INFORMATIVO GUARARAPES

 

 

O GUARARAPES

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

CGC 01.149.526/0001-09

http://www.resenet.com.br/users/ahimtb

E-mail: ahimtb@resenet.com.br

Fundada em 1o de março de 1996

ANO: 1999                 MÊS:  MAR/ABR                       No 20


-OS 350 ANOS DA SEGUNDA BATALHA DOS GUARARAPES

-OS 350 ANOS DA RECONQUISTA DE ANGOLA COM A PARTICIPAÇÃO DO ATUAL REGIMENTO SAMPAIO

- O DUQUE DE CAXIAS E A EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL

- A INAUGURAÇÃO DA SEDE ADMINISTRATIVA E CENTRO DE INFORMAÇÕES DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL DA AHIMTB

-JOSÉ BONIFÁCIO E SUA VISÃO DAS GUERRAS NA SELVA E MONTANHA

-ASSUNTOS DIVERSOS

 


-OS 350 ANOS DA SEGUNDA BATALHA DOS GUARARAPES

 

A 19 fev 1649, 3.650 holandeses ao comando do coronel Brinck decidiram deixar Recife e ocupar os Montes Guararapes. Ali esperavam atrair com os seus 2.640 homens, os patriotas luso-brasileiros, para uma batalha decisiva e vingadora da humilhante derrota que sofreram em 19 abril 1648.

Após uma marcha forçada, estacionaram nos Montes Guararapes, numa cópia da manobra usada pelos patriotas na primeira batalha mencionada ..

O Exército Patriota, ao ver ocupado o Boqueirão do Guararapes , infiltrou-se durante a noite de 18 através de passagens existentes ao oeste dos Montes Guararapes. Postou-se pela manhã à retaguarda do Exército da Companhia da Índias Ocidentais, sem revelar sua força e dispositivo.

Frustados pelo fracasso de seu plano militar e castigados pela sede e sol inclementes, os holandeses decidiram retornar a Recife no início da tarde de 19 de fevereiro , na crença de que os patriotas, muito enfraquecidos, segundo informações recebidas, não interfeririam na manobra.

À tarde, após retirar quatro regimentos de posição, para iniciar a marcha de retorno ao Recife e deixar somente dois para cobrir o retraimento, os holandeses foram atacados de surpresa.

Os luso-brasileiros, com seis unidades de Infantaria, comandadas por Fernandes Vieira, Henrique Dias, Camarão, Figueiroa, Vidal de Negreiros e Dias Cardoso e duas companhias de Cavalaria por Antônio Silva e Manoel de Araújo, atacaram em toda a frente, saindo de locais onde se mantiveram ocultos. E colheram mais uma brilhante vitória militar. Von Schkoppe, comandante holandês assim se referiu a este grande fracasso militar.

"A Cavalaria e a Infantaria se lançaram sobre os nossos regimentos e causaram tanta desordem que nem os oficiais, quer inferiores quer superiores, nem os soldados, puderam cumprir o seu dever, o que provocou tal consternação entre os nossos que a pena não poderia descrever . . . e a maior parte de nossas tropas se pôs a fugir, deixando-se matar sem resistência, como crianças".

De um comentarista luso-brasileiro, contemporâneo da batalha:

"A destruição não foi maior na perseguição porque cansados estavam os holandeses de fugir e os patriotas de matar e vencer."

Este desastre militar foi descrito por Van Goch, oficial holandês participante da batalha:"Tivemos de recuar por causa da excessiva força do inimigo que atacou com tanta impetuosidade que nossas tropas começaram a fugir e acharam-se logo na maior confusão, que nem palavras nem força puderam retê-las, apesar de todos os esforços dos oficiais. As nossas tropas, entregues à desordem, à deserção e à confusão, dispersaram-se aqui e ali, por diversos caminhos, em direção ao mato e ao rio".

Antônio Dias Cardoso ,hoje denominação histórica do Batalhão de Forças Especiais ao representar o Exército Patriota na troca de mortos e prisioneiros, respondeu, com toda a sua autoridade de mestre da "guerra brasílica" ou de emboscadas, a um oficial holandês que assegurou vitória no próximo confronto, combatendo disperso com o Exército Patriota:

"Melhor para nós, pois cada soldado nosso será um capitão, enquanto cada um dos vossos soldados necessitará um capitão ao lado para combater".

Dias Cardoso estabeleceu assim a diferença entre o soldado patriota, encaminhado à luta por motivos patrióticos e o mercenário, engajado por dinheiro.

Esta vitória definiu o destino brasileiro do Nordeste ou segundo Gilberto Freyre :"Nos Guararapes definiu-se a sangue o destino do Brasil o de ser um só e não dois ou três hostis entre si ...."

