INFORMATIVO GUARARAPES

 

 

O GUARARAPES

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

CGC 01.149.526/0001-09

http://www.resenet.com.br/users/ahimtb

E-mail: ahimtb@resenet.com.br

Número especial dedicado inauguração do Memorial ten cel Vilagran Cabrita e participação da AHIMTB nas comemorações dos 350 anos da 1a Batalha dos Guararapes e 4 o ano do Dia do Exército Brasileiro.

Fundada em 1o de março de 1996

ANO: 1998                 MÊS:   MAIO(ESPECIAL)                      No 15


A ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL (AHIMTB)NA COMEMORAÇÃO DOS 350 ANOS DA 1a BATALHA DOS MONTES GUARARAPES E DO 4 o ANIVERSÁRIO DO DIA DO EXÉRCITO ( 19 ABR. 1998).

A AHIMTB em apoio a comemoração dos 350 anos da 1a Batalha dos Guararapes ,considerada por expressivos analistas e intérpretes do processo histórico brasileiro como sendo o BERÇO DO EXËRCITO E DA NACIONALIDADE, ela desenvolveu ou participou direta ou indiretamente por intermédio de seus membros e respectivas obras ,das seguintes ações culturais militares, terrestres entre outras.

1-Projeto da reedição da obra de seu Presidente As Batalhas dos Guararapes, análise e descrição militar ,editada em 1971 em 2v pela UFPE e lançada na inauguração do Parque Guararapes em 21 abr 1971.Obra revista ,complementada, condensada e apresentada pelo Exmo Sr Ministro do Exército gen Ex Zenildo de Lucena, também 1 o Presidente de Honra da AHIMTB .Obra confiada por sua Excia à BIBLIEx para publicação e ,suspensa temporariamente , segundo ainda sua Excia, por falta de recursos no momento. Obra que será reeditada ,segundo o gen Bda Sérgio Roberto Dentino Morgado, em 21 abr. no Forte do Brum "em co-edição com a UFPE." Aguardemos !

2-Edição de O Guararapes 14 com abordagem da 1a Batalha e do Guararapes Especial 19 de abril .O último, num esforço de síntese e interpretação militar das Guerras Holandesas 1624-54, foi distribuído amplamente ,com o concurso da Agência BB de Resende ,preferencialmente às escolas do Exército em todos os seus níveis ,ao comandos e OM subordinadas ao Comando Militar do Nordeste ,a historiadores militares terrestres brasileiros etc. Esta colaboração à comemoração , mereceu do Sr Ministro do Exercito e de seu Chefe de Ensino e Pesquisa cumprimentos pela oportunidade e boa qualidade da informação militar histórica contida nas duas publicações .

3-Cooperação com solicitação feita pelo C.Com S Ex através de seu chefe gen Div Rômulo Bini Pereira ,no sentido de envio de subsídios para serem colocados na Internet via C.Com S Ex ,para subsidiarem um concurso nacional de sites sobre a projeção da 1a Batalha na formação da Nacionalidade .A AHIMTB, em duas remessas, enviou: subsídios bilingues sobre As Guerras Holandesas com expressiva lista bibliográfica; o projetado livro As Batalhas ...citado, em disquete; comentários a sua 1a edição por escritores civis e militares a época de seu lançamento e ,o Sentido histórico da 1a Batalha na interpretação de consagrados intelectuais militares e civis brasileiros e, a cores ,mapas das batalhas redesenhados pelo Capitão de Corveta Carlos Norberto Bento, filho do autor ,para possibilitar reduzir a obra a um só volume .

4-Palestra no Instituto Militar de Engenharia(IME) pelo Presidente da AHIMTB das 14 as 16 horas de 15 de abril ,a convite do seu comandante gen Bda José Carlos Albano Amarante ,também historiador militar terrestre brasileiro A assisitiram todos os seus alunos ,tendo uma aluna e um aluno divido a leitura de tópicos com o conferencista, o que ajudou a prender a atenção do auditório de alunos "do melhor curso de Engenharia do Brasil ",na palavra do Ministro de Educação em visita à Casa ,hoje a guardiã do pioneirismo do Ensino Superior Civil no Brasil ,iniciado na Casa do Trem ,na Real Academia de Artilharia Fortificação e desenho ,que foi também a pioneira do Ensino Militar Acadêmico nas Américas e tudo em em 1792 pelo Conde de Resende 13 o Vice Rei.

