passou a autografar livros para os professores do Colégio Palas enquanto era oferecido um excelente coquetel aos presentes em maioria professores do Palas, patrocinado pelo acadêmico emérito Cel Jardro. Foi uma cerimônia de reconhecimento comovente e estimulante.

PARTICIPAÇÃO DE SÓCIOS DA AHIMTB EM OUTROS EVENTOS

a) Na edição da Revista do Clube Militar comemorativa do Bicentenário.

Revista que teve na Comissão Editorial a atuação do acadêmico Ten Cel Antônio Gonçalves Meira, autor também de dois artigos e do correspondente Cel Darzan Netto da Silva, também editor da Revista.

Colaboraram com artigos os patronos de cadeiras Cel Jarbas Passarinho e Pedro Calmon(post mortem),o acadêmico emérito Cel Cláudio Moreira Bento e Presidente da AHIMTB e mais os acadêmicos: Gen Ex Jonas Morais Correia Neto, coronéis Amerino Raposo, José Fernando de Maya Pedrosa, Davis Ribeiro de Sena e o correspondente em Minas Gerais Dr. Wilson Veado e mais o sócio efetivo da Delegacia Marechal João Batista de Matos, Gen Job Lorena de Santana. Atuou na revisão o acadêmico Cel Luis Carlos Carneiro de Paula.

b) No Simpósio no IHGB sobre o Bicentenário de Caxias 19 a 21 de agosto.

Participaram como conferencistas os acadêmicos Gen Ex Jonas de Morais Correia Neto e o Cel José Fernando Maia Pedrosa. Fez alocução de abertura o acadêmico emérito Dr. Arno Wheling e presidiu a Mesa Diretora, em 21 de agosto, o acadêmico Cel Luis Carlos Carneiro de Paula. Em 30 de julho na Comissão de Pesquisas Históricas(CEPHAS) do IHGB o sócio emérito da AHIMTB Cel Claudio Moreira Bento apresentou comunicação; "Caxias e sua espada invicta." Relíquia que pertence ao IHGB desde 1925,ao qual foi entregue pelo patrono de cadeira da AHIMTB Dr Eugênio Vilhena de Morais e da qual o outro patrono de cadeira na AHIMTB, Marechal José Pessoa, retirou desenho fiel para encomendar na Solingen, na Europa, os espadins dos cadetes do Exército, por eles usados desde 1932, como o próprio Símbolo da Honra Militar.

c) Na Delegacia da AHIMTB, do Ceará, Cel José Aurélio S. Câmara.

O acadêmico emérito e seu Delegado de Honra, Gen Ex Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira, proferiu palestra no Instituto do Ceará, em. 20 de agosto de 2003, as 16 horas, presente comandante da 10 a RM Gen Div Júlio Lima Verde Campos de Oliveira e oficias subordinados.

d) Na Delegacia da AHIMTB, do Paraná, General Luiz Carlos Pereira Tourinho.

O seu Delegado e acadêmico General Raimundo M. Negrão Torres pronunciou palestra, em 22 de agosto, na Faculdade de História da Universidade Tuiuti do Paraná com o tema: A ação de Caxias no processo de consolidação da Unidade Nacional.

e) Na Delegacia da AHIMTB do Rio Grande do Sul, General Rinaldo Pereira da Câmara.

O seu delegado e 3º Vice Presidente da AHIMTB, o acadêmico Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis, proferiu palestra em 31 de julho, no CPOR/PA, em apoio a programa do CMS, focalizando Caxias no contexto das lutas externas, guerras contra Oribe e Rosas 1851/52 e a do Paraguai 1865/70. 

f) Na Delegacia da AHIMTB Dr. Fernando Luiz Osório, em Pelotas.

O acadêmico Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis proferiu ,a pedido da 8ª Bda Inf Mtz, na Universidade Federal de Pelotas, em 25 agosto de 2003, palestra sobre o tema: A ação de Caxias em nossas lutas internas e externas.

g) Condecorações da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – criação.