De tudo resulta a importância da evocação deste evento que alicerçou a pátria brasileira .Se derrotado o Exército Patriota em 19 fevereiro 1649 ,outro teria sido o destino do Brasil e dos brasileiros .Lamentavelmente esta efeméride não mereceu, pôr razões que desconhecemos ,a ênfase que foi dada as comemorações dos 350 anos da 1a batalha dos Guararapes em 19 de abril de 1998.


 

OS 350 ANOS DA RECONQUISTA DE ANGOLA POR LUSO- BRASILEIROS DO REGIMENTO SAMPAIO ATUAL

Em 12 mai 1648, no contexto da dominação holandesa do Brasil, no intervalo das duas batalhas dos Guararapes ,partiu do Rio de Janeirp uma expedição destinada a libertar Angola ocupada há 7 anos pêlos holandeses .Expedição nucleada pelo hoje Batalhão Sampaio e financiada inclusive com 60.000 cruzados obtidos como empréstimo de moradores do Rio de Janeiro .Expedição que em realidade se constituiu na 1a expedição extracontinental de forças terrestres partidas do Brasil .Comandada pelo general Salvador de Sä Correia e Benevides. Este o 2 o brasileiro a ser elevado a general no Exército de Portugal .Compunha-se de 15 navios de guerra e cerca de 1400 expedicionários .A travessia foi aproveitada para o adestramento da tropa ,preparação de granadas e outras munições e a construção de simulacros de soldados a serem colocados nas amuradas do navio para parecer maior o efetivo.

A Expedição atingiu seu destino em 27 jul .Na noite de 1 o ago foi colhida pôr um maremoto que afundou o melhor navio da expedição e matou 200 dos melhores expedicionários de Infantaria do atual e glorioso Sampaio.

A Expedição desembarcou em Luanda e depois de encarniçados combates e com 400 baixas pelo maremoto e combates pela posse das fortificações de Luanda, conseguiu forçar a rendição condicional dos holandeses em 21 ago 1648, seguida de sua retirada de Angola em 24 ago 1648 depois de 7 anos de ocupação .

Foi assim que Angola retornou ao domínio de Portugal graças ao apoio financeiro do Rio de Janeiro e apoio do Terço de Infantaria do Rio que pôr fusões e transformações e denominações sucessivas é o glorioso Regimento Sampaio que também participaria da 2a Expedição extracontinental integrando a FEB .Éste notável feito militar naval e terrestre do Brasil estava coberto pela patina do tempo de onde foi resgatado pelo historiador inglês Carlos Boxer em Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola .São Paulo: Editora Nacional ,1973.

 


O DUQUE DE CAXIAS E A EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL

O Barão de Caxias que pacificou o Rio Grande do Sul em 1o março de 1845 em Ponche Verde ,.onde, também ,se tornou pioneiro abolicionista ,ao assegurar liberdade para os escravos que lutaram pela causa farrapa e incorporando - os como livres à Cavalaria Ligeira do Exército. Ele acumulava as funções de Presidente e de comandante militar da então província que a partir de 1846 o elegeu seu senador vitalício, mandato que exerceu pôr cerca de 30 anos. 

Pacificada a Província empreendeu vigorosa ação administrativa de que se ocuparam a resgatar Walter Spalding e Moacyr Flores e que a focalizamos em Porto Alegre - memória dos sítios farrapos e da administração de Caxias .(Brasília ,EGGCF,1986).

Quanto ao ensino, idealizou e lançou a pedra fundamental ,em 1o fev 1846, em presença do Imperador D.Pedro II, do Liceu D .Afonso nos moldes do Colégio D.Pedro II no Rio onde estudara ao tempo que era Convento de São Joaquim.O curso no Liceu era previsto para 6 anos com uma carga horária semanal de 42 horas funcionando da 8 as 12 pela manhã e das 14 as 17 horas a tarde .Situava-se no quadrilátero formado pelas atuais artérias Borges de Medeiros, Fernando Machado, Demétrio Ribeiro e Espírito Santo .Este Liceu ,penso ,foi o alicerce de todo o edifício educacional gaúcho .

Ele reuniria as aulas esparsas de Gramática latina, Filosofia, e Geometria de Porto Alegre e as de Latim e Francês de Rio Grande e mais a de Latim do Rio Pardo ,sendo acrescida das aulas de Inglês, Geografia , Astronomia ,História, Álgebra, Retórica e Desenho ,segundo Moacyr Flores . na publicação do CIPEL, sobre a Educação no Rio Grande do Sul,1998.

