O COMBATE DE PORONGOS – UM ASSUNTO QUE JÁ HAVIA TRANSITADO  EM

 EM JULGADO NO TRIBUNAL  DA  HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Cel Cláudio Moreira Bento(X)

 

Tem dominado a Mídia contemporânea no Rio Grande do Sul, a tese de que Davi Canabarro traiu os guerreiros negros, infantes e lanceiros negros farrapos, no Combate de Porongos . Tese  com base num ofício forgicado ,num quadro de guerra psicológica e que alguns escritores riograndenses equivocadamente afirmam “  que o Barão de Caxias teria enviado ao guerrilheiro imperial Ten Cel GN Francisco Pedro de Abreu, Chico Pedro ou Moringue o qual salvo melhor juízo pioneiramente  ensaiamos sua biografia em Porto Alegre – memória dos sítios farrapos e da administração de Caxias. Brasília: IHTRGS/EGGCF, 1989, e com apoio, em parte, de abordagem do General Souza Docca e no magnífico Campos Realengos do falecido  historiador Raul Pont, que foi membro do IHTRGS.

            Abordagens, sem o direito de resposta ou de contraditório que nos foi negado, predominando a tese de traição de Canabarro, tão celebrada, aoponto do Instituto de Arquitetura do RGS, sediado em Solar que pertenceu ao Conde de Porto Alegre, haver organizado um Concurso para um monumento naquele local e já inaugurado.. Falsa tese que se projetou no magnífico Programa Globo Rural ao abordar o Tropeirismo , em que na obra a seguir  por um equivoco do autor, sem mencionar a obra e o local  onde eu teria afirmado. Possivelmente por ter escutado alguém insistente em colocar na minha pena palavras que não escrevi.

            Minha tese que reproduzo ao final  é inteiramente contrária a que o historiador José Machado Leal em seu livro que muito apreciei Rio Grande do Sul história e tradições (Porto Alegre: Evangraf, 2006) afirmou como minha opinião a p. 65:

            “Segundo Cláudio Moreira Bento, a página que mais envergonha a história rio- grandense é a traição de Porongos, quando a tropa fora desarmada por ordem do comando alegando suspeita de traição...” Página mais vergonhosa foi o massacre por degola de inermes republicanos por federalistas em Rio Negro na Revolução de 93 e o massacre depois, de federalistas inermes por republicanos, em Boi Preto na mesma Revolução .

            Agora o sócio efetivo da Delegacia General Rinaldo Pereira Câmara, da AHIMTB no Rio Grande do Sul, o historiador César Pires Machado em plaqueta Canabarro em Porongos – diversas abordagens. (Porto Alegre: Est Edições, 2006) lançado em reunião da AHIMTB/IHTRGS em 21 de junho de 2006 no Colégio Militar de Porto Alegre,  rebateu a falsa tese de traição, com precisão inquestionável ,  com o apoio em Alfredo Ferreira Rodrigues (1898-1901), Alfredo Varela (1889 e 1933), Walter Spalding (1934), Othelo Rosa (1935), Fernando Luiz Osório (1935), General Augusto Tasso Fragoso (1938), Ten Cel Henrique Oscar Wiedrsphan, General Morivalde Calvet Faguntes (1984), Ivo Caggiani (1992), Moacyr Flores (2004), Raul K. M. Carrion. E a nosso pedido deixou de fora nossas opiniões que a seguir reapresento. Ele inicia a sua introdução escrevendo:

            “As rivalidades estabelecidas entre as lideranças republicanas, a exaustão dos recursos por individamento interno e externo e irrepreensível insatisfação popular, com a continuação da revolução que já durava quase 10 anos, eram alguns acontecimentos que vinham prenunciando o epílogo da Revolução.”

            Foi nesta fase e logo depois do insucesso na conquista de São José do Norte, ao que nos parece foi que entraram em cena “os demônios de todas as revoluções”, um bando confuso atrás de um responsável. E o eleito foi Davi Canabarro.

            E o General Morivalde Calvet Faguntes, sobrinho do General Souza Docca, assim definiu os demônios das revoluções, com base num autor estrangeiro cujo nome não lembrou com segurança..

             “Toda a ação revolucionária carrega em seu bojo os elementos da sua própria destruição, como sejam as contradições, as insatisfações, os desejos divergentes, as ambições incontroláveis, a calúnia, a inveja etc.”

            E este quadro penso, havia se instalado no seio da Revolução Farroupilha a ao  ponto de ser transferido para Canabarro, por seu reconhecido valor militar, o Comando do Exército, sendo antes obrigado a ingressar na Maçonaria como o comprovou seu biógrafo e parente Ivo Caggiani em seu livro Canabarrio. E a carta forgicada ou forjada por Chico Pedro de Abreu visava minar o comando de Canabarro para o indispor com os farroupilhas, por ser considerado  o único no momento capaz de liderar, como consumado guerrilheiro gaúcho,  a reação farrapa . E cumpriu o seu papel,

            Cezar Pires Machado baseia a sua tese da não traição de Canabarro nas declarações de Alfredo Ferreira Rodrigues no seu Almanaque de 1901 com as quais em  1933, Alfredo Varela concordou em sua extensa obra História da Grande Revolução – por convencido da inocência de Davi Canabarro. Historiadores contemporâneos não atentaram para isto. Ou não quiseram, segundo o autor Cezar.