Em 25 de agosto, Bicentenário de Duque de Caxias, patrono da AHIMTB, foram por ela criadas as Medalhas do Mérito Histórico Militar Terrestre do Brasil nos graus de Cavaleiro, Oficial e Comendador e a Medalha Duque de Caxias. Criações resultado de estudos procedidos por comissão nomeada pelo presidente da AHIMTB, acadêmico emérito Cel Claudio Moreira Bento, integrada pelo acadêmico emérito Cel Jardro Alcântara Avelar (presidente) e acadêmicos Dr. Flávio Camargo, Marcelo Peixoto da Silva e Alvino Melquides Brugalli.

h) Na edição especial comemorativa do Bicentenário de Caxias, do jornal Inconfidência de 25 de agosto de 2003, nº 55.

Colaboraram, o 1º Presidente de Honra da AHIMTB e Comandante do Exército Gen Ex Francisco Roberto de Albuquerque com sua bela Ordem do Dia: "Caxias mais que passado, é sobretudo presente"; o acadêmico emérito e presidente da AHIMTB, Cel Claudio Moreira Bento com o artigo ilustrado as páginas 10 e 11 "Significação histórica do Duque de Caxias – Patrono da Academia de História Militar Terrestre do Brasil"; o acadêmico Gen Ex Gleuber Vieira com sua Ordem do Dia de 2001 quando Comandante do Exército, sob o título "Quanto custa ser Caxias" e mais o acadêmico General Raymundo M. Negrão Torres com o artigo: Caxias Símbolo da Unidade Nacional. Este número divulgou o livro Caxias e a Unidade Nacional de autoria do Cel Bento, presidente da AHIMTB.

i) Nas comemorações do Bicentenário de Caxias no Clube Militar Além da participação do Cel Bento, presidente da AHIMTB, o acadêmico Cel Pedro Paulo Cantalice Estigarribia abriu sua exposição de pinturas no espaço cultural, em 19 de agosto. No dia 2 de setembro o acadêmico emérito da AHIMTB Dr Arno Wheling proferiu original palestra alusiva a Caxias.

j) No Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

O corresponde da AHIMTB em Belo Horizonte, Dr Wilson Veado proferiu palestra de exaltação ao Duque de Caxias patrono do Exército e da AHIMTB, contando com a presença e estímulos dos acadêmicos Gen Div Paulo Cesar de Castro, comandante da 4a DE/4a RM e do Cel da PMMG Alberto Carvalhaes.

k) Na edição do Ombro a Ombro de agosto 2003

O acadêmico Ten Cel Antônio Gonçalves Meira produziu o artigo Caxias e seu patronato no Exército e descreveu as atividades da AHIMTB no Bicentenário de Caxias, anunciando e analisando os livros Caxias e a Unidade Nacional e 2002 – Os 175 anos da Batalha do Passo do Rosário de autoria do Cel Claudio Moreira Bento, o que de certa forma, o correspondente e futuro acadêmico da AHIMTB, Cel Rui Duarte anunciou em sua excelente coluna social castrense Polainas e Charlateiras ao noticiar a posse no IME do mais novo acadêmico Gen Ex Gleuber Vieira e do 2º Presidente de Honra da AHIMTB Gen Ex Sérgio Ernesto Alves Conforto, Chefe do DEC.

