O 18 º ANIVERSÁRIO  DA FEDERAÇÃO DE ACADEMIAS DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL(FAHIMTB) EM 1º MARÇO 2014

 

Hoje 1º de março de 2014 transcorre o 18º aniversário de criação da FAHIMTB.Ela foi fundada como AHIMTB em 1º de março de 1996 , data coincidente hoje com o 70º aniversário da instalação da AMAN em Resende e do 70 º ano de envio da FEB para lutar na Itália em defesa da Democracia e Liberdade mundiais sob forte ameaça pelo nazismo / fascismo.

Ela acolhida inicialmente pela AEDB pelo Coronel, Em 1999 foi acolhida pela AMAN em suas instalações externas no comando do General José Mauro Cupertino ao lado da casa do cadete Laranjeira do 4º ano . Instalação ampliada no comando do General Marco António de Farias. A data de sua fundação coincidiu também com o termino da Guerra do Paraguai há 144 anos.

Em 23 de abril de 2013 bicentenário da AMAN, a AHIMTB foi transformada em FAHIMTB com 5 AHIMTB federadas atuando com delegações específicas da FAHIMTB : AHIMTB Resende  Marechal Mário Travassos funcionando na AMAN junto com a FAHIMTB e que foram acolhidas e instaladas no interior da AMAN comando dos generais  Edson Leal Pujol  e Julio Cesar Arruda. E mais a AHIMTB DF Marechal José Pessoa funcionando com sua sede no interior  do  Colégio Militar de Brasiial. A AHIMTB RS General Rinaldo Pereira da Câmara instalada em dependência do centenpario Colégio Militar de Porto Alegre. A AHIMTB RJ Marechal João Batista de Mattos ,com sua sede acolhida pela Associação de Veteranos da FEB (ANVFEB) e a AHIMTB SP General Bertoldo Klinger ,em Sorocaba com sua sede junto ao Instituto Histórico , Geográfico e Genealógico de Sorocaba

A  FAHIMTB e AHIMTB Resende Marechal Mario Travassos hoje abrigam em ampla sede situada ao lado do Clube de História da AMAN todo o acerco acumulado por esta presidência em 44 anos de atividade como historiado militar como hobby e mais o produzido por seus membros acadêmicos em 18 anos sobre a História Militar das Forças Terrestres que ela desenvolve.( Exército,Fuzileiros Navais, Infantaria da Aeronáutica, Policias e Bombeiros Militares).

A FAHIMTB marcará o ano do seu 18º ano de profícua  existência com a publicação do seguinte livro que integra tudo o que foi Liberdade e Democracia Mundiais.

Obra que constara produzido ate o presente sobre o tema do mesmo a seguir ;

Brasil Lutas contra Invasões, Ameaças e Pressões Externas.(Em defesa de sua Integridade, Soberania, Integração, Independência e; das seguintes partes:

- Lutas do Brasil contar Invasões, Ameaças e Pressões Externas;

-Lideranças militares que mais se destacaram nestas Lutas ,com sínteses biográficas ou subsídios produzidos por membros da FAHIMTB ,patronos  de cadeiras , acadêmicos, sócios correspondentes e de outras categorias que permitam ao pesquisador e leitor interessados melhor conhecer o perfis desses bravos heróis portugueses e brasileiros.

-Bibliografia produzida sobre o tema lo livro ou com ele relacionadas produzidas por membro da FAHIMTB em suas diversas categorias e separadas por cada Luta, Ameaça ou Pressão Externa. Bibliografia que já ultrapassa 50 paginas do que foi possível obter. Pesquisa esta que será de permanente continuidade como indispensável Instrumento de Trabalho do Histórias de nossas Forças Terrestres.

- Relação  e localização das orações de recepções de novos acadêmicos, bem como dos respectivos elogios de acadêmicos de seus patronos de cadeira e dos acadêmicos eméritos que sucederam na cadeira.

A FAHIMTB esta se dirigindo a todos o seus integrantes através dos presidentes de AHIMTB , para que a semelhança do que foi feito com o livro Caxias e a Unidade Nacional publicado pela AHIMTB em 2003 no centenário de seu patrono o Duque de Caxias consiga contribuições  financeiras para a edição da obra Brasil Lutas contras Invasões Ameaças e Pressões Externas ... cujas 1 e 2 partes já se encontram  prontas e na gráfica para composição bem como a capa da autoria do grande colaborador emerito GMC R.1 Carlos Norberto S. Bento. Idealizador e administrador do site da FAHIMTB www.ahimtb.org.br

Em seu 18º Aniversário a FAHIMTB não pode deixar de agradecer e reconhecer o quanto ela deve as sua realizações e existência ao apoio que ela recebeu nestes 18 anos da FHE-POUPEx através de seus ilustres e solidários presidentes e equipes Generais de Exército Clovis Jacy Burmann e Eron Carlos Marques.

A FAHIMTB agradece as colaborações de chefes do Exército da Marinha, da Força Aérea que a apoiaram e prestigiaram inclusive como presidentes de Honra e em especial aos comandantes da AMAN que compreenderam a sua relevância para o Exército e a todos os acadêmicos e acadêmicos eméritos .correspondentes e Presidentes de AHIMTB e delegados de Delegacias da FAHIMTB que nela acreditaram e se empenharam ao máximo para que a a FAHIMTB tanto realizasse em 18 anos e, o melhor que preservaram estas realizações para uso dos integrantes das Forças Terrestres do Brasil de hoje e do Amanhã.


      Pela FAHIMTB Cel Claudio Moreira Bento Presidente .Historiador Militar e Jornalista