            Estes dois autores por si só, justificam a inocência de Davi Canabarro que historiadores gaúchos contemporâneos insistem na falsa tese de traição de Canabarro, o que contaminou e dominou grande parte do Rio Grande do Sul ao ponto de se inaugurar um monumento aos Lanceiros Negros em Porongos em Pinheiro Machado, no contexto de uma manipulação da História acusada por alguns de ideológica !

            Lanceiros Negros que começamos a exaltar em 1971 em nosso livro A Grande Festa dos Lanceiros (Recife: Universidade Federal de Pernambuco , 1971), abordando a inauguração do Parque Histórico Marechal Luiz Osório, onde motivado pela presença ali de  réplica do lanchão  farroupilha Seival, nele tratamos da sua participação na República Juliana e nesta, entre seus  participantes, o canguçuense Cel Joaquim Teixeira Nunes em “Um lanceiro republicano farrapo e os seus comandados” e  “ Os Lanceiros negros farrapos e a Abolição.”etc.

            Ao estudá-los à luz da Arte e Ciência Militar  achamos uma solução originalíssima como uma forma hoje reservada a ataques de blindados.           

E continuamos estudando e divulgando a sua atuação que visava de lança em punho, consolidar suas liberdades  nos campos  de batalha..

Em 1972 como adjunto da Presidência da Comissão de História do Exército do seu Estado – Maior participamos da elaboração da História do Exército Brasileiro –perfil militar de um povo.(Rio de Janeiro. EME, 1972 3v) onde sugerimos uma homenagem aos bravos lanceiros negros gaúchos, os quais por sua resistência a todo o custo salvaram em Porongos, sob a liderança do Cel Joaquim Teixeira Nunes a causa da Revolução Farroupilha, possibilitando que ela continuasse até a paz honrosa de D. Pedrito.E pedi a minha senhora que fizesse alegoria sobre a resistência dos lanceiros negros em Porongos, sob a liderança de seu comandante Cel Joaquim Teixeira Nunes .Alegoria que foi publicada no volume 2 da citada História do Exército pagina 478  e com a seguinte legenda:

 “Neste encontro os lanceiros negros farrapos, ao comando de Teixeira Nunes , salvaram o Exército Farrapo do desastre total e juncaram o campo de batalha com 80 mortos.”

  

  

 

 

o próximo passo foi aborda-los em nossos livros premiados no Biênio da Colonização e Inspeção do RGS em 1975.

- Estrangeiros  e descendentes na História Militar do RGS 1635-1879,( Porto Alegre:A Nação S.A / Instituto Estadual do Livro, 1975). 2º lugar

- O Negro e descendentes na Sociedade do RGS (1635-1975). Porto Alegre: Grafosul /IEL, 1975.( 1º prêmio em Concurso Nacional). 1º lugar.

Livros ora reproduzidos e distribuídos, em fascículos, pela Universidade de Caxias do Sul por iniciativa do ilustre acadêmico da AHIMTB professor Mario Gardelin.

Este último foi prefaciado, a nosso convite, pelo ilustríssimo afro-brasileiro  Deputado Carlos Santos, que  chegou a governar interinamente o Rio Grande do Sul de igual forma que o líder farrapo  afro brasileiro Cel José Mariano de Mattos, como o ilustre afro brasileiro Alceu Colares governou o Rio Grande por eleição. . Mais tarde em artigo  em fev 1993, p. 10 do Diário Oficial – Leitura de São Paulo o escritor Mário Maestri, que tem defendido a traição de Canabarro em Porongos destacou que nosso livro, ao lado da obra do sociólogo  Fernando Henrique Cardoso eram os dois melhores trabalhos sobre o negro no RGS.etc

Em 1983 produzimos Canguçu reencontro com a História - Um exemplo de reconstituição de memória comunitária (Porto Alegre: IEL, 1983), com prefácio de Luiz Carlos Barbosa Lessa, o filósofo do tradicionalismo gaúcho, no qual biografamos o Cel Joaquim Teixeira Nunes e o Ten Farroupilha Manoel Alves Caldeira que foram o comandante do Corpo de Lanceiros Negros e o porta bandeira do mesmo corpo, no vitorioso combate de Rio Pardo, em 30 de abril de 1838 , sobre o qual, nos seus 150 anos, em Encontro do IHTRGS, em Rio Pardo lançamos plaqueta intitulada Sesquicentenário do combate  de Rio Pardo.(Rio de Janeiro: IHTRGS,1988). Trabalho que se constituiu numa análise pioneira do mesmo, à luz de fundamentos e princípios da Arte Militar. Trabalho reproduzido no segundo volume de nosso O Exército farrapo e os seus chefes, junto com o combate do Seival com o mesmo enfoque.Obra a abordar adiante.

E hoje Teixeira Nunes, considerado pelo General Tasso Fragoso como a maior lança farrapa e mais o Ten farrapo Caldeira, foram consagrados como patronos de cadeiras da Academia Canguçuense de História. O primeiro por natural de Canguçu e o segundo natural de Cerrito e por haver residido em Canguçu depois da Revolução Farroupilha, onde fundou no interior um Clube Republicano. E ali ele escreveria suas Memórias sobre a Revolução Farroupilha e publicadas em parte pela Revista do IHGRS em 1921, usadas por diversos historiadores pioneiros desta Revolução, Alcides Mendonça Lima, Alfredo Ferreira Rodrigues, Alfredo Varela e Piratininho de Almeida. No meu caso tirei real proveito de suas analises judiciosas sobre o verdadeiro perfil dos lideres militares farrapos no citado O Exército Farrapo e os seus chefes.