l) Contatos da AHIMTB com descendentes de Caxias em Macaé- RJ

A pedido do Comandante da 3a RM, Gen Div Clóvis Purper Bandeira, a AHIMTB através de seus 3o vice presidente Cel Caminha e presidente Cel Bento procurou contato com descendentes de Caxias em Macaé com vistas a levar representantes deles para a .inauguração de monumento a Caxias prevista em Porto Alegre .A primeira pista foi obtida pelo acadêmico Cel Luis Ernani Caminha Giorgis, em ligação com o Instituto Histórico e Geográfico de Macaé. A partir deste ponto o Cel Bento presidente da AHIMTB contatou por telefone com a trinetas de Caxias D. Maria José ,D.Gaby e o trineto José Domingues de Araujo Filho que lhe forneceu subsídios com os quais produziu os artigos: O Duque de Caxias visto por seu neto e A descendência do Duque de Caxias em Macaé em 2003, ano do seu Bicentenário. Enviou exemplar de seu livro Caxias e a Unidade Nacional aos trinetos citados e recebeu da trineta D. Maria José de Araujo Carneiro da Silva Bernardes cartão postal do edifício Castelo, antigo Solar Monte Elysio de seu avô e neto de Caxias José de Lima Carneiro da Silva. Cartão tendo no verso a seguinte mensagem:

"Ilmo Sr Coronel Cláudio Moreira Bento. Saudações. Agradeço de coração o brilhante livro de sua autoria que me enviou e que muito nos emocionou com a autenticidade dos fatos relatados, mostrando meu trisavô o soldado que sempre foi forte para vencer e humano para perdoar. Atenciosamente. Maria José de Araújo Carneiro da Silva Berrardes .Trineta Duque de Caxias, filhas e netos."

m) Na confraria dos Cidadãos de Resende em 6 outubro 2003.

O Presidente da AHIMTB Cel Bento e Tribuno da Confraria dos Cidadãos de Resende que tem por Prior(dirigente) o Dr Roberto Ferraiolo, proferiu palestra dia 6 de outubro, para seus irmãos companheiros no Ponto 7:Caxias e a Revolução Farroupilha, sendo lavrada primorosa ata por Eugênio Fasolo.

n) No Programa Parada da Alegria da Radio Agulhas Negras.

O Cel Bento a convite de seu produtor Simplício, compareceu dia 19 de outubro no tradicional Programa Parada da Alegria, fazendo um relato para seus ouvintes do Significado Histórico do Duque de Caxias e relatando que resendenses ao comando do Cel GN Fabiano Pereira Barreto haviam ajudado Caxias a pacificar São Paulo e depois Minas Gerais. .Presentes os seguintes participantes efetivos do Programa Cel Edgar Fonseca, conselheiro Fiscal da AHIMTB e Ten Sebastião Almeida , secretário da AHIMTB

REPERCUSSÕES DA AÇÃO DA AHIMTB MA IMPRENSA ESCRITA

1) No Correio do Povo de Porto Alegre de 15 de julho de 2003.

Notícia simpática ilustrada com as capas dos livros Caxias e a Unidade Nacional e 2002 – Os 175 anos da Batalha do Passo do Rosário a lançar pela AHIMTB, mencionando o conteúdo das obras.

2) O GLOBO de 24 de agosto de 2003

Em artigo sobre Caxias na coluna: "Falhas apesar do talento" publicou a opinião do Cel Claudio Moreira Bento, presidente da AHIMTB ao final.

"Opinião diferente tem o Cel Claudio Moreira Bento da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, que afirmou: Caxias não teve falhas. Ele ganhou a guerra e, nos episódios das revoltas da Regência, lutou para que o Brasil não fosse despedaçado. O século XIX foi o século do Duque de Caxias."

3) Na Zero Hora de Porto Alegre, de 23 agosto de 2003

Itamar Melo em reportagem :O Duque de Caxias de 200 anos, triunfante na guerra e na política, Caxias é festejado em seu bicentenário. Apresenta tópicos de sua entrevista com o Presidente da AHIMTB Cel Bento, não sendo fiel na abordagem no namoro do então Capitão Luís Alves de Lima e Silva com a bela uruguaia Angela Furriel, mas assunto que atraiu leitores com esta fantasia desculpável nos dias de hoje

4) Na Revista A Defesa Nacional.

Nesta revista que tem como redator o acadêmico Cel Luiz Carneiro de Paula, ela publicou sob título geral Recortes Históricos do Duque de Caxias os seguintes artigos do Acadêmico Emérito Cel Claudio Moreira Bento e Presidente da AHIMTB: Significação histórica do Duque de Caxias; A espada invicta do Duque de Caxias; Caxias e a Educação no Rio Grande do Sul; Caxias pioneiro da Aeronáutica do Brasil e Caxias pioneiro abolicionista.

