FAHIMTB

 

 

 

- 19 DE ABRIL DE 2012 -

O 364 º ANIVERSÁRIO DA 1ª BATALHA DOS GUARARAPES 
E O 18 º ANIVERSÁRIO DO DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

 

 

 

Cel Cláudio Moreira Bento (x)

Presidente da Federação das Academias de História Militar Terrestre do Brasil(FAHIMTB) e da Academia de História Militar Terrestre do Brasil/Resende Marechal Mário Travassos

 


 

 

Em 18 de março de 1648, aportou no Recife poderosa esquadra holandesa da Companhia da índias Ocidentais, composta de 41 barcos, transportando víveres e 6.000 soldados. Com este poderio, o invasor holandês decidiu romper o cerco do Recife e avançar na direção sul, Zona de Retaguarda patriota, para conquistar o Cabo e adjacências. Operação militar com a finalidade de contro­lar as bases de suprimentos patriotas, próximas e, mais, cortar, nessa região, o apoio externo aos patriotas e além, criar condições de prosseguimento por terra, para a reconquista da Bahia. Ao executar-se esse ambicioso plano militar do in­vasor ocorreu a primeira batalha dos Guararapes no 18º ano da invasão de Per­nambuco e que assim se desenvolveu:

Ao clarear do dia 18 de abril de 1648, o Exército da Companhia das índias Ocidentais, ao comando do Ten.-Gen. Von Schkoppe, marchou do Recife na di­reção dos Guararapes, com 6.300 homens. Ao atingir Afogados, fez uma finta para demonstrar que sua intenção era um ataque à base terrestre patriota, o Arraial Novo do Bom Jesus. Isto, para ali fixar os seus defensores.

 Dias Cardo­so, o Mestre das Emboscadas,hoje Patrono das Forças Especiais do Exército. mandado para esclarecer a situação, descobriu o verdadeiro propósito inimigo.

 Em Conselho de Guerra, os luso-brasileiros de­cidiram: Retardar o invasor na Barreta, na saída do Recife, travar batalha o mais distante dela e defender o Arraial do Bom Jesus, base militar patriota contra a ação diversionária tentada pelo inimigo.

Em cumprimento à decisão, o Exército Patriota, composto de 2.200 homens, rumou ao sul para, em caminho, interceptar o invasor e travar a batalha decisiva.

O general Barreto, comandante dos patriotas, prudentemente, confiou aos seus chefes imediatos a condução pormenorizada das ações, pois eles conheciam melhor o terreno e a tática desenvolvida naquela luta. Em síntese, a Guerra Brasílica, uma doutrina militar genuína brasileira desenvolvida na luta contra o invasor desde 1624, quando da expulsão holandesa de Salvador.

Após um Conselho de Guerra para decidir impasse entre os líderes Vidal de Negreiros e Fernandes Vieira sobre o local adequado para a batalha, e atenden­do a sugestão de Dias Cardoso, soldado profissional, «na qualidade de guerreiro mais prático e experiente em tudo», rumaram para o Boqueirão dos Guararapes, que foi ocupado até as 10 horas da noite de 18/19 de abril.

O exército inimigo, após vencer uma resistência na Barreta, na saída do Recife, degolando barbaramente muito de seus bravos defensores, seguiu tran­qüilo e  vagaroso para o sul, esperando encontrar 200 patriotas à sua frente, da guarnição do Boqueirão dos Montes Guararapes.

Na manhã de 19, no momento em que os da Companhia das índias Ociden­tais se aproximavam de Boqueirão, passagem estreita, mas longa, entre o monte central e os alagados em sua base, saiu-lhes ao encontro Dias Cardoso, no co­mando de 200 homens, enquanto todo o restante do exército patriota permane­ceu escondido.

Com imprudência e entusiasmo, os holandeses se desdobraram e partiram para atacar a fração de Dias Cardoso, o único inimigo que esperavam encontrar. Este retraiu pelo interior do Boqueirão, para os restante do Exercito patriota tentar envolver, através dos alagados e montes, a vanguarda e corpo de batalha inimigos.

No momento em que o adversário progredia nos alagados e em grande nú­mero no interior do Boqueirão, com drástica redução de frente, teve o  inimigo enorme surpresa. Pois caíra em grande emboscada, executada com habilidade por Dias Cardoso, atual patrono do Batalhão de Forças Especiais do Exército, reeditando o seu feito em Monte das Tabocas.

O exército luso-brasileiro até então semi-escondido, à ordem de «Às espa­das», atacou inesperadamente e com grande fúria e iniciativa.

  

O Terço de Pernambuco, o mais forte, ao comando de Fernandes Vieira, as­sessorado, por Dias Cardoso, investiu no Boqueirão, rompeu o grosso inimigo e envolveu a sua ala esquerda (flanco esquerdo nos Alagados). O de Felipe Ca­marão assaltou a ala direita (flanco direito) e o de Henrique Dias a ala esquerda, ficando o de Vidal de Negreiros em Reserva, junto ao Boqueirão.