Em 20 de setembro de 1985, no sesquicentenário do início da Revolução Farroupilha lançamos edição especial do evento, e bastante ilustrada no Diário Popular de Pelotas, que fez a seguinte chamada: “Uma edição para ficar na História. Guarde-a para seus filhos ou netos, lembrando o ano 2035. Edição com 23 páginas com 50 ilustrações”.

Em 10 de setembro de 1986, centenário do combate de Seival, fundamos em memorável e concorrida cerimônia, no auditório da na Escola Técnica Federal em Pelotas, o Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul(IHTRGS) com a finalidade  “de levar a efeito mutirão permanente, visando a preservação, a pesquisa, o culto e a difusão, com a maior penetração popular, da história, tradições e folclore do Decênio Heróico, com o concurso governamental, de empresários, comunidade em geral, historiadores, tradicionalistas e folcloristas rio- grandenses .”

E isto ele vem realizando há 20 anos através de encontros em municípios gaúchos e agora divulgando seus trabalhos através de seu informativo O Gaúcho, mas sem apoio da mídia gaúcha, a não ser do jornal Tradição, ao tempo do saudoso e incansável tradicionalista Edson Otto e mais do Diário Popular de Pelotas, ao tempo de Clayr Rocheford e do Platéia de Santana  ao tempo de Ivo Caggiani. E os três citados sócios efetivos do IHTRGS e lamentavelmente falecidos.

         Em 1988 no centenário da Abolição, participamos de um concurso literário, promovido pela Biblioteca do Exército sob o título O Exército e a Abolição. Tiramos o primeiro lugar e nosso trabalho foi publicado na Revista A Defesa Nacional, com destaque na sua capa e em seu nº 738, jul/ago 1988 as p. 7/30. E sobre ele proferimos palestra na IHGB, em 20 de abril de 1988, no contexto do Simpósio promovido sobre a Abolição. Recordo que a seção foi presidida pelo General Edmundo de Macedo Soares, então historiador e que fora o construtor da CSN em Volta Redonda e desta cidade. E foi a sua última aparição pública pouco antes de falecer.

Dentre as nossas 7 conclusões sobre o tema reproduzimos as seguintes ::

1ª - Que a contribuição do negro e seus descendentes foi maciça, marcante e efetiva no campo militar, para ajudar a integrar os brasileiros num país de dimensões continentais, cristão e talvez a maior democracia racial, em que pese detectar-se, vez por outra, sem justificação científica, manchas de preconceito e de discriminação racial e até de racismo.

2ª - Que apesar das manchas mencionadas, a situação do Brasil é invejável, a concluir-se de Arnold Toymbee que foi considerado o maior historiador ocidental. Em  A Sociedade do Futuro ele  escreveu;

       “A meu ver, o sentimento racial é uma ameaça à paz mundial e um obstáculo à unidade da humanidade. No entanto espero que o resto do mundo veja o exemplo do Brasil, México, Paquistão e Havaí e venha a abandonar este preconceito em relação as diferenças raciais.

            Foi neste contexto que a  contribuição militar dos lanceiros negros farrapos foi efetiva para uma paz honrosa e projeção da República Rio Grandense na nossa centenária República Brasileira.

            E com apoio em Henrique Oscar Wiedersphan em O Convênio de Ponche Verde.(Porto Alegre: IEL, 1979), a 5ª conclusão.

5ª - Que o Duque de Caxias, atual patrono do Exército e da Academiaa de História Militar Terrestre do Brasil é um destacado pioneiro abolicionista. Isto por haver assegurado a liberdade, ao final da Revolução Farroupilha, por sua conta e risco, contrariando instruções superiores, a 120 lanceiros. Ação que Caxias  praticou 43 anos da Lei Áurea.”

E durante este todo este tempo não havia ressurgido a falsa tese da traição de Canabarro em Porongos. E caso tivesse havido traição desmoronaria o orgulho nativista pela Revolução, por estarem presentes naquele episódio várias outras lideranças farrapas que seriam co-responsáveis pela traição e não são citadas.

Foi em 1991 que  publicamos a obra o Exército Farrapo e os seus chefes. (Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1991. 2v). Nos baseamos em grande parte em dados inéditos colhidos nos 12 preciosos volumes dos Anais do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. E nele evocamos com maiores dados lideranças farrapas esquecidas, com os já citados Cel Teixeira Nunes, Tenente Manoel Alves da Silva Caldeira e o Coronel Joaquim Pedro Soares, veterano nas lutas contra Napoleão na Península Ibérica, o qual, em realidade foi quem dispôs as tropas em Seival para o jovem de 33 anos, Antonio de Souza Neto e foi quem sugeriu, organizou e comandou inicialmente os Lanceiros Negros em Seival. Batalha esta vencida pela Brigada Liberal de Neto, que resultou da  transformação do Batalhão da Guarda Nacional do amplo e novel  município de Piratini  e constituída de ¼ de guardas nacionais do Piratini -sede, ¼ do distrito de Canguçu, ¼ do distrito de Cerrito e ¼ do distrito de Bagé até o Pirai Distritos que se tornaram os atuais municípios de mesmo nome. História é verdade e justiça. Esta é a verdade histórica!.

Ao final estudamos, à luz dos fundamentos da Arte Militar e pioneiramente as vitórias farrapas de Seival e Rio Pardo onde brilharam os lanceiros negros.

Em 1994 abordamos o assunto na História da 3ª Região Militar – 1808-1889 e Antecedentes.( Porto Alegre: 3ª RM, 1994).