5) Pavilhão da Academia de História Militar Terrestre do Brasil.

Idealizado pelo acadêmico Marcelo Peixoto da Silva, e por ele mandado confeccionar, foi apresentado aos presentes no lançamento de livros de autoria do Cel Claudio Moreira Bento no Clube Militar e no Colégio Palas.

6) No jornal A Voz da Cidade de Macaé de 15 a 30 setembro de 2003.

Inicia ampla reportagem sob o título a Descendência de Caxias em Macaé, com estas palavras :"O Cel Claudio Moreira Bento, historiador, esta terminando livro homenagem ao Bicentenário do Duque de Caxias."

7) Na Delegacia da AHIMTB em MG, General Antônio Souza Júnior.

O acadêmico Gen Div. Paulo César de Castro e comandante da 4ª DE/4ª RM desenvolveu intensas atividades relacionadas com as comemorações do Bicentenário do Duque de Caxias e registradas no jornal Inconfidência de 27 de setembro de 2003.Merece registro especial o concorrido almoço de confraternização no QG da 4a DE/4a RM com o pessoal da Reserva residente em Belo Horizonte, com distribuição a eles de exemplares de Caxias e a Unidade Nacional. Reportagens da lavra do Cel Carlos Cláudio Miguez.

8).Edição do Jornal do Brasil de 24 agosto de 2003.Elogiavel sob todos os aspectos. Abordou a vida do Duque de Caxias com apoio em seus numerosos biógrafos e sem silêncios e deformações que marcaram a posição da Mídia Nacional em geral e sobretudo, sem constrangimentos de censura de parte de patrulhas políticas ideológicas.Confirmar é tarefa de simples verificação e raciocínio .Ë lamentável! Deve haver uma explicação! 

9-No Correio Braziliense de 24 agosto de 2003-10-25

O Presidente da AHIMTB Cel Bento foi entrevistado por uma repórter do Correio Braziliense que produziu reportagem: Duque de Caxias ganha busto no Colégio Militar de Brasília. Publica foto do Cel Bento Presidente da AHIMTB e do General Serafim, Delegado da AHIMTB no Distrito Federal, descerrando o busto inaugurado. Anunciou a programação desenvolvida em Brasília pela AHIMTB em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal presidido pelo acadêmico Cel PMMG Affonso Heliodoro do Santos. Sinal dos tempos: Em 21 abril de 1972 o atual editor do jornal do Brasil confiou ao então Major Cláudio Moreira Bento da Comissão de História do Exército do Estado-Maior do Exército a elaboração da edição Histórica com os artigos: A Presença do Exército em Brasília; RCG – Uma testemunha dos grandes momentos de nossa História; Hipólito da Costa, o patrono da Imprensa do Brasil e, O Adeus as Armas de um herói FEB(ida para a reserva do Cel Nestor Silva).

9-DIPLOMA DE AGRADECIMENTO DO DEP A AHIMTB.

A AHIMTB foi contemplada pelo DEP com artístico Diploma de Agradecimento, conferido, pelo Ex.mo Sr Gen Ex Sérgio Ernesto Alves Conforto, Chefe do DEP e 2o Presidente de Honra da AHIMTB "à Academia de História Militar Terrestre do Brasil, por sua destacada participação nas comemorações do Bicentenário de Caxias."