5-Palestra do Presidente da AHIMTB no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no final da tarde de 15 abr, tendo como tema A 1a Batalha dos Guararapes e a sua projeção na formação da nacionalidade, segundo : Lopes Santiago,Gilberto Freire, Câmara Cascudo, Pedro Calmon, Nilo Pereira ,Jordão Emerenciano ,Capistrano de Abreu, Meira Mattos, Ruas Santos e o então major Cláudio Moreira Bento em 1971 etc

6-Palestra do Presidente da AHIMTB na AMAN, as 19 ,00 horas de 16 de abril no Cinema Acadêmico para Oficiais e Cadetes ,tendo por temática A História da História da 1a Batalha e como encerramento do Simpósio Guararapes 350 anos de 13-16 abr. Evento que contou o prestígio e participação ativa e estimulante do comandante da AMAN gen Bda José Mauro Moreira Cupertino e com a colaboração de historiadores militares e civis. dos IHGB,IGHMB e AHIMTB Foi ressaltada a lista das principais obras e seus autores responsáveis pela preservação ,para a posteridade ,da memória militar terrestre do fato histórico ,hoje cultuado como o Berço do Exército e da Nacionalidade.

Os cadetes assistentes mostraram grande interesse formulando ao conferencista interessantes perguntas pertinentes ao tema. Encerroucom brilho o Simpósio o historiador militar terrestre e acadêmico da AHIMTB a ser empossado,ten cel Muniz Costa, atual chefe da Cadeira de História Militar.

7-A AHIMTB se fez presente no Recife ,às comemorações dos 350 anos da 1a Batalha, comemorados em 20 de abril no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, inaugurado em 21 de abril de 1971 pelo Presidente Médici ,e no Forte do Brum ,o Museu do Soldado do Nordeste .Ali estiveram presentes os 1 o ,2 o , e 3 o presidentes de Honra da AHIMTB ,respectivamente o gen Ex Zenildo de Lucena ,Ministro do Exército; gen Bda Sérgio Roberto Dentino Morgado diretor da DAC e o citado gen Cupertino ,comandante da AMAN.

As 16,00 horas de 20 de abril teve lugar a inauguração do Mirante do Parque Guararapes pelo Ministro gen Ex Zenildo e Governador Miguel Arrais e ,sob o Mirante, a Sala que abriga uma maquete do campo de batalha e quadros explicativos do desenvolvimento das duas batalhas neles constando terem sido feito com apoio da obra do major Claudio Moreira Bento- As Batalhas dos Guararpes Análise e descrição militar. Recife,UFPE,1971,2v ,texto e mapas .Fato que foi enfatizado pelo locutor do CMNE que descrevia aos presentes em que consistia o conteúdo da sala e a finalidade do Mirante. Trabalho dirigido pelo ten Cel Art Jones Madruga de Souza ,da 7a DE/7RM e aluno destacado em História Militar do cel Bento na AMAN em 1978-79.A cerimônia organizada pelo Comando Militar do NE , contou com avultado número de oficias autoridades civis e senhoras que gentilmente foram recebidos ali pelo Gen Ex Arnulpho Francisco Pamplona Pessoa, comandante militar da área do Nordeste .Durante a inauguração sobrevoou o Mirante uma Esquadrilha de Helicópteros da Aviação do Exército sediada em Taubaté-SP.

A seguir teve lugar na Igreja N.S dos Montes Guararapes um Te Deum celebrado por D.José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Recife e Olinda que entrou na igreja entre alas de Dragões da Independência vindos de Brasília e representação de cadetes da AMAN .A frente do cortejo litúrgico carregando uma cruz ,na entrada e na saída foi colocado um cadete da AMAN que também participou do oficio do Te Deum .

Sua Eminência ,em seu histórico sermão ressaltou "a milagrosa comunhão harmoniosa de diversos povos no Brasil ; o sentido da 1a Batalha como o Berço da Nacionalidade e a razão do Te Deum ,pelo triunfo do Direito luso-brasileiro e da Justiça na 1a Batalha e, também, como sufrágio das almas dos bravos patriotas que tombaram na 1a batalha ."Foi o histórico sermão ,uma aula magna de interpretação histórica, digna dos 350 da batalha .