Em 2003 publicamos a obra Caxias e a Unidade Nacional.(Porto Alegre: AHIMTB, Metrópole, 2003), em comemoração aos 200 anos de Caxias, patrono do Exército e da nossa Academia e que  presidiu o Rio Grande do Sul por duas vezes, onde realizou administração memorável estudada por Walter Spalding e Moacyr Flores e que reproduzimos e ampliamos no citado Porto Alegre memória dos sítios farrapos e da administração de Caxias .

Em Caxias e a Unidade Nacional tratamos destes assuntos sobre os lanceiros negros farrapos e consideramos Caxias pioneiro abolicionista, 43 anos antes da Lei Áurea, Isto por haver Caxias, segundo Wiedrsphan em seu Convênio de Ponche Verde, assegurado a liberdade aos escravos que haviam lutado em troca de sua liberdade no Exército Farrapo e os incorporados como livres a Cavalaria Ligeira do Exército destacada  no Rio Grande do Sul. Abolição vale lembrar provocada pelo Clube Militar´ sob a liderança do Marechal Deodoro da Fonseca há pouco egresso da Presidência do Rio Grande do Sul, onde liderou a Questão Militar e por  protestar pelo uso do Exército como capitão de Mato . Mas os efeitos “ dos demônios das revoluções mencionadas no início, com apoio na carta forjada por Chico Pedro, intrigando Canabarro com os farrapos, numa bem sucedida operação de guerra psicológica como hoje seria classificada,  continuaram atuando até hoje, inclusive como instrumento de manipulação política ideológica, diminuindo a grande projeção da contribuição do negro na Revolução, transformando-os de admiráveis heróis guerreiros ou de Suíços da América a miseráveis explorados. Com isto não concordamos.Heróis guerreiros  foi o que concluímos ao escrevermos  nosso livro citado O Negro e descendentes na sociedade do Rio Grande do Sul. Livro retribuição a um gesto nobre do Deputado Carlos Santos  que foi o único parlamentar gaúcho a deixar o seu lugar e vir ao meu encontro me cumprimentar pelo 2º lugar que obtive com meu livro Hipólito da Costa - O Gaúcho fundador da Imprensa Brasileira, em concurso promovido peça Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e Associação Rio Grandense de Imprensa( ARI). Livro ora publicado com o patrocínio da FHE POUPEX e sob a égide da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul e lançado na ARI.

Estudando as Memórias de Chico Pedro publicadas na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do RGS em 1921, nada ele refere a traição de Canabarro quando poderia a ter confirmado  se ela tivesse ocorrido, conforme abordamos no já citado Porto Alegre – memória dos sítios farrapos e da Administração de Caxias.

Durante a Guerra do Uruguai 1864 e início da Guerra do Paraguai enquanto o Exército havia se internado no Uruguai. O comando da fronteira gaúcha com o Uruguai ficou a cargo de tropas locais improvisadas mobilizadas por Chico Pedro e a fronteira com a Argentina por tropas locais improvisadas mobilizadas por Canabarro.

E de costas um para o outro estavam dois inimigos desde a intriga de Porongos, mas ambos admiráveis como os maiores especialistas em Guerra à  gaúcha, junto com Bento Manoel Ribeiro ..

Nesta fase Canabarro foi é vítima de outra grande injustiça por não ter impedido que invasores paraguaios penetrassem por São Borja e atingissem sem nenhuma reação de sua parte até Uruguaiana. Era agora vítima de “uma guerra de alfinetes”   que não era a sua praia.

Esta estratégia ele já havia usado em 1841 contra o General Manoel Jorge que saiu a campo com o Exército para com ele travar uma batalha campal e chegou a destino destituído do comando, com enorme número de deserções, uma quantidade  de doentes ,falta de cavalos Enfim um grande  e desgaste de sua tropa. Ao percorrer o Rio Grande como um pneu rodando de um lado para outro sem nada encontrar. Em resumo um fracasso militar!

E Canabaro tentou realizar isto com Caxias . Pois no comando do Exército Farrapo durante 16 meses ele foi perseguido pelo Barão de Caxias que tinha como subordinados em duas frentes Chico Pedro, com sua base de operações na atual cidade de Canguçu e Bento Manoel na fronteira.com o Uruguai .O Barão de Caxias perseguiu Canabarro por 38 léguas por toda a fronteira sudoeste, sem conseguir o encontrar e o obrigar a um combate.

O Tenente Caldeira que o acusou de traição em Porongos, por ouvir dizer e vitima da intriga de Chico Pedro, assim traçou perfil militar de Canabarro que registramos ao biografá-lo no citado Exército farrapo e seus chefes.v.1

“Canabarro foi o general mais severo da revolução. Mantinha ordem e boa disciplina nas forças que comandava.. Era um general muito arrojado Não era ilustrado, porem era muito perspicaz , enérgico e muito audaz .Era muito respeitado . O inimigo sempre o considerava bom guerreiro. Marchava com denodo na frente de Caxias, sem que este bravo general conseguisse batê-lo em campo raso .Ele possuía a melhor gente da fronteira com ele .” 

E mais adiante Caldeira referiu  .” Canabarro era um homem de caráter muito severo. Era valente a toda a prova e muito perspicaz  Durante a revolução nunca foi derrotado .Somente em Porongos perdeu parte da tropa que comandava ” Quando Caxias estava em seu encalço ele mais severo se tornou.. Chegava a dizer aos oficiais faltosos, caso repetissem faltas que ele lhes dava duas alternativas, prisão, ou liberdade de desertar para Caxias e apontava para o acampamento imperial. Era homem de poucas palavras e positivo. Sua vontade era de ferro.”