Reconhecimento de participação destacada que o presente Guararapes 39 documenta e registra com justificado orgulho cívico para a posteridade sobre o seu patrono o Duque de Caxias hoje reconhecido pelo Povo Brasileiro ao inscrever o Duque de Caxias no livro de Heróis da Pátria no Pântano da Liberdade e da Democracia. E esperamos que um dia o Século XIX, no Brasil, seja reconhecido como o século do Duque de Caxias e de igual forma como já foi feito pelo ilustre jornalista e historiador Barbosa Lima Sobrinho, que considerou o Duque de Caxias, o Patrono da Anistia no Brasil e, não mais vítima de silêncios alternados por deformações de sua real imagem e ainda de calúnias torpes com objetivos políticos inconfessáveis. Qual a explicação da Mídia em Geral do Brasil sobre os silêncios guardados sobre sua vida e obra e as deformações de sua vida heróica quando o abordam assacando calúnias contra ele. Quem explicará isto. Espero que em 2053 a Mídia em Geral faça um ato de contrição cívica. Aqui fica o modesto Guararapes com sua observação.

PUBLICAÇÕES RECEBIDAS

Livros: Policia Militar do Ceara 1889-1939, do acadêmico Ten Cel PMCE João Xavier de Holanda; A defesa social do século XXI ,do acadêmico da PMDF Cel João Coelho Vitola; Dever Secreto , do Cel R1 Juvêncio Saldanha Lemos; Sob a luz de meteoro Canudos x República, do acadêmico Cel Davis Ribeiro de Sena. Memórias do Cel Cecil Wall Barbosa de Carvalho, herói da FEB mandado editar pela família tendo ao final artigo do Presidente da AHIMTB, Cel Bento, feito em nome da AHIMTB, por ocasião do falecimento do Cel Cecil

Revistas: Da Academia Paranaense de Letras nº 77, 2003, com discurso de posse do acadêmico General Raimundo Negrão Torres em 3 abril 2003. Noticia Bibliográfica e Histórica nº 188-199.O nº 188 traz colaborações do acadêmico emérito Arno Wheling e do acadêmico Cel João Ribeiro Filho. Revista da ADESG - Caxias do Sul 2002. Boina Verde nº 202 e Jornal do Exército nº 514, 516 e 517enviados pelo dedicado sócio correspondente Sargento Ajudante Antônio Eleutério Sucena do Carmo e mais a Revista Segurança e Defesa. Revista Verde Oliva Caxias 200 anos, n o 178 .Destaca a AHIMTB como integrante do Marketing Cultural do Exército, o que muito a estimula e encheu de orgulho seus integrantes por este justo reconhecimento.

Informativos: Do IHGB Paraibano nº 123,124,128 e 129. Do IHGB Santa Catarina nº 60 a 66. Informativo IEV nº 145 a 150. O nº 147 traz artigo do Cel Claudio Moreira Bento: "Uma controvérsia: sob massacre dos índios Puris em Resende" que ele nega e uma homenagem a José Gabriel Calmon da Costa Pinto, grande amigo da AHIMTB. Informativo do IHGB nº 172/179. Boletim do IHGB de Sorocaba nº100 e 101. O nº 100 edição especial dá varias notícias do dinâmico presidente do Instituto Adilson Cesar e correspondente da AHIMTB e do 1 BPE, dá a notícia de posse do Gen Domingos Ventura Pinto Junior. O nº 101 refere a trabalhos do Cel Bento em defesa da memória do General Bento Manoel Ribeiro e a sua visão da minisérie A Casa das Sete Mulheres (p.8).Informativo da Academia Paulista de História nº 98,102/110. O nº102 evoca Helio Damante, amigo da AHIMTB. O nº 103 focaliza artigo do acadêmico emérito General Carlos de Meira Mattos: "Amazônia o grande desafio geopolítico. O nº 106 traz artigo do dinâmico correspondente da AHIMTB Adilson César sobre Sorocaba: Bandeirantes e tropeiros. O nº 107 traz artigo do acadêmico emérito General Meira Mattos: Rio Branco e as Forças Armadas. Informativo o Clarim do CML n¤ 54/58 editados pelo acadêmico Cel Rui Duarte, sendo o nº 57 alusivo ao bicentenário de Duque de Caxias. Este informativo da Família Militar não divulga a AHIMTB. Boletim Informativo da ANVFEB nº 45/47. O nº 45 evoca a memória de falecido acadêmico emérito General Plínio Pitaluga e registra a posse Gen Domingos Ventura Filho na AHIMTB. Informativo Cultural do Sv Doc Marinha nº120.Informativo Lança Partida nº33/35 sendo que o nº 33 divulga na capa sessão da AHIMTB em 26 nov 2002, de lançamento do livro pela AHIMTB 6ª Brigada de Infantaria Blindada. Jornal Clarinadas da Tabatinguera da AORPM nº 145/152 trazendo interessantes matérias assinadas pelos acadêmicos coronéis PM Edilberto de Oliveira Mello e Hermes B Cruz presidente e vice da AORP. O nº 147, divulga artigo Os três Generais da PMSP e entre eles o General Miguel Costa patrono de cadeira na AHIMTB e que é focalizado em série pelo acadêmico Cel Edilberto, como o verdadeiro comandante da Grande Marcha , a Coluna Miguel Costa/Prestes.