Sobre as dificuldades de recrutamento de professores para o Liceu ,assim se expressou Caxias como presidente da Província em mensagem aos senhores deputados provinciais gaúchos:

"Senhores deputados ! Não deveis esperar que todas estas cadeiras sejam regidas por hábeis mestres ,porque, desgraçadamente, a pouca importância que se dá aos mestres de nossa mocidade, afugenta da nobre carreira do magistério os que a ela se deviam dedicar com vantagem pública .E nem a remuneração prevista é tal que compense ou ao menos chegue para os misteres da subsistência dos mestres .. ."

Esta situação, segundo nos informam ,pouco relativamente tem evoluído entre nós e até verificando-se involuções na remuneração e valorização social do Magistério ,contrastando com a cultura japonesa onde, pôr exemplo ,no início do século, um herói nacional da Marinha japonesa perguntado pelo seu Imperador qual o prêmio que desejaria receber da nação ao deixar a Marinha respondeu:

" - 0 meu maior desejo é ser mestre escola em minha aldeia natal e contribuir com meu saber e experiência para formar as novas gerações ."

A própia idéia dos Colégios Militares é de Caxias como senador gaúcho e Chefe do Governo, ao propor aos seus pares a criação de um Colégio Militar na Fortaleza São João ,aproveitando instalações onde havia funcionado a Escola Militar ao transferir-se do Largo do São Francisco para a Praia Vermelha ,onde ela permaneceu até transferir-se em 1906 para o Casarão da Várzea como Escola de Guerra 1906-11.Esta hoje esquecida e em realidade o berço da profissionalização do Ensino no Exército .É só conferir!

O sonho de Caxias não aprovado pelo Senado seria realizado mais tarde no limiar da República pôr Thomaz Coelho que fora seu Ministro da Agricultura num dos Gabinetes de Ministros que presidiu.


 

A ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL NA AMAN

Dia 28 de janeiro o gen Mauro Moreira Cupertino ,comandante da AMAN e presidente de Honra da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB) inaugurou a Sede Administrativa e Centro de Informações de História Militar Terrestre desta entidade de âmbito nacional e em instalações da AMAN pôr ele cedidas ,ao lado da Banca do Alo ,onde até pouco funcionou a Seção de Inativos e Pensionistas da AMAN.

O presidente da AHIMTB cel Cláudio Moreira Bento reverenciou o presidente do Conselho Fiscal da AHIMTB ,presente ,gen Ex Luiz Pires Ururai Neto. .Agradeceu em nome da AHIMTB a cessão daquelas instalações a instituição pelo comandante da AMAN gen Cupertino e enfatizou que a simplicidade das mesmas procurava seguir a maior virtude do patrono da entidade o Duque de Caxias .Ou seja - A SIMPLICIDADE NA GRANDEZA.

A comitiva de 13 oficias do Estado - Maior Geral e Especial da AMAN liderada pelo gen Cupertino ouviu atentamente as explicações do sentido daquelas instalações .Foi lançada na ocasião publicação organizada pelo vice presidente da AHIMTB cel Arivaldo Silveira Fontes, também presidente da Fundação Osório, contendo as orações de posses e de elogios de patronos ,um autêntico e inédito instrumento de trabalho do historiador militar terrestre .

O cel Bento lembrou que um dia a Academia Brasileira de Letras, hoje uma realidade pujante ,foi um dia incipiente com hoje o é a AHIMTB e que se não faltar solidariedade e vontade cultural dos seus membros e apoio das autoridades e entidades beneficiárias dos estudos que realiza ,ela poderá se tornar uma realidade a serviço do desenvolvimento da doutrina do Exército ,dos Fuzileiros Navais e Policias Militares .Todos os presentes assinaram o Livro de Visitas inaugurado com esta palavras do gen Cupertino ,grande incentivador da idéia de uma Academia de História Militar Terrestre do Brasil junto a AMAN ,que possui a responsabilidade de normatizar o ensino de História Militar no Exército, ora potencializado e enfatizado em todo o sistema de ensino.  

"O Comando da Academia Militar das Agulhas Negras com os olhos voltados para a Modernização do Ensino Militar Terrestre e para as Diretrizes da Alta Administração da Força Terrestre que recomenda em suas prioridade o estudo e o culto à História Militar manisfesta ,ao ensejo desta visita às instalações que ora inauguramos, sentimentos de profundo respeito e de admiração pela Academia de História Militar Terrestre do Brasil. Conscientes de nossas responsabilidades maiores para com a iniciação profissional dos futuros Chefes e Líderes do Exército, destacamos a máxima importância dos estudos e trabalhos desenvolvidos pôr esta entidade que , pôr certo, contribuirão com os aprimoramentos que vêm sendo conduzidos na formação cultural e profissional do Cadete das Agulhas Negras .