As unidades que possuem denominações históricas referentes a eventos ,sitios históricos e heróis ligados a luta contra o invasor no NE se fizeram representar por seus estandartes históricos, para orgulho do historiador militar terrestre ,a ser empossado acadêmico da AHIMTB, presente, cel Manoel Soriano Neto ,diretor do C.Doc Ex e em cuja direção foram aprovados pelo Ministro do Exército ,8 das 14 denominações históricas ali representadas.

A noite no Forte do Brum ,Museu do Soldado do NE e dirigido pelo cel Antônio Pádua S. Lopes ,também diretor do Parque Histórico Nacional dos Guararapes e em cerimônia presidida pelo Sr Ministro do Exército tiveram lugar os seguintes eventos:

-Inauguração da nova iluminação da Praça Comunidade Luso Brasileira e do Forte do Brum, em presença de avultado número de presenças ilustres.

-Canto da nova canção do Exército, por coral de alunos do Colégio Militar do Recife. abordando em sua letra ícones basilares da História do Exército ,como Guararapes que originou o Dia do Exército e o Duque de Caxias ,patrono do Exército, cuja data de nascimento foi consagrada como o Dia do Soldado Brasileiro .O coral foi colocada no alto da murada do Forte e assistido da praça Comunidade Luso-brasileira .

No interior do forte ao ar livre tiveram lugar os seguintes eventos :

-Lançamento da obra O Exercito Brasileiro na História do Brasil ,financiada pela Odebrecht, uma re-edição, segundo foi enfatizado pelo mestre de cerimônias ,da História do Exército Brasileiro - perfil militar de um povo (HEB),lançada em 1972 pelo Estado-Maior do Exército, como parte das comemorações dos 150 anos da Independência e que contou, então ,com a colaboração destacada de atuais acadêmicos e patronos de cadeiras da AHIMTB e de alunos que cursavam a ECEME .Seu capítulo sobre As Guerras holandesas teve a sua elaboração final ,a época, a cargo do major Cláudio Moreira Bento, como historiador convidado pelo EME e foi ilustrada pelo cel Francisco Ruas Santos(patrono em vida de cadeira na AHIMTB) e, ambos, na época, respectivamente adjunto do presidente e presidente da Comissão de História do Exército Brasileiro do EME ,encarregada do projeto que teve como coordenador geral o general Souza Junior ,hoje patrono de cadeira na AHIMTB e autor do clássico sobre as Guerras Holandesas Do Recôncavo aos Guararapes. O texto Guerras Holandesas da HEB ,submetido então, ao gen Antônio Souza Junior , este o aprovou sem alteração.

-Lançada pelo Clube da Medalha,a medalha comemorativa dos 350 anos da 1a Batalha dos Guararapes com a esfinge de 4 heróis dos Guararapes ,interpretação com a qual a AHIMTB discorda por achá-la discriminatória .

-Premiados os 4 vencedores presentes do Site Guararapes promovido pelo C.Com SEx com patrocínios diversos e com a coordenação do ten cel Cav Pedro Theophilo Filho encarregado do projeto pioneiro e bem sucedido que resultou em 18.000 visitas ao sistema do C.Com S.Ex a participação de 60 candidatos ao concurso .Foram premiados em 1 o lugar o ten Marcelo Pires Camargo, servindo no Gabinete do Ministro;em 2 o lugar o Capitão de Corveta Carlos Norberto S .Bento ,chefe da rede de computadores da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha e ilustrador da projetada re-edição de As Batalhas dos Guararapes citado;3 o não compareceu e era da USP;o 4 o foi o casal Horácio Poblete e Luciane da UNICAMP e 5 o lugar o ten Luciano Valério Silva Freire do DGS .Todos mencionaram haver recorrido a obra As Batalhas dos Guararapes citada .

A cerimônia no Forte do Brum foi encerrada com o cantor Martinho da Vila (Militar e não Izabel ) com o canto da canção de sua autoria Guararapes onde o Brasil aprendeu a Liberdade.Segui um coquetel de confraternização entre os convidados presentes .