DIVERSOS

O acadêmico emérito General Arnaldo Serafim enviou noticias das comemorações do 4º aniversário da sua Delegacia Marechal José Pessoa que foram registradas em sua pasta.

-AHIMTB recebeu carta do professor Paulo Henrique da Rocha Corrêa grande estimulador da AHIMTB, com vários artigos de sua lavra sobre "Fome, Sucroquímica, Carboquímica e Oceanografia:; Porque termo e não hidrolétricas; Ecologia sem prejuízos nem crueldades; As ligações do Brasil como Pacifico: A guerra é a negação da inteligência humana.

-Do acadêmico Cel Nilton Freixinho a AHIMTB recebeu carta em 23 julho de 2003 de estimulo como sempre , a causa defendida pela AHIMTB na qual anexa sua valiosa conferencia no IGHMB sobre o tema Uma experiência no difícil ofício de historiador.

E ao falar sobre Duque de Caxias referiu : Historicamente a projeção de Caxias vai além e muito alem do círculo restrito das instituições militares, na fase critica da construção do Estado- nação brasileira. Ficam claras as razões pelas quais a geração da década de 30, fixou-se no nome de Luiz Alves de Lima e Silva, como Patrono do Exército, entre outras personalidades de relevo da História Militar do Brasil. Caxias e seus contemporâneos responsáveis pelo governo do Estado, viveram uma fase histórica em que as lideranças do centro buscavam a garantia da Unidade Política da América Portuguesa, face a fatores desagregadores das mais diversas origens...Para os que atualmente exercem funções na estrutura do poder do Estado e para os militares do serviço ativo é uma oportunidade de buscar nas ações e atitudes de Caxias, inspiração norteadora no prosseguimento do Estado- nação brasileiro. O Brasil é um pais em construção. Eis uma circunstancia que o historiador deve sempre considerar." E a seguir faz considerações sobre o seu livro O sertão arcaico do nordeste do Brasil no qual faz uma reeleitura de Canudos, Padre Cícero, Floro Bartolomeu e de diversos cangaceiros.. Obra sobre a qual juntou artigo de Antônio Olinto, sob título. Na linha de Euclides da Cunha.

- Carta do acadêmico Vet FEB José Conrado de Souza de 15/09/2003 dando conta que em Comodato transferiu para o CMPA a biblioteca General Antônio Carlos de Andrade.

- Manifestações recebidas do incentivo sobre o livro Caxias e a Unidade Nacional.

Do acadêmico Osório Santana Figueiredo:

"Impressionei-me. Que livro! É uma obra para ficar no tempo e no espaço. Para os estudiosos de História, mormente para os biógrafos de nossos vultos militares, será uma mão cheia. Uma fonte fertilíssima. Nota-se que é obra que exigiu muito folêgo e muito tempo, para reduzir uma montanha de dados preciosos e minuciosos, sobre a vida de grande homem, o grande soldado, o grande brasileiro que foi o Predestinado da Pátria... As ilustrações, uma obra a parte e uma verdadeira exposição histórica, um manancial de cenários e visões...um documentário fotográfico que não existe igual na historiografia militar terrestre brasileira..." 