Garibaldi o herói de dois mundos afirmou. “ Canabarro era rude na aparência , mas de excelente coração.”

Antônio Vicente da Fontoura assim depôs sobre Canabarro “ Ele era laborioso, ativo, e enérgico , prevendo as marchas e os planos do inimigo e suprindo a nudez e provação do soldado .Em marcha  ora num flanco ora no outro  ou a retaguarda e logo a frente,  fazendo conservar a ordem dos esquadrões e a regularidade das colunas, infundindo ao soldado enregelado pelo frio  um novo brio ( moral) e uma audácia mesmo no rigor da estação no inverno.”

Para o Monsenhor Pinto de Campos um dos primeiros biógrafos de Caxias ele escreveu ” Havia  incontestavelmente  em Canabarro talento guerreiro, auxiliado por muita energia, decisão e concepção militar variada e vasta. Era um Proteu, revestindo-se de mil formas e imaginando constante e sucessivamente novos ardis “ E por isto era muito respeitado como militar por Caxias

 

 

Como um  homem com este perfil iria trair seus homens em Porongos.

Como um general deste nível pouco depois da surpresa de Porongos  se apresentaria a luta com um Exército de 1000 homens.

Enfim a sua inocência foi comprovada em 1901 por Francisco Ferreira Rodrigues  e transitou em julgado na obra A Grande Revolução de Alfredo Varela em 1931.( Porto Alegre:Liv Globo, 1933. 1 ed) Creio que foram os historiadores que mais aprofundaram na pesquisa e divulgação do Decênio Heróico.

Desde menino naa escola e depois Brasil afora ouvíamos sua consagração patriótica por haver assim respondido ao Ditador Argentino que lhe ofereceu apoio em sua luta contra o Império em momento dificílimo para os farrapos.

“ Recusamos sua proposta!  E com o sangue do primeiro argentino que ousar atravessar a nossa fronteira,  assinaremos a Paz com o Império.”

Atitude  que procuramos melhor divulgar r com uma alegoria a seguir que fizemos publicar em O Exército Farrapos e os seus chefes e na História da 3ª Região Militar. v.1.

 

  

 

 

 

 Achamos  A Casa das Sete Mulheres um grande sucesso e que ora esta sendo  reprisada, mas uma fantasia notavel que conservou a espinha dorsal da Revolução . E creio tenhamos cooperado indiretamente com ela,através do ator Douglas Simon, que representou nela, com dignidade, o personagem Cel Joaquim Teixeira Nunes. Fomos por ele procurado por conhecer pela Internet que havíamos escrito sobre o personagem. E lhe fornecemos o máximo de subsídios  sobre o seu personagem e seus bravos lanceiros negros farrapos que com satisfação os vi representados na mini série .Lamentamos como historiador que busca na História Verdade e Justiça, as figuras caricatas e desmoralizantes que a mini série apresentou dos generais Bento Manoel Ribeiro e Davi Canabarro  dois heróis da Integridade, da Soberania e da Unidade do Brasil no Sul ali são linchados profissional e moralmente .Os descendentes de ambos se sentiram humilhados com o desrespeito a memória manipulada de ambos, sem amparo nas fontes confiáveis da História do Rio Grande do Sul e em especial a de Bento Manoel Ribeiro, o maior general da Revolução Farroupilha.General   que foi defendido da condenação popular injusta pelo grande brasileiro Osvaldo Aranha, cujos seus argumentos reproduzimos  ao sintetizar  biografia de Bento Manuel em meu O Exército Farrapo e os seus chefes v.1,as p.124,125 com apoio em seu artigo A Revolução de 35 e a Unidade Nacional , na Revista Província de São Pedro nº 5 , as p 10/12. Razões de defesa que poderão melhor serem apreciadas em nosso livro em pareceria com Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis História da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada-Brigada Charrua , sediada em Uruguaiana .

  E a injustiça contra ele e contra Canabarro de traição aos seus soldados negros se repetiu na fita de Vídeo A Ferro e Fogo – a Saga das guerras e revoluções do Rio Grande do Sul, na interpretação de um  professor  universitário gaúcho afro- descendente, com o qual procuramos dialogar sem sucesso .E no memorial do Rio Grande do Sul, na antiga Agência de Correios de Porto Alegre lá se encontra exposta como verdadeira uma cópia da carta forgicada, realizando o seu grande papel manipulador da verdade histórica, na cabeça desavisada dos visitantes .Carta que foi incluída com dúvidas  na obra Ofícios do Barão de Caxias na Revolução Farroupilha, editado pelo Exército. Ofício cujo teor e estilo contrastam com os dos outros ofícios .

Estes desencontros históricos dão razão a as estas palavras inscritas num painel no Museu da República, próximo do quarto onde o presidente Getulio Vargas decidiu o seu fim

“Ser o passado comparável a uma enorme planície onde correm dois rios .Um reto e de margens bem definidas que é o rio da História .Esta fruto da razão e da análise isenta da fontes históricas autênticas ,fidedignas e integras, à luz de fundamentos de crítica escolhidos.  