Com votos de perenes êxitos ,dos quais a AMAN sempre se incluirá entre sua principais beneficiárias , o nosso caloroso abraço de felicitações a Academia de História Militar Terrestre do Brasil .Com sinceros sentimentos de admiração e de apreço .. : Gen Bda José Mauro Moreira Cupertino - Comandante da AMAN, em 28 janeiro 1999,na Sede Administrativa e Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil na AMAN Av Getúlio Vargas 442 Campos Elisios ,Resende -RJ 27542-140 Entre os assessores do Comando da AMAN destaca-se as presenças do sub comandante cel Macedo ,do comandante do Corpo de Cadetes cel Marzullo , do Chefe da Divisão de Ensino cel Del Monaco, do acadêmico cel Muniz Costa chefe da Sec Ensino A História e Geografia Militar do E/3 da AMAN cel Farias ,e do cel Oliveira Chefe da Sec Patrimonial .

Nas duas fotos da página anterior ,as primeira que O GUARARAPES publica com aspectos da inauguração da Sede Administrativa e Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil pelo gen José Mauro Moreira Cupertino ,comandante da AMAN e 3 o presidente de Honra da AHIMTB ,vendo-se na mesa os livros de Ouro 1 e 2 que registram colaborações financeiras a AHIMTB e outras formas de apoio, o livro de Visitas e a publicação da AHIMTB organizada pelo seu vice presidente cel Arivaldo Silveira Fontes e lançada na ocasião .Na foto superior o gen Ex Luiz Pires Ururai Neto presidente do Conselho Fiscal da AHIMTB prestigiando como sempre os eventos da AHIMTB em Resende.


JOSÉ BONIFÁCIO E SUA VISÃO DA GUERRA NA SELVA E NA MONTANHA

José Bonifácio, que foi consagrado o Patriarca da Independência ,ao organizar a preparação objetiva da separação do Brasil de Portugal pôr medidas concretas e substanciais, estava convicto, segundo falou a Mareschal ,que em caso de guerra marítima dos europeus contra o Brasil ,eles perderiam mais que os brasileiros pois, "as florestas e as montanhas do Brasil poderiam ser transformadas em fortalezas e que para tal era necessário educar a mocidade brasileira na prática de jogos ginásticos para enrijar a nação ".

Era a visão de uma guerra de guerrilhas na selva e nas montanhas do Brasil, a estratégia do fraco contra o forte. Esta já usada contra o invasor nas guerras holandesas com o nome de Guerra Brasílica e nas guerras do Sul 1963-76 como Guerra à gaúcha. E tudo coerente com o pensamento militar português interpretado pelo gen Paula Cidade, patrono de cadeira da AHIMTB, ocupada pelo gen Arnaldo Serafim:

"Julgada a causa justa, pedir proteção de Deus e atuar ofensivamente, mesmo em inferioridade de meios".


ASSUNTOS DIVERSOS

O culto da memória histórica no Colégio Militar de Brasília

O Colégio Militar de Brasília (CMB)acaba de destinar a sala ao lado do Clube de História e Museu do Colégio para sediar a Delegacia da Academia Brasileira de História AHIMTB que tem pôr Delegado o dinâmico acadêmico Gen Arnaldo Serafim. Caminhando pelas instalações do maior Colégio Militar do Brasil encontra-se os monumentos de Duque de Caxias (busto), ao Exército Brasileiro (monumento),a Castelo Branco(busto), Cinerário de Bandeiras Nacionais ( monumento) e Mal Trompowisk ( busto ) .

Em suas avenidas, praças e instalações encontram-se Duque de Caxias (pátio), cruzador Bahia ( palanques), Pres. Castelo Branco (auditório), Gen Darcy Lázaro ( sala de conferência), Guararapes (avenida), Brigadeiro Sampaio (praça), Gen Osório (praça), Olavo Bilac (biblioteca), Forças Armadas (pátio), Gen Pinheiro ( parque desportivo) e Pau Brasil (alameda) etc.

Assim o CMB, ao comando do Cel Moré está afinado com o objetivo nº 1 do Exército:

"Preservar, divulgar e cultuar as tradições à memória histórica e os valores morais e culturais e históricos do Exército".

Votos de O Guararapes que a parceria CMB/Delegacia da AHIMTB reforce ainda mais o objetivo citado e o projete no espírito das futuras lideranças civis e militares brasilienses que cursam o CMB e que elas carreguem sempre sejam fiéis ao lema: Brasil acima tudo!

O gen Osório e os toques de corneta e clarim em 1863

Em 27 de fevereiro de 1860, o brigadeiro Manoel Luiz Osório, comandante da 2ª Brigada da fronteira de Bagé escreveu ao Ajudante General Barão de Surui ,tio, cunhado e muito amigo do então Ministro da Guerra o Duque de Caxias denunciando confusão existente no Exército ,decorrente da existência de toques específico de corneta e clarim e, em decorrência, propondo a eliminação de muitos toques. E argumentou: "O clarim é um instrumento bélico que antes já caíra em desuso no Exército, pôr não desempenhar a sua finalidade com precisão quanto a corneta. Esta é mais expressiva, mais alta no seu som, mais forte para os serviços de campanha e mais fácil comprar-se quando estraga.