- O acadêmico Gen Ex Jonas de Morais Correia Neto. Em carta assim se manifestou sobre o livro Caxias e Unidade Nacional a seu autor Cel Bento.

"Muito alentado e de interessante concepção é o seu livro sobre Caxias. Feito sem dúvida, de persistente iniciativa é sério esforço de um dedicado pesquisador e profundo conhecedor da vida de nosso Patrono. Há nele uma bonita dedicatória..."

- O Cel Gay Cardoso Galvão em artigo na Revista Enfoque de Campo Grande - MT divulgou e detalhou o livro Caxias e a Unidade Nacional

Caxias o Patrono da Anistia

Vale aqui lembrar em meio a tantos SILÊNCIOS e DEFORMAÇÕES de Caxias, na Mídia, em 2003, que o falecido historiador e grande jornalista Barbosa Lima Sobrinho em artigo, Caxias o Patrono da Anistia no Jornal do Brasil de 22 mai 1988 escreveu:

:" Se tivesse que eleger um Patrono da Anistia ficaria indeciso entre Rui Barbosa e o Duque de Caxias.

Rui Barbosa com seus trabalhos jurídicos e sua atuação como advogado. O Duque de Caxias pelos exemplos que nos legou. E acabaria optando pelo militar que, antes das batalhas, fazia da promessa de anistia um elemento de pacificação."

Momentos de Saudades dos confrades que partiram

Foi uma grande perda para a Cultura Militar e para seus amigos e admiradores. 

Faleceu o General Humberto Peregrino, aos 92 anos, depois de brilhante atividade cultural militar iniciada como tenente. Foi um dos pioneiros nas atividades com Blindados no Brasil. Nasceu em Natal- RN. Marca sua vida a sua superior atividade de Diretor da BIBLIEX de que é também o historiador, onde estimulou o surgimento de novos escritores militares no Exército e voltou o editorial em beneficio da atividade militar e assuntos relacionado com Exército. Patrono em vida de cadeira na AHIMTB, assistiu no Arquivo Histórico do Exército a inauguração de sua cadeira pelo acadêmico Cel Paulo Dartagnam Marque do Amorim. Foi uma grande perda para a Cultura Militar Terrestre do Brasil e para sua terra, a cidade de Natal que tanto amava.

De todos os confrades citados falecidos a AHIMTB guarda detalhado registro de suas vidas e obras.

Inauguração de busto de Caxias no Colégio Militar pela AHIMTB, focalizando a, direita, o Cel Bento presidente da AHIMTB e, a esquerda, O General Arnaldo Serafim ,2 o vice presidente da AHIMTB.

 


Solicitamos aos leitores que na medida de suas possibilidades e interesse cultural e profissional militar, reproduzam em xerox, o presente GUARARAPES 39 e enviem reproduções a quem possa se interessar pelo assunto e que não tenha sido atingido pela INDIFERENÇA, provocada por uma vitoriosa batalha política adversa de SILÊNCIO, alternado por DEFORMAÇÃO, da figura do grande cidadão e brasileiro, cujo século XIX, pode se dizer tenha sido o Século do Duque de Caxias, por sua ação militar incansável em defesa da INDEPENDÊNCIA do Brasil na Bahia; por sua ação providencial. como comandante da Policia Militar na Corte, de 1831 /37,na Regência, proporcionando SEGURANÇA ao Governo Central e, por sua ação de PACIFICADOR de nossa lutas Internas no MA,SP,MG e RGS, salvando a UNIDADE do Brasil e a preservação da SOBERANIA e INTEGRIDADE do Brasil nas guerras contra Oribe e Rosas e a do Paraguai

AHIMTB- MISSÃO HISTÓRICA CÍVICA BEM CUMPRIDA !


"Para alimentar o cérebro de um Exército na paz, para prepará-lo para a eventualidade indesejável de uma guerra, não existe livro mais fecundo em meditações e lições do que o da História Militar."