O outro é um rio  cheio de curvas e meandros e de margens indefinidas e  inseguras e por vezes com perigosos alagamentos. Este. é o rio do Mito. E este fruto das paixões humanas, das fantasias, da ignorância, das vinganças, da calúnia, das manipulações, das deformações ,dos preconceitos e da injustiça etc”

Esta injustiça conquistou foros de verdade dentro do principio “de que uma mentira de tanto ser repetida transforma-se em verdade.”  E isto me faz lembrar a calúnia como um saco de penas jogados ao vento que será impossível juntá-las todas  È lamentável as conseqüências por mascarar e confundir nos gaúchos a real identidade e perspectiva histórica .do Rio Grande do Sul que aos poucos vai deixando de ser “ o recanto da tradição e querência amada pelas vitoriosas manipulações de sua verdadeira História e Tradições. É lamentável!

A seguir nosso trabalho que não foi acolhido por um jornal gaúcho, que não menciono, negando-me o direito de resposta ou de contraditório, a falsa tese de traição de Canabarro em Porongos. Isto não é Liberdade de Imprensa . Apelo que os jornalistas gaúchos orgulhosos de sua relevante função social de bem informar  meditem nesta questão e não invadam a função social do historiador e ajudem aa evtar que o Rio Grande do Sul se transforme no tocante a sua Memória Histórica uma nau sem rumo a deriva na tempestade que não sabe aonde esta ,de onde veio e para onde e que vai .Apelo que sabemos inútil mas que tinha de ser feito.

 


 

OS SOLDADOS NEGROS FARRAPOS

NA SURPRESA DE PORONGOS E NO CONVÊNIO DE PONCHE VERDE

Cláudio Moreira Bento(x)

Em 16 nov 2004, a Mídia no Rio Grande do Sul, através principalmente do jornal Correio do Povo, deu amparo, sem o contraditório, a interpretações históricas "revisionistas" radicais, apresentando Davi Canabarro como traidor dos negros farrapos de Infantaria e Cavalaria, na Surpresa de Porongos. Isto " por se deixar surpreender mediante acerto com o Barão de Caxias." Surpresa feita pelo famoso guerrilheiro imperial Chico Pedro ou Moringue e futuro Barão de Jacui " com vistas a matar os índios, mulatos e negros farrapos que poderiam prejudicar o processo de paz em curso." Vejam que absurdo histórico criminoso !!!

Henrique Oscar Wiedersphan, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul(IHTRGS) e hoje patrono de cadeira na Academia Militar Terrestre do Brasil(AHIMTB)  em seu livro original e pioneiro, O Convênio de Ponche Verde. (Porto Alegre: EST/Sulina/Universidade de Caxias do Sul, 1980), escreveu:

"A respeito desta surpresa de Porongos há uma série de coincidências que chegariam a atingir Canabarro, ao  ponto de que suscitaria séries suspeitas de haver sido o mesmo executado em conluio dele com o Barão de Caxias e até com Antônio Vicente de Fontoura, embora se tenha posteriormente conseguido desfazer tais suspeitas de modo cabal e definitivo."

E a base da acusação foi um ofício bem forgicado (falsificado) por Chico Pedro, como sendo assinado pelo Barão de Caxias para ele, no qual este lhe ordenava que atacasse Canabarro, pois este não resistiria conforme combinação entre ambos.. E mais que ele aproveitasse"para atacar e eliminar os mulatos, negros e índios farrapos e poupasse sangue branco."

E esta falsidade atribuída a Canabarro fez o efeito esperado entre os farrapos, num quadro de Guerra Psicológica, os quais em parte passaram a considerá-lo um traidor, até por interesse político escuso e como descarrego ou fuga de responsabilidades pelo insucesso militar da revolução que seria colocado assim na conta de Canabarro, "  pelos demônios de todas as revoluções," segundo Morivalde Calvet Fagundes, o autor do mais completo livro sobre o Decênio Heróico.

Ou  seja perto do fim do fracasso de uma revolução, ocorre a caça de um bode expiatório e no caso em tela foi eleito Canabarro.

E o ofício falsificado, que tantas injustiças provocaram à bravura, a honra e até hoje a memória histórica de Canabarro teve a seguinte origem:

"Chico Pedro em perseguição a Canabarro e acampado no Pequeri, falou ao seu Major de Brigada João Machado de Moraes: És capaz de imitar a firma do Barão de Caxias? E ele respondeu: - A letra é boa e talvez eu possa imitar. Então vamos fazer uma intriga contra Canabarro. Pois ele é o único que pode sustentar a Revolução. Portanto vamos fingir um ofício assinado por Caxias para min dizendo que no dia tal eu vá atacar Canabarro e derrotá-lo, visto haver entre o Barão de Caxias e Canabarro e oficiais deste um convênio ."

Escrito o ofício com a assinatura de Caxias falsificada, Chico Pedro ao passar em Piratini pela casa de Manoel Francisco Barbosa, mostrou-lhe o ofício falsificado. E este, republicano extremado, mordeu a isca. E exaltou-se e copiou o dito ofício e o distribuiu. A intriga planejada fez o efeito desejado que até hoje perdura, sem que sejam analisadas as heróicas vidas de Canabarro e Caxias que negam a capacidade de fazerem tal acordo, bem como os oficiais subordinadas a Canabarro.

Mas, Félix de Azambuja Rangel em seu relato na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, 1º e 2º trimestre de 1928, p. 36-47, comprova a armação feita para abalar a confiança dos farrapos em Canabarro, o comandante de seu Exército, pelo seu grande e indiscutível valor militar como mestre consumado da Guerra à gaúcha, como demonstramos em sua biografia em nosso O Exército farrapo e os seus chefes.(Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército,1992,2v), onde o estudamos junto com as demais lideranças militares farrapas, ao lado dos comandantes imperiais e do Barão de Caxias , o pacificador em D. Pedrito atual, da Revolução Farroupilha e mais do que isto da Família Brasileira, há 13 anos em luta fratricida.