Com a diversidade dos instrumentos e dos toques (cordenanças) resulta a dificuldade de ter no Exército um Clarim habilitado convenientemente. E alegou a inutilidade de toques de clarim e corneta diferentes para a mesma ordem. Propôs a fusão dos toques de corneta e clarim e a eliminação de 36 toques entre os quais: Tirar ou colocar botes, Fábrica, À vontade, Ombros direitos a frente, Escaramuçar, Enclinar armas, Aos lados volver,

Homenagem do Circulo Militar de Belo Horizonte à AHIMTB

O patrimônio da AHIMTB foi enriquecido com a obra Rio da Prata Quadro Guerreiros Rio de Janeiro: Laemmert, 1971 de autoria do Dr. Moreira de Azevedo, ancestral ao gen Div R/1 Amaury Sá Freire de Lima doador de valiosa obra, em 16 de out 1998 no Círculo Militar de Belo Horizonte presidido pelo cel Luiz Gonzaga da Silva que na ocasião homenageou a AHIMTB. Círculo que tem como Diretor cultural o historiador Dr. Ildefonso Silveira de Carvalho, \membro da IHGMG que doou a AHIMTB sua obra Belo Horizonte - A cidade está morrendo / Introdução a Ciência Urbana. Continua na página 6

Carta ministerial de estímulo à AHIMTB e acadêmicos

O Exmo Sr Gen Ex Gleuber Vieira Ministro do Exercito e 1 o Presidente de Honra da AHIMTB enviou a presidência da AHIMTB a seguinte mensagem :

"Sensibilizado agradeço a gentileza dos cumprimentos e votos formulados, pôr ocasião de minha assunção do cargo de Ministro do Exército (e de própio punho).

Aproveito para pedir que estenda os agradecimentos aos acadêmicos com os votos de um 99 pleno de realizações. Abraços Gen Gleuber ". Continua na página 6

Continuação de O GUARARAPES Ano 1999 mar/abr número 20 página 6

São Gabriel - a terra dos museus militares

Dia 30 dez 1980 foi inaugurado o Museu Histórico da Caserna de Bravos pelo acadêmico cel Carlos José Sampaio Malan e comandante do 6º BE Cmb aquartelado na histórica caserna construída pôr Mallet em 1846.É o 3º museu militar em São Gabriel que se soma aos já existentes museus da Campanha da FEB e o tradicional reorganizado pelo acadêmico Osório Santana Figueiredo, também o historiador da Caserna de Bravos.

Notícias de membros da AHIMPTB chegadas a redação de O Guararapes

Patronos em vida

- Gen Severino Sombra - enviando suas crônicas semanais e contribuição financeira voluntária para custeio da AHIMTB.

- Gen Francisco Ruas Santos - forneceu a AHIMTB subsídios para produções culturais históricas diversas que estão à disposição em pasta própia .

- Gen Umberto Peregrino - Patrono de cadeira em vida, pôr sua marcante obra como historiador militar terrestre e editor,como diretor da BIBLIEX, onde emprestou ênfase a edição de livros de História do Exército e o estímulo objetivo para o surgimento de novos historiadores da instituição naquela época .

- Alte Hélio Lêôncio Martins - eleito patrono em vida ,pôr sua assinalada História dos Fuzileiros Navais na História Naval Brasileira ,em parceria com o acadêmico CMG Dino Willy Cozza e escrevendo no Letras em Marcha dez / jan , artigo sobre o Alte Alexandrino de Alencar ,três vezes Ministro da Marinha e natural de Rio Pardo - Rio Grande do Sul, onde a casa em que nasceu é museu local .

Acadêmicos

- Gen Arnaldo Serafim - instalando no Colégio Militar de Brasília, sede de Delegacia da AHIMTB ao lado do Museu e Clube de História do maior Colégio Militar do Brasil.

- Cel Arivaldo Silveira Fontes - organizou e conseguiu apoio do SENAI/DF para publicar obra da AHIMTB em distribuição, contendo saudações de posses de acadêmicos e elogios de patronos 1996-97.Valioso e original instrumento de trabalho do historiador militar terrestre brasileiro!

- Cel Antônio Gonçalves Meira - contribuindo com seus artigos no Ombro a Ombro, focalizando suas Memórias da Escola Preparatória de Porto Alegre.

- Prof Antônio Pimentel Winz - preparando o elogio de seu patrono Dr Eugênio Vilhena de Moraes, o maior biógrafo de Caxias, cuja cadeira assumira na Escola Naval em julho.