No dia 19 de abril o Jornal do Comercio editou caderno especial, onde ressalta a entrevista de Antônio Gonçalves de Mello Neto ,seguramente o maior historiografo vivo da dominação holandesa no Nordeste e o artigo O Legado de Guararapes de autoria do Ministro do Exército gen Ex Zenildo de Lucena que refere a certa altura :

"...O Exército permaneceu fiel ao legado dos heróis de Guararapes - Barreto de Menezes,Vidal de Negreiros,João Fernandes Vieira ,Antônio Dias Cardoso ,Felipe Camarão e Henrique Dias que, ao vencerem a batalha ,lançaram as bases de uma realidade histórica e geográfica que desabrocharia soberana ,174 anos mais tarde ,às margens do riacho Ypiranga, na grande nação brasileira ..."

Conceito com o qual a AHIMTB concorda , se solidariza e aplaude por justo e veraz !

Merece destaque ,por sua projeção popular, a série de out doors patrocinados pelo Sistema FIEPE/SESI/SENAI e espalhados pelo Recife com a mensagem: "Os heróis de ontem e os heróis de hoje ,como homenagem aos 350 anos da 1a Batalha dos Guararapes e a batalha de todos os dias ."

O out door representava as figuras de heróis dos Guararapes e a de um operário brasileiro na sua batalha diária .

O Diario de Pernambuco de 20 de abril foi mais específico em relação aos 350 anos da 1a Batalha e em especial como as ilustrações e fazendo justiça em lista bibliográfica aos autores obras mais importantes que tornaram possivel à posteridade conhecer o fato histórico que resgataram com sacrifícios e dedicação .E dentre elas As Batalhas dos Guararapes ...citada de autoria do presidente da AHIMTB há 26 anos .Esta atitude ética é raramente observada por outras publicações !!!

Merecem destaque os artigos Guerra Brasílica de Pedro Paulo Resende e a Lição de Guararapes de Leonardo Dantas da Silva vice presidente do IAHGPE.Este ressalta

"....Depois da expulsão dos holandeses os portugueses quiseram reassumir a sua atitude de superioridade e proteção .Data daí a irreparável e irreprimível separação entre pernambucanos e portugueses ..."

E deste sentimento justo foi vítima politicamente e ainda continua sendo em muitas obras o Mestre de Campo Antônio Dias Cardoso. por ter sido português do Porto e dedicado toda a sua vida à causa da Insurreição .Já é tempo de revisar-se conceitos sobre os heróis de Guararapes .E quem provou o valor de Dias Cardoso foi o mestre Antônio Gonçalves de Mello Neto em sai obra Restauradores de Pernambuco .História é verdade e justiça ! A verdade histórica é filha dos tempos e não da autoridade.O contrário é manipulação da História !!!

O C.Com S Ex lançou belissima revista Guararapes 350 anos -Exército Brasileiro onde se destacam as originais ilustrações da lavra do paraibano e o maior ilustrador militar do Exéwrcito de todos os tempos o cel Cav Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia, acadêmico da AHIMTB que tomará posse em 30 maio em Resende ,na cadeira que tem por patrono o maior ilustrador falecido da História do Exército o pintor Miranda Junior ,gaúcho do Alegrete .A revista em tela enriqueceu sobremodo a iconografia brasileira sobre as Guerras Holandesas que foi usada pelo site vencedor em 1 o lugar .

9-Reunião da AHIMTB ,em Resende ,em 25 abril homenageou os 350 anos da 1a Batalha, servindo como porta voz um cadete que descreveu a 1a batalha e sua projeção histórica, conforme a estudam deste 1978 ,quando foi introduzida no Curso de História Militar do Brasil através do livro texto História Militar do Brasil com apoio no citado As batalhas dos Guararapes ...O cadete vencedor de concurso promovido pela AMAN sobre a 1a Batalha leu a convite da AHIMTB a sua redação premiada.