Esta histórica controvérsia se presta a dar razões a quem o desejar, de absolver ou condenar Canabarro, partindo de considerar o citado ofício como forgicado ou como verdadeiro.

E documentos forgicados como este tem sido comuns na História do Brasil como As cartas falsas atribuídas ao presidente da República em 1922 e que provocaram a Revolução de 1922. E, hoje, As falsas fotos do jornalista Wladimir Herzog publicadas pelo Correio Braziliense que provocaram e ainda provocam negativos reflexos na vida nacional, no instituto da Anistia e na harmonia do Governo, sem que o jornalista responsável por esta grande barriga jornalística tenha sido responsabilizado por seu irresponsável e criminoso erro.

Creio que escrevemos pioneiramente sobre os Lanceiros negros farrapos interpretando que em Porongos eles salvaram numa reação a todo o custo, com seu sangue, suas vidas e bravuras a Revolução Farroupilha, impedindo uma rendição incondicional. E assim, deram fôlego à Revolução para que esta conseguisse condições honrosas. Mas outros preferem explorar o episódio como traição aos negros e assim estimular talvez a luta de classes e o baixo astral.

Por falta de apoio na Mídia, que não nos dá oportunidade de resposta ou de um contraditório em busca da verdade para seus desavisados leitores manipulados, abordamos o assunto na Internet, na Mídia Independente e no site GOOGLE, em A surpresa de Porongos, junto com outros autores como Paulo  Bento Bandarra  e Luiz Ernani Caminha Giorgis que procuraram  desfazer esta intriga  sem sucesso. .

Quanto aos negros no Convênio de Ponche Verde ou combinação de Ponche Verde há 43 anos da Lei Áurea, deve-se considerar como premissa básica a afirmação de Ortega y Gasset:  “Eu sou eu e as minhas circunstâncias!! ."

As circunstâncias na época eram de escravidão, apoiada no ordenamento jurídico da Constituição de 1824.

E que os farrapos lutaram até onde foi possível para assegurar a liberdade dos negros que lutaram em suas forças e ajudaram no campo de batalha a prolongar a Revolução quase 10 anos..

Que Instrução Reservada recebida por Caxias o autorizava a conceder ampla anistia aos farrapos.

Mas no seu artigo 5º ela estabelecia que os escravos que fizeram parte das forças rebeldes serão remetidos a Corte à disposição do Governo Imperial que lhes dará conveniente destino.

E que o Convênio de Ponche Verde estimulava em uma de suas cláusulas .

São livres   e como tal  reconhecidos todos os cativos que serviram a Revolta.

Segundo Henrique Oscar Wiedersphan na sua obra citada:

"  Canabarro entregou 120 soldados negros farroupilhas que o Barão de Caxias alforriou (libertou) com apoio no Decreto de 19 nov 1938 que prometia liberdade a todos os negros farrapos que desertarem e se apresentarem às autoridades imperiais."

Para Wiedrsphan os lanceiros entregues por Canabarro em Ponche Verde  foram incorporados como livres a Cavalaria do Exército no Rio Grande do Sul

Outra versão foi que Caxias  os fez embarcar como livres para o Rio de Janeiro com a condição de não mais retornarem ao Rio Grande do Sul.

E que mesmo assim se pretendeu no Legislativo do Império, dar ultima forma a estas alforrias (liberdades) ao chegarem os Lanceiros Negros no Rio de Janeiro, não sendo efetivadas, somente ante o alarde ocorrido no citado Poder Legislativo de parte do alguns dos mais exaltados da bancada liberal, "

Acreditamos que estas questões históricas precisam ser aclaradas de vez pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grane do Sul tendo como base suas preciosas fontes sobre o tema e mais os livros de seus distintos sócios E isto se impõe para tentar esclarecer por completo esta controvérsia que envolve as honras do Barão de Caxias, de Davi Canabarro, de Chico Pedro, de Vicente da Fontoura  da oficialidade farroupilha os quais não depuseram sobre Porongos e Chico Pedro que poderia ter feito em sua Memórias não o fez. E sobre esta versão de movimento no Congresso para tornar sem efeito as alforrias , ou de traição dos soldados negros remetidos para o Rio, o ilustre  senador gaúcho Paulo Paim talvez pudesse conseguir que este fato fosse apurado nos excelentes arquivos históricos do Congresso que eu conheci ao lá tirar um Curso de Arquivologia  na Câmara Federal em julho de 1972

Tem sido uma controvérsia há mais de 160 anos usada politicamente e na atualidade, até ideologicamente, para alimentar uma luta de classes, baseado num fato que representa uma pretensa talvez mancha negra, a confirmar, no meio duma enorme e bela planície nevada que foi o Decênio Heróico que consiste na mais bela tradição gaúcha comemorada anualmente na Semana Farroupilha e que se projeta na nossa centenária Republica do Brasil . E sabido que o Marechal Deodoro da Fonseca foi Presidente do Rio Grande do Sul e seu comandante das Armas e que lã saiu, tendo muito conversado com os republicanos Julio de Castilhos e Assis Brasil. Este o pioneiro na abordagem da Revolução como hoje ele é cultuada no Rio Grande do Sul .E no Rio com a assessoria de oficiais gaúchos que levou do Sul fundou o Clube Militar em 1887, forçou a Abolição em 1888, ao se manifestar contra o uso do Exército coma capitão de Mato. .No ano seguinte proclamou a República.