O primeiro embate foi vencido, ocasionando muitas mortes e deserções nas fileiras batavas. Refeito da surpresa, o inimigo acometeu com a retaguarda forte, de 1.200 homens, a ala de Henrique Dias, na proporção de 1 para 3. Conti­do, foi em seguida, atacado vigorosamente pela Reserva comandada por Vidal de Negreiros

Depois luta feroz de quatro horas, os patriotas impuseram a retirada, ao inimi­go, com Von Schkoppe ferido e muitos de seus oficiais mortos.

 As perdas holan­desas totalizaram 1.038 homens, entre mortos e feridos, contra 480 dos patriotas, dos quais 80 tombaram para sempre, sendo sepultados em local à frente de onde seria erigida a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres dos Guararapes.

A vitória dos Guararapes nesse dia não foi, portanto, obra fortuita dos acontecimentos, mas resultado da ação vigilante e decidida dos chefes, da bra­vura e espírito combativo dos soldados que constituíam aquele indomável exér­cito de patriotas.Hoje, na data de 19 de abril, comemora-se também o Dia do Exército Brasi­leiro, por ali haver despertado o seu espírito de Exército junto com o da nação brasileira, no consenso de analistas de nosso processo histórico, entre os quais Gilberto Freyre ao interpretar:

 

«Nos Guararapes escreveu-se a sangue o destino do Brasil, o de ser um e não 2 ou 3 hostis entre si.»

 

A12 de maio de 1648, partiria do Rio de Janeiro, ao comando de seu gover­nador, Salvador de Sá, expedição composta de luso-brasileiros, com destino a Angola, para devolvê-la a Portugal. Após furar o bloqueio flamengo ela atingiu a África. E lá, através de vitoriosas manobras militares contra uma força superior e bem fortificada em São Paulo de Luanda, reconquistou aquela possessão, em agosto.Flanqueava a força luso-brasileira libertadora, o atual Regimento Sampaio. Foi a 1ªa expedição transcontinental militar brasileira. A 2a seria a Força Expedicioná­ria Brasileira (FEB) que lutou na Europa em defesa da Democracia e da Liber­dade Mundial ameaçada pelo nazifascismo na 2a Guerra Mundial. De retorno vitoriosa a FEB depositou os louros da vitória nos Montes Guararapes tendo seu comandante o gaúcho gabrielense, Marechal . Mascarenhas de Morais se pronuncia­do a certa altura:

 

«Nestas colinas sagradas, na batalha contra o invasor, a força armada do Brasil se forjou e alicerçou para sempre a base da nacionalidade brasileira.»

 

Os holandeses renderam-se em 1654 na Campina do Taborda.local hoje do Forte das Cinco Pontas

  Decorridos 26 anos, Portugal fundaria Colônia do Sacramento defronte a Buenos Aires. E em torno de sua posse, portugueses e espanhóis lutaram durante cerca de um sé­culo. E foi nesta luta secular que Portugal explorou, devassou, conquistou e defi­niu, com auxílio de gaúchos o destino brasileiro do Rio Grande do Sul.

Sobre a projeção histórica desta batalha recorremos às interpretações, de Lopes Santiago, o seu primeiro cronista; do marechal Mascarenhas de Morais; de Gilberto Freyre; de Luiz da Câmara Cascudo de Pedro Calmon.e nossa interpretação ha 41 anos passados quando recebemos a missão de coordenar o projeto, construção e inanuguração do Parque Histórico Nacional dos Guararapes.

“ Estes montes Guararapes alcançaram perpétua fama e nome, assim nestes tempos como nos futuros, por suceder neles a batalha que iremos relatando, e pela que sucedeu daí a dez meses, as quais foram as maiores batalhas campais e de mais gente, e mais sanguinolentas que houve nestas capitanias de Pernambuco e Estado do Brasil, e se disser que na América, poderá ser que não me engane, porque outras muitas ocasiões tinham sucedido de maior importância, pois foram meios de sucederem estas que foram obradas com a mesma gente e cabedal...”

(Diogo Lopes Santiago. História da Guerra de Pernambuco cronista contemporâneo das batalha)

“...Nenhum lugar mais brasileiro, nenhum outro recanto em que o espírito militar se vincule mais à tradição da nacionalidade do que Guararapes, para a Força Expedicionária Brasileira apresentar, no regresso à Pátria, a sua saudação ao glorioso Exército, a que tem a honra de pertencer, aos camaradas da Marinha e da Aeronáutica a sua reverência  ao Brasil.Nestas colinas sagradas, na batalha vitoriosa contra o invasor, a força armada do Brasil se forjou e alicerçou para sempre a base da Nação Brasileira.