10-A AHIMTB através de seu presidente colocou à disposição do C.Com S.Ex e da Military Review sua versão militar bilíngüe das Guerras Holandesas .A versão em inglês foi feita pelo sócio correspondente da AHIMTB ,no Rio cel José Spangenberg Chaves .A versão portuguesa foi oferecida à Defesa Nacional, à Revista do IHGB e ao Clube Militar. .Uma síntese da 1a Batalha dos Guararapes foi colocada à disposição do Jornal do Comércio de Recife e o do Rio de Janeiro, da Voz da Cidade do Vale do Paraíba, a Platéia de Santana-RS e ao Tradição do MTG etc .

11- A AHIMTB sugeriu e foi republicado pelo CMNE a literatura de cordel Heróis Guararapes do grande poeta popular Lourival Batista e feita em 1971 para a inauguração do Parque Guararapes, com subsídios que lhe foram fornecidos pelo IV Exército. E convém encerrar este relato com seu inspirado verso :

Guardemos bem nas memórias ,trabucos, flechas tacapes .

Tabocas e Guararapes ,são montes de vitórias .

Troféus ,triunfos e glórias, nestas batalhas renhidas .

Surjam ,nas mãos prevenidas ,cinzel ,pincel ,pena e lápis .

Que gravem dos Guararapes ,suas glórias merecidas.

E foi o que a novel Academia de História Militar Terrestre do Brasil dentro de suas fracas e limitadas forças, orgulhosamente realizou ou tentou ,em apoio a Força Terrestre- O Exército , para uma comemoração condigna dos 350 anos da 1a Batalha dos Guararapes, O Berço do Exército e da Nacionalidade. Fica aqui em O Guararapes o registro histórico !

REFLEXÃO FINAL

A AHIMTB vem mobilizando através de sessões de posses de acadêmicos ,em cadeiras cujos patronos foram ou são destacados preservadores da memória militar terrestre do Brasil ,as vidas e obras dos mesmos .E, em conseqüência a nossa História Militar Terrestre!

Sessões que tem sido realizadas ,com a presença e participação, como assistentes ou como porta vozes da AHIMTB ,da juventude militar terrestre estudando nas escolas mantidas pelo Exército ou ,de aspirantes de saúde estagiários em OM do Exército .E isto visando passar-lhes informações históricas seguras para fazerem frente as manipuladas ,com diversos fins e mesmo a ausência sistemática ,na Mídia ,de informações ou abordagens da história militar terrestre, uma marca dos tempos atuais .Com isto sonha em despertar novas vocações de consumidores, cultores e produtores de História Militar Terrestre do Brasil. Ação que se estende pouco a pouco à juventude militar do Corpo de Fuzileiros Navais ,da Infantaria da Aeronáutica e das Polícias Militares .

O grande desafio atual da historiografia militar terrestre do Brasil é a falta de compreensão de sua necessidade de maior apoio editorial oficial as suas produções ,seja através de livros ,de artigos, disquetes, Internet ,conferências .Cabe ressaltar a concorrência com obras bem escritas ,mas carentes de fundamentação documental e que geram equívocos que agridem e atropelam a função social do historiador militar terrestre brasileiro, olvidando seus patrocinadores e autores de que A História Militar Terrestre do Brasil é o melhor Laboratório da Táticas e Estratégias militares terrestres do Brasil e, por via de conseqüência, vitais para o desenvolvimento da Doutrina Militar Terrestre do Brasil com progressivos índices de nacionalização .E este exemplo nos vem de Caxias , Ministro da Guerra e comandante de 5 campanhas vitoriosas que adaptou ,,em 1862, a Doutrina Militar Terrestre de Portugal ,de influência inglesa ,às realidades militares culturais e operacionais brasileiras e sul -americanas ,que vivenciara ,até que se dispusesse de uma doutrina militar terrestre genuinamente brasileira ,como a desenvolvemos, há 350 anos sob a forma de Guerra Brasílica ,a responsável pela expulsão do invasor de Pernambuco e ,de igual modo ,a Guerra à gaúcha ,para fazer frente e vencer as invasões espanholas que por cerca de 13 anos dominaram grande parte do Rio Grande do Sul .

Por estas deficiências e, mais, pelo estudo descritivo e não crítico da História Militar, à luz dos fundamentos de Arte e Ciência Militar Terrestre que enformam a profissão Soldado, responde a tão lamentada não renovação de novas vocações de consumidores, estudiosos, apropiadores ,divulgadores e historiadores militares terrestres críticos .

