General Flores da Cunha e a Luz Elétrica em Canguçu

Cel Cláudio Moreira Bento

 

 

       Para dotar Canguçu de Luz Elétrica, este Município teve o apoio do interventor Flores da Cunha, através de seu prefeito por ele nomeado depois da vitoriosa Revolução de 30,  Conrado Ernani Bento, nosso pai, e filho do Coronel GN Genes Bento que fora intendente de Canguçu de 1905/1917 e a seguir  Chefe de Policia e Secretário do Presidente Borges de Medeiros. Personagem  que focalizamos no número anterior desta publicação.

      O apoio recebido resultou de visita que meu pai fez a Flores da Cunha depois de assumir suas funções. Na visita apresentou seu objetivo de dotar sua cidade natal daquele melhoramento. E  para tal conseguiu o apoio do interventor Gen Honorário do Exército Dr. Flores da Cunha.

       Em decorrência em  31 de dezembro de 1933 foi inaugurada solenemente a luz elétrica em Canguçu. O fato foi registrado com destaque pela edição de 3 de janeiro de 1934 do Diário Liberal de Pelotas do seguinte modo:

      “Para a inauguração solene da luz elétrica de Canguçu veio de Pelotas uma caravana presidida pelo Cel Augusto de Assunção, como representante do General Flores da Cunha. Foi recebido à tarde na entrada de Canguçu, pelo prefeito Conrado Ernani Bento e população em geral. Depois dirigiram-se para a Prefeitura Municipal onde lhes foi oferecido um banquete.

      Na ocasião, falou o Senhor  Alberto Mattos Bandarra, agente dos Telégrafos, em nome do povo de Canguçu, tecendo elogios à obra administrativa do General Flores da Cunha e o apoio emprestado pelo Estado para concretização daquela obra.

      A seguir o prefeito de Canguçu , Conrado Ernani Bento, saudou o Interventor Federal General Flores da Cunha,  na pessoa do Cel Joaquim Assunção.    Este agradeceu e se congratulou com o povo para assistir à cerimônia de inauguração, tendo ainda o Cel Joaquim Assunção cortado a fita inaugural e o prefeito Conrado Ernani Bento, ligado a chave geral, ficando deste modo inaugurada a luz elétrica em Canguçu.

        Usaram a palavra, nesta ocasião, o Drº Luiz Simões Lopes Filho, saudando a mulher canguçuense e o Drº Walter Oliveira Prestes, fazendo uma análise das possibilidades econômicas do município e encarecendo a construção da ferrovia São Pedro do Sul – Pelotas, tão fundamental ao progresso do município”

       A instalação da luz elétrica custou, na ocasião, à municipalidade a quantia de 200 contos de reis e o seu motor funcionou cerca de 20 anos, sem grandes problemas, até ser complementado por outro. Finalmente a Luz Elétrica foi encampada pela Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE.

      Este melhoramento comenta-se foi considerado por alguns acostumados com a iluminação a lampiões como um gasto desnecessário e dinheiro posto fora.

      A luz elétrica em Canguçu foi uma das pequenas iniciativas do General Flores da Cunha, entre outras de grande envergadura, como a criação do DAER, do IPE, da Loteria Estadual, do Tesouro do Estado, do Tribunal de Contas, do Diário Oficial, e da  Secretaria de Agricultura, sem se esquecer o apoio decisivo que deu a construção do Monumento ao General Osório, na praça central de Porto Alegre.