- Gen Carlos de Meira Matos - publicando artigo na RIHGMT comemorativa dos 250 anos da capitania de Mato Grosso e sobre a projeção geopolítica da mesma.

- Cel PMMG Carlos Alberto Carvalhaes - instalando a Delegacia da AHIMTB em BH com o apoio do Círculo Militar de BH.

- Eng Mil Cristóvão de A. Pires Jr. - coordenando no Rio, pela AHIMTB a sessão solene de 17 de março no IME, comemorativa do 3º aniversário da AHIMTB e afirmando ter sido a AHIMTB a instituição histórica brasileira pioneira na criação de Home Page .Um grande estímulo do confrade à AHIMTB!

- Cel Cláudio Moreira Bento com artigos Defesas e defensores da Capitania de Mato Grosso na RIHGMT, comemorativa dos 250 anos da Capitania de mato Grosso , na Military Review do Exército dos EUA ,sobre os 350 anos da 1a batalha dos Guararapes de 19 abr 1648 e no jornal Tradição do MTG e Voz da Cidade ,do Vale do Paraíba ,artigo A Projeção do Duque de Caxias na Educação no RGS etc

-GMG Dino Willy Cozza - coordenando no Rio, junto a Escola Naval, sessão da AHIMTB prevista para julho.

- Ernani Donato. Passando a presidência do IHGSP e continuando como orador.

- Cel Jardro de Alcântara Avellar - estimulando generosamente com doações financeiras voluntárias o custeio da AHIMTB. Contribuição vital para a continuidade desta obra da AHIMTB como ONG.

- Gen José Carlos A. do Amarante - preparando o elogio de seu patrono de cadeira Mal - José Bernadino Burmman, historiador militar assinalado da guerra do Paraguai e guerra Civil 1893-95 no Paraná,... e Aj O e depois biógrafo do Duque de Caxias e Ministro da Guerra 1905-10.

- Cel José de Sá Martins - dando prosseguimento as suas pesquisas sobre guerras de Canudos e Contestado .Seguramente uma contribuição ao desenvolvimento da doutrina de Segurança Interna !

- Cel Manoel Soriano Neto - trabalhando febrilmente na assessoria ministerial ,com vistas as denominações históricas de unidades, e atendendo com presteza subsídios solicitados pela AHIMTB.

- Cel José Carlos Sampaio Malan - transformou a Caserna de Bravos em São Gabriel, num museu militar consagrando a cidade com mais o título de Terra dos Museus Militares, pôr possuir agora três museus.

- Cel PMRS José Luís Silveira .- veterano do Combate de Cerro Alegre em 20 st 1932 em Piratini e presente na Assembléia do RGS no lançamento de livro sobre o gen Hon Flores da Cunha seu chefe em 1932 e representando a AHIMTB. Flores da Cunha era general honorário do Exército !

- Gen Jonas de Moraes Correia Neto . Eleito vice presidente da Academia Carioca de Letras

- Cel J.V. Portella Ferreira Alves - dando cobertura e estímulo a AHIMTB nas colunas de o Letras em Marcha.Vet FEB José Conrado de Souza - coordenando sessão solene da AHIMTB no CMPA em 17 maio de posse como acadêmico do Gen João Carlos Rota, bacharel em História, na cadeira que ten patrono o Gen Valentim Benício ,filho de Uruguaiana -RS

- Cel Luiz Carlos Carneiro de Paula - preparando o elogio de seu patrono Gen Flamarion Barreto para sua posse em sessão solene na AMAN, em 23 de abril.

- Cel Mário José Menezes atualizando a História da 3a DE e organizando a Biblioteca do Colégio Militar de Santa Maria.

- Cel Nilton Freixinho - Em concorrido evento lançou em 27 de janeiro no Palácio do Catete mais um livro sobre a evolução do Pensamento brasileiro de 1920-90. A AHIMTB se fez representar. Fez em Letras em Marcha um expressivo necrológio do falecido patrono em vida gen A . de Lyra Tavares.

- Gen Newton Bonumá dos Santos - A AHIMTB desconhece seu atual endereço e necessita comunicar-se urgente com o acadêmico, para que lhe envie o elogio de seu patrono Gen Souza Docca, para publicá-lo.Quem o localizar solicita-se a transmissão deste apelo .

- Osório Santana Figueiredo - trabalhando intensamente em seu novo trabalho: São Gabriel - A Terra dos Marechais e colaborando com Zero Hora de Porto Alegre.

- Cel Paulo Sérgio Muniz Costa - coordenando a sessão da AHIMTB na AMAN em abril, comemorativa de mais um aniversário da mesma.