E escrevemos este artigo com a autoridade que penso havermos adquirido como autor dos livros O Negro na Sociedade do Rio Grande do Sul 1625-1975 (Porto Alegre: Grafosul/IEL, 1976), O Exército Farrapo e os seus chefes (Rio de Janeiro: BIBLIEX, 1971, 2 v.), Porto Alegre –memória dos sítios farrapos....( Brasília:EGGCF,1989) e como biógrafo de Duque de Caxias na obra Caxias e a Unidade Nacional (Porto Alegre: AHIMTB, 2003), etc.

Por oportuno apelamos a Mídia gaúcha, se isto for possível, que para reforçar a Democracia Brasileira e consagrar na prática o direito de resposta ou o contraditório, que dêem oportunidade a publicação de opiniões discordantes para que seus usuários formem a opinião correta e não sejam manipulados, por ouvirem só um lado   Aliás ouvir os dois lados era uma característica da liderança de Canabarro.

E mais, que historiadores em geral, especialmente os gaúchos se apliquem em detalhar os nomes e destinos nos negros farrapos, com base em documentos que devem existir no Senado onde hoje atua com brilho o ilustre senador Paulo Paim que ao nos  pareceu  endossa a tese de traição, em que pese como historiador havermos fornecidos elementos a um assessor que nos procurou .. E que os  riograndenses  afro descendentes  cultuem os feitos do lanceiros negros e suas projeções heróicas na construção do Rio Grande do Sul o que levantamos com ênfase em nosso livro O Negro na Sociedade do Rio Grande do Sul. Livro que foi prefaciado pelo notável deputado negro Carlos Santos que chegou até a governar o gaúchos como seu governador interino e que ali falou representando todos os negros e seus descendentes gaúchos. Homem distintíssimo e glória de uma raça que em cerimônia na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul foi o único a deixar seu lugar e vir nos cumprimentar pela nossa pesquisa premiada em 2º lugar pela citada Assembléia e Associação de Imprensa do RGS pelo nosso trabalho em concurso literário por elas promovido intitulado O gaúcho fundador da imprensa brasileira ( Hipólito da Costa) publicado em 2005 e lançado np Auditório da Associação de Imprensa do Rio Grande  do Sul e comentado pelo jornalista Raul Quevedo, que muito se devotou ao estudo e divulgação da obra de Hipólito da Costa

Enfim que os negros gaúchos e seus descendentes não se liguem nas interpretações ideológicas de baixo astral que dominaram as comemorações de Porongos em 2004, potencializadas por parte da Mídia etc E sim que se liguem as interpretações de alto astral sobre a contribuição do negro e descendentes gaúchos na construção da sociedade do Rio Grande do Sul e em especial de sua gloriosa história militar onde soldados negros chegaram a ser denominados Os suíços da América. E por fim que os comunicadores sociais respeitem a função social do historiador e não tentem substitui-los como não desejariam e conseguiram que outros não pertencentes a sua função social roubem este seu papel. Aliás condição que conquistaram com a nossa participação acidental em 1968, ao encaminhar pleito na Radio Mundial Rio de um grupo de jornalistas ao Ministro do Trabalho Jarbas Gonçalves Passarinho que o submeteu ao Presidente Arthur Costa e Silva e  prontamente o aprovou e com fortes reações de empresas de Mídia . E mais que assegurem o contraditório, dando vez e voz aos historiadores, não os esmagando e os alijando da Mídia e coerente com as afirmações de que "a História é a mestra da vida a mestra das mestras" E mais que História é verdade e Justiça. Do contrario estarão acelerando uma marcha ré de volta a Idade Média, sob um autoritarismo preconceituoso disfarçado com pele de Democracia. Creio que meu apelo não será ouvido e atendido mas o registro para a História, para que alguém um dia o perceba. História é Verdade e justiça, características  fundamentais para preservar a identidade e perspectiva histórica do Rio Grande do Sul e no caso do Brasil República para a qual os lanceiros negros contribuíram com seu sangue,  vidas e privações e humilhações durante a Revolução Farroupilha

Nota O Jornal Inconfidência nº 98 dedicado aos 203 anos do Duque de Caxias em trecho de mensagem intitulada  A nossos leitores faz o seguinte diagnóstico desta situação de manipulação da História  do Brasil que ao que parece se verifica neste caso do Combate de Porongos .

“A História de uma nação é um bem por demais precioso, a ser preservado a todo o custo e cultuada permanentemente. Não podemos permitir que esta Memória, conquistada com o sangue, e o sacrifício de seus heróis, seja profanada e deturpada por interesses ideológicos alienígenas e pela falta de ética de historiadores ,políticos e jornalistas enganando seus leitores , alunos e ouvintes, quanto aos fatos ocorridos e registrados em documentos oficiais fidedignos,íntegros e autênticos.”

Situação que aos poucos vai se revertendo e mais o seria se a Midia fosse em realidade fiel a Liberdade de Imprensa, ou uma rua de duas mãos, assegurando o direito de resposta ou de contraditório

x) Fundador e Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, do Instituto de História e Tradições do RGS e das academias Piratiniense e Canguçuense de Historiam, correspondente do CIPEL, IHTRGS, IHGPel , Instituto Histórico de São Leopoldo e o de São Luiz Gonzaga etc