E julga a AHIMTB que esta tarefa é missão impossível para os historiadores militares terrestres atuais ,expressivamente ,por vezes , postos de lado, por lideranças e outros agentes que confundem a história descritiva ,com a história crítica que alavanca o desenvolvimento doutrinário e a aprendizagem da profissão soldado .Impõe-se uma parceria dos historiadores militares terrestres com o estímulo de instituições que possuem o poder e mais do que este ,o dever de Estado de promoverem o desenvolvimento racional da História Militar Terrestre do Brasil .A AHIMTB esta à disposição do Estado para esta tarefa !

A AHIMTB esta com a sensação do seu dever social cumprido, a semelhança do passarinho que persistente carregava uma gota de água para apagar um incêndio na floresta e ,observado sobre a inutilidade de seu esforço solitário ,respondia orgulhoso "-Eu estou fazendo a minha parte se todos fizerem a sua aparemos este incêndio ."

E aí esta a AHIMTB tendo como inspiração o seu patrono, o Duque de Caxias ,com o este modesto O GUARARAPES ,com o grande acervo historiográfico militar terrestre representado pelas obras de seus patronos de cadeiras e de seus acadêmicos, á disposição para ajudar a desenvolver a História Militar Terrestre do Brasil em suas vertentes Operacional, Institucional, Biográfica e Doutrinária etc

E espera venha ter sucesso como o tiveram Os Jovens Turcos que fundaram A Defesa Nacional e equiparam expressivamente a benemérita Missão Índigena da Escola Militar do Realengo ,E em assim sendo proclamar um dia com orgulho patriótico haver apoiado a conquista do Objetivo atual n o 1 do Exército :

"PRESERVAR ,DIVULGAR E CULTUAR AS TRADIÇÕES ,A MEMÓRIA HISTÓRICA E OS VALORES MORAIS ,CULTURAIS E HISTÓRICOS DO EXËRCITO BRASILEIRO."

INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL AO PATRONO DA ENGENHARIA

Em 13 de abril ,no Batalhão Escola de Engenharia -Batalhão Vilagran Cabrita em Santa Cruz- RJ ,comandado pelo Ten Cel Eng QEMA Osvaldo Jesus Ferreira, foi inaugurado o Memorial Vilagran Cabrita ,patrono da Engenharia , e na forma de um castelo. O alusivo ao ato foi confiado à Academia de História Militar Terrestre do Brasil, através de seu presidente .Representou o Sr Ministro do Exército no ato ,o Gen Ex José Luis Lopes da Silva, comandante do CML ,sendo a cerimônia presidida pelo gen Ex Miguel Antônio Gazzineo ,chefe do DEP .A Arma de Engenharia foi representada por símbolos de todas as unidades de Engenharia que desfilaram na frente da tropa, incluída fração de Engenharia do CFN e cadetes da AMAN.A praça defronte ao quartel foi decorada com equipamentos de Engenharia e no fundo foi erguida uma imensa bandeira nacional. Foi lida expressiva Ordem do Dia Ministerial. Falou na inauguração do Memorial, que contou com a presença de descendentes diretos de Vilagran Cabrita ,o ten cel Ferreira ,comandante do Batalhão, explicando a concepção do Memorial, cuja decoração esteve a cargo do maj Jorge Toledo Freitas .Estiveram entre os presentes os generais de oriundos de Engenharia: gen Ex Ildo Rech, gen Div Joélcio ,cmt da 2aRM ;Gen Div Freitas cmt 4DE/4aRM ;gen Bda Enzo ,cmt do 1o Gpt Eng .Foi avultado o número de oficiais de Engenharia que prestigiaram o evento, além de generais e oficias da área do Rio de Janeiro e ,representando o Departamento de Engenharia e Comunicações ,o seu chefe ,gen Ex Antônio Araujo de Medeiros .Viveu a Arma de Engenharia um día inesquecível partilhado pela AHIMTB !

 


 

"Para alimentar o cérebro de um Exército na paz, para prepará-lo para a eventualidade indesejável de uma guerra, não existe livro mais fecundo em meditações e lições do que o da História Militar."