- Gen Tácito Theóphilo de Oliveira - publicando na revista do Instituto do Ceará seu discurso de despedida da presidência do Instituto do Ceará que transferiu ao acadêmico não empossado Cl Paulo Aírton de Araújo que nela publicou seu discurso de posse como presidente.

Correspondentes

- Prof. Adilson César - com seu característico dinamismo, a frente de várias promoções históricas em Sorocaba.

- Io Caggiani - com seu livro pronto sobre o Santanense Mal Nelson de Mello e a procura de parceria para editá-lo. Votos de que consiga um editor ou patrocínio que divulgue este grande soldado que chefiou a Casa Militar e foi Ministro da Guerra do Presidente Juscelino Kubischek e comandante do 6 o RI de Acaçapava -SP que recebeu a rendição alemã em Fornovo .Enfim uma legenda contemporânea .

- Cel José Spangenberg Chaves - sempre enviando a AHIMTB subsídios de História Militar Terrestre do Brasil. A última sobre a AMAN, alvo de duas reportagens valiosas

- Cel José Casteliano de Lucena - coordenando a participação da Polícia Militar do Rio de Janeiro na sessão solene do IME em 17 de março.

- Carlos Fonttes - autor da História da 1ª Bda C Mec em Santiago-RS

- Cel Rui Duarte - mantendo acesa e viva a crônica da família militar brasileira na coluna Polainas e Charlateiras de Ombro a Ombro .

Solicita-se dos membros da AHIMTB o envio de notícias para esta coluna!!

 

Ao Letras em Marcha

PROGRAMAÇÃO DA AHIMTB 1º SEMESTRE 1999

17 março - sessão solene no IME, comemorativa do 3º aniversário da AHIMTB ,com posses das acadêmicos gen Bda José Carlos A. do Amarante, cel PMRJ Vidal da Silveira Barros e como correspondente o jovem pesquisador Marcelo Peixoto da Silva.

Inicio de abril - sessão solene na AMAN comemorativa do seu aniversário e posses como 3 0 presidente de Honra do gen bda Domingos Carlos de Campos Curado, comandante da AMAN e dos acadêmicos coronéis Luiz Carlos Carneiro de Paula e Manoel Cândido Andrade Neto.

26 maio - sessão solene no CMPA e posse como acadêmicos do gen João Carlos Rota e cap PMRS Aroldo Medina e correspondente maj Antônio Carlos Belem de Oliveira.

5 junho - sessão solene no CMF com posses como acadêmicos do cel Paulo Ayrton de Araujo eTen cel PMCE João Xavier de Holanda e correspondente Cap Prof Robson Papandrea.

Julho - sessão solene na Escola Naval com inauguração da cadeira que tem pôr patrono o alte Hélio Leôncio da Silva e posse do acadêmico Prof Antônio Pimentel Winz, autor de alentada pesquisa sobre a Casa do Trem ,onde teve início a atual Academia Militar das Agulhas Negras.

Para o 2o semestre esta projetada sessão solene no Colégio Militar de Curitiba para inaugurar cadeira que tem pôr patrono o falecido gen Luiz Carlos Pereira Tourinho, a ser ocupada pelo gen Med Aureliano Pinto de Moura , natural daquele Estado .Serão realizadas sessões na AMAN em agosto evocativa do patrono da AHIMTB e na Fundação Osório e mais duas sessões a definir dia e local .

Espera-se em agosto na AMAN lançar a obra do ten cel Celso Rosa veterano da FEB intitulada 0 Pracinha na FEB ,oportunidade em que assumirá a cadeira deixada pôr morte pelo cel Cecil Wall Barbosa de Carvalho ocupante da cadeira gen Adailton Pirassinunga. 

Publicações recebidas e comentários breves

Revista do Clube Militar 355, com histórica entrevista do então Ministro do Exército e Presidente de Honra n o 1 da AHIMTB ,gen Ex Zenildo de Lucena, sobre aspectos de sua administração no Exército .A AHIMTB a arquivou em pasta do citado presidente de Honra que muito a estimulou com correspondências a ela dirigidas .Merece destaque o artigo do cel Jarbas Passarinho - A História feita pêlos odientos ,que pode ser complementada pôr encarte distribuído pela Revista e mais pôr artigo Raizes do AI-5 no Letras em Marcha do gen Raimundo Negrão Torres etc .Essenciais para o jovem soldado de hoje se situar .

