O fundador da Marinha de Guerra do Brasil

 

                                                                     Prof. João Marinônio Carneiro Lages

 

Nascido em 13 de junho de 1763, e batizado como José Antonio, em homenagem ao santo do dia, o Patriarca da Independência, depois chamado José Bonifácio de Andrada e Silva, se notabilizou em muitos setores da política e do conhecimento humano.

Em 1783, matriculou-se na Faculdade de Direito de Coimbra, onde se formou em 1788, mas anteriormente (1787) já se formara em Filosofia. Seus conhecimentos e pesquisas o credenciaram para ser o primeiro professor catedrático de Mineralogia na Universidade de Coimbra, mas também se destacou como cientista, tecnólogo, literato, economista, geólogo e aclamado como patrono da Taquigrafia no Brasil.

Sem dúvida, a faceta mais marcante de José Bonifácio é a sua atuação política, especialmente nas ações que antecederam a Independência do Brasil e no período logo posterior que vai até ao segundo Império.

Quanto à sua atuação em prol da Marinha de Guerra do Brasil, estruturando-a logo após a Independência, quando era o Ministro mais destacado de D. Pedro I, suas iniciativas já foram reconhecidas pela Marinha atual e pelos historiadores.

Consciente da importância do Brasil possuir uma Marinha de Guerra forte e atuante, José Bonifácio muito se empenhou na rápida estruturação de nossa armada.

Em 1963, a Marinha colocou uma expressiva placa no "Panteão dos Andradas", em Santos, onde se lê: "Ao seu fundador José Bonifácio de Andrada e Silva, em cuja excelsitude se congregam todas as grandezas para agigantar a Pátria - Homenagem da Marinha de Guerra Brasileira, no bicentenário de seu nascimento. 3 de junho de 1763 - 3 de junho de 1963."

Em outra homenagem, a Marinha de Guerra do Brasil fez cunhar uma plaqueta de bronze com a efígie do Patriarca, com os dizeres: "Ao seu fundador , José Bonifacio de Andrada e Silva, no bicentenário de seu nascimento, a Marinha agradecida 3 de junho de 1763-3 de junho de 1963” Do outro lado esta gravado o escudo da Marinha.

Agora ao completar os  250 anos do fundador da Marinha de Guerra do Brasil, cabe se recordar todas as ações que vivenciou, bem como como o papel de seu irmão Martim Francisco. Ministro da Fazenda, e de Joaquim Gonçalves Ledo, jornalista e político liberal.

 

 

*Bacharel e licenciado em História UCPEL – 1961 e Delegado da FAHIMTB em Rio Grande -RS