Daqui ela partiu e já atravessa mais de três séculos, passando vitoriosamente pelo Passo do Rosário, por Montes Caseros, lançando-se de Lomas Valentinas a Monte Castello, Castelnuovo, Montese e Fornovo.Na qualidade de Comandante da Força Expedicionária Brasileira, deponho no campo de Batalha dos Guararapes os louros que os soldados de Caxias alcançaram contra as tropas germânicas, nos campos de batalha do Serchio, dos Apeninos e do Vale do Pó...”

(General de Exército Mascarenhas de Morais Comandante da FEB. Trecho de discurso pronunciado nos Montes Guararapes, em 9 de julho de 1945, de passagem pelo Recife, proveniente do Teatro de (operações da Itália.)

“Nas duas batalhas dos Guararapes, escreveu-se a sangue o endereço do Brasil: o de ser um Brasil só, e não dois ou três. O de ser um Brasil fraternalmente mestiço, na raça e na cultura, e não outra República Sul-Americana asperamente nativista ou agressivamente antieuropéia.., Foi Guararapes a primeira de uma série de batalhas pela nossai definição e pela nossa sobrevivência, como tipo extra-europeuembora  de modo nenhum anti-europeu, de cultura, e como um novo tipo de democracia não somente, como principalmente social; e não Noinenle social como étnica...

(Gillberto Freire -trecho de discurso pronunciado na Câmara Federal pelo então deputado, oublicado no Diário de Pernambuco de 22 de abril de 1948).

«'... Guararapes, nos seus montes sonoros, estende para longe, para 1630, o início da compressão que ali foi sublimada.Nos tambores, dizem as versões de Guararapes, nos tambores da História Civil e Militar, a batalha se reacende, viva e nobre, contra as invasões, o intruso, a violência do domínio material, a solução colonizadora, tornando os homens algarismos nos livros-caixas duma sociedade anônima.Nos tambores rufos, de mobilização e alerta, de vigilância e de obstinação, perpassam pelos montes dos Guararapes.E eternas ficarão estas vozes despertas da NACIONALIDADE em seu povo fiel, como, na História, imóveis ficaram os montes evocadores do seu heroísmo e da sua beleza pernambucana...”

(Luiz da Câmara Cascudo. Revista do Arquivo Público Estadual de Pernambuco. 1949).

“Foi nos Montes Guararapes,'... A maior das batalhas. O supremo desafio. O duelo mortal do invasor e do filho da terra, do estrangeiro e do nativo, da poderosa opressão e da liberdade heróica. Nestes montes, que têm a paisagem pernambucana o insólito relevo de uma fortaleza, predestinada ao choque dos exércitos, em verdade fixou e definiu ao luso-brasileiro o seu direito à terra. Tornou-se pela força das armas o seu dono. No próprio sítio da batalha, fez Francisco Barreto construir monumental «ex voto» a igreja barroca e vasta da Senhora dos Prazeres de Guararapes, que eleva suas torres brancas sobre a vegetação desses montes, pondo no panorama áspero, que domina, a imprevista nota da religião e da arte.

Com o senso de posse inabalável que tinham os portugueses, o general vitorioso marcou assim o triunfo: associando o culto divino à glória militar, para que não comemorasse efemeramente a gratidão dos contemporâneos, porém que durasse pelo tempo adiante na sucessão dos séculos, menos façanha de soldados do que benévola inseparável proteção dos céus dispensada à sua bravura e à sua fé...”(Dr. Pedro CalmonPresidente do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro. Revista do Arquivo Público de Pernambuco. 1949)

 

«Nas vitoriosas batalhas dos Guararapes despertou o Espírito do Montes Guararapes que inspira e motiva o Exército Brasileiro e que o tem inspirado desde então. Seja nas lutas pela Unidade Nacional durante a Independência e crises da Regência. Pela Integridade e Soberania Na­cional nas lutas externas no Prata e, em especial, na Guerra da Tríplice Aliança 1865-70; pela Democracia e a Liberdade Mundial na 2a Guerra Mundial na Campanha da Itália 1944-45 e pela Paz Social, como na Abolição.

O Espírito dos Montes Guararapes é o Pavilhão invisível da Nacionalidade. É-a forte liga divina e indissolúvel da unidade territorial, espirituale e étnica da Pátria Brasileira. Espírito dos Guararapes é a harmonia e  integração no nosso caldeirão de raças que fizeram do Brasil, talvez a maior democracia  étnica e religiosa da Terra.

O Espírito de Guararapes é a chama sagrada indistinguível, acesa com o suor, sacrifícios, sangues e vidas imoladas, por patriotas luso-brasileiros que combateram nas batalhas do Guararapes. Chama patriótica sagrada que tem iluminado, ilumina e iluminará os brasileiros na construção do destino de grandeza do Brasil, sob a inspiração e proteção de Deus.

(Major Cláudio Moreira Bento em As batalhas dos Guararapes Análise e descrição militar. Recife, UFPE, 1971. 2v.)

 


(X) Historiador militar e jornalista