A manipulação da História Brasileira leva a seguinte reflexão que deparamos no Museu da República que auxiliará o leitor inteligente a não comer gato pôr lebre :

O PASSADO é uma enorme planície onde correm dois rios .Um de margens bem definidas que é o rio da HISTÓRIA .Esta fruto da razão e técnicas apuradas na seleção de fontes integras, fidedignas e autênticas .O outro rio é de margens imprecisas que vez pôr outra sai do leito e provoca alagamentos perigosos .Este rio é o MITO ,fruto da PAIXÃO e não da RAZÃO.E entre nós predomina o MITO e não a HISTÓRIA .Impõe-se a existência no Brasil de um TRIBUNAL DE HISTÓRIA que desenvolva um PROJETO VERDADE para prevenir a alienação de nossa gente e protegê-la proporcionando - lhe IDENTIDADE e PERSPECTIVA históricas .Mas creio que isto seja uma utopia .mas algo tem de ser feito dentro do quadro confuso que se apresenta .

Letras em Marcha divulgando a AHIMTB na coluna "Nem cora o sabre". Ombro a Ombro divulgando o Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil da AHIMTB instalado em dependências cedidas pelo Comando da AMAN. Jornal da SASDE ,n o 54,primoroso,exemplar,histórico e para ser guardado como fonte histórica .Traz na capa oficiais da Ativa e Reserva do CMS posando na frente de enorme óleo Grito do Ypiranga em festa de integração em 16 dez; artigo A realidade brasileira do ensino à distância, do gen Nialdo Bastos,ex comandanre da 2a DE e, o registro comovente de ato de bravura do Sgt Artur Carlos Barbosa ao salvar das águas do Tamanduatei ,em 6 jan ,um PM e uma sra vítima afogando-se . Sgt Arthur o abraço comovido de O Guararapes pôr voce ter honrado o nosso Exército com sua bravura ! Parabéns ao cel Fressatti pôr mais este documento histórico modelo .Boletim da Academia Paulista de História dez 98 e jan 99 com interessante Cronologia de D.Pedro I no Brasil ,o organizador do Exército Brasileiro em dez 1824 .SAPIÊNCIA 2 do Colégio Militar de Campo Grande ,noticiando a sessão de out da AHIMTB nele realizada e o discurso de posse do acadêmico então empossado cel José Maria de Souza Nunes ,sobre o seu patrono Visconde de Taunay .Boletins do IHGSP 31,do IHGSC 10 e, do IEV e neste artigo sobre Frei Galvão do colaborador Hélio Damante .SOAMAR -SOROCABA 2 com artigo do correspondente prof Adilson Cezar intitulado -Tamandaré sorocabano , apresentando as raízes genealógicas do gáucho riograndino Alte Tamandaré em Sorocaba .Plaqueta Aluisio de Almeida o maior historiador da Revolução de 1842 ,pôr Paulo Fratelli .Doação coleção Voluntários da Pátria etc enviada de Porto Alegre para o acervo da AHIMTB pelo gen Daniel Lomando Andrade. RIHGMT, número dedicado aos 250 anos da criação da Capitania de Mato Grosso com diversos e categorizados articulistas que deram expressiva colaboração ao resgate da História Militar terrestre mato-grossense .Boletim do IHGMT 2 ,primoroso, anunciando o aniversário do historiador militar terrestre de Mato Grosso dr Luiz Philliphe Pereira Leite em 3dez e ao qual ,o culto, a pesquisa e divulgação da História Militar Terrestre do Brasil esta muito a dever e agradecer!

ALTERAÇÕES NA PRESIDÊNCIA DE HONRA E DIRETORIA DA AHIMTB

1o Presidente de Honra Ministro do Exército gen Ex Gleuber Vieira. 2 o Presidente de Honra Chefe do DEP gen Ex Frederico Faria Sodrë de Castro .3 o Presidente de Honra o comandante da AMAN gen Bda Domingos Carlos Campos Curado .Conselheiro Fiscal o cel Alceu Paiva em substituição ao cel Med QEMA Flávio de Arruda Alves,exdiretor do CRI transferido para Fortaleza -CE que deu grande apoio à consolidação de AHIMTB e com muita justiça seu benemérito.

APELO A COLABORAÇÕES EM DINHEIRO PARA CUSTEAR A AHIMTB

A AHIMTB possui dois livros Ouro .O 1 o registra toda a forma de colaborações não em dinheiro .O 2 o as colaboracões em dinheiro de seus sócios e colaboradores .Esta se destina ao O GUARARAPES, encadernações ,xerox, correios ,material de expediente e outras despesas miúdas e tudo sob fiscalização do Conselho Fiscal.Para colaborar envie cheque nominal a ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL ,o qual será depositado em C/C BB da AHIMTB .Faça a sua doação para levar esta idéia avante, caso com ela concorde .Enviem para o endereço :Cláudio Moreira Bento AHIMTB -AMAN Av Getúlio Vargas 442 Campos Elísios Resende - RJ 27.542-140.


 

"Para alimentar o cérebro de um Exército na paz, para prepará-lo para a eventualidade indesejável de uma guerra, não existe livro mais fecundo em meditações e lições do que o da História Militar."