As Revoltas no Período Regencial

Como já foi demonstrado antes, em 9 anos de Regência aconteceram lutas internas cujas causas e intensidades variaram muito.As menores ,afora as do Rio de Janeiro ,as balizaremos como referências para outros estudos:

 

A setembrada e a novembrada em Pernambuco em 1831

Elas tiveram forte componente antilusitano motivado pelos portugueses dominarem o comércio,o latifúndio e a sociedade.

As revoltas se caracterizaram pelo saque a casas de comércio de portugueses e exigências de que fossem expulsos. A setembrada consistiu numa revolta da guarnição do Exército no Recife iniciada pelo 14 o BI na noite de 14 set 1831.Ela dominou a cidade até 16 e foram saqueadas casas comerciais.

Na repressão morreram 300 revoltosos e foram presos 800, que foram enviados inicialmente para Fernando de Noronha e a seguir para o Rio, onde chegaram quase nus tendo o Ministro da Guerra brig Manoel Fonseca Lima e Silva,tio de Caxias ,mandado vesti-los com sapatos, boné, camisa e jaqueta de polícia .Uma peça de cada.(Aviso de 5 nov 1831).

A Abrilada em Pernambuco teve o cunho restaurador de D.Pedro I e com ramificações pelo interior mas logo conjurada.

 

A Revolta dos Guanais em Salvador na Bahia 1832-33

.Foi liderada por Bernardo Miguel de Guanais Mineiro e foi de natureza federalista. Dominou e resistiu três dias em Cachoeira. Preso no Forte do Mar converteu a sua causa a sua guarnição e com ela resistiu 3 dias ao Governo.

 

A Revolta do 10o BC em Salvador 1832

Sublevado pelo própio comandante reclamando melhoria de tratamento a unidade e a sua tropa.O 10o BC foi dominado, desarmado e dissolvido. Eram reflexos do tratamento erradicador do Exército uma das causas não abordadas destas revoltas e motins militares na Regência como o que aconteceu na Revolução Farroupilha que a expressiva maioria da guarnição do Exército a ela aderiu.

 

A Insurreição do Crato de 1832

Teve caracter restaurador de D.Pedro I. Foi liderada pelo cel Joaquim Pinto Madeira .Ocuparam a cidade de Crato e ali estabeleceram um governo Provisório para o Cariri. Foi desbaratada pelo mal Pedro Labatut e seu líder foi julgado sumariamente por inimigos políticos e fuzilado.

 

A Revolta de Santo Antão-PE de 1832

Foi restauradora de D.Pedro I.Liderada em Bonito por Torres Galindo foram debandados a aproximação de Santo Antão.

 

O Levante de Ouro Preto em 1833

Foi restaurador de D.Pedro I e também por descontentamentos de preterições de promoções militares,impostos sobre a cachaça e proibição de sepultamentos em igrejas. Governou a partir de São João del Rei. Investiu Ouro Preto em 23 mai 1833 terminando a revolta sem luta.O mesmo ocorreu em Caeté e Mariana.

 

As Carneiradas em Pernambuco em 1834-35

Foi uma revolta liberal liderada pelos irmãos Antônio e Francisco Carneiro Machado Rios que promoveram três motins. Partindo de Goiana ,na tentativa de conquista do Recife foram batidos e debandados.

 

As Rusgas de Cuiabá em 1834 .

Foi uma reação contra os restauradores de Mato Grosso e contra tudo quando fosse português ou de retorno de D.Pedro I.

Foi uma explosão popular em 31 mai 1834 com assaltos a casas de moradia e comerciais e de chacinas seguida de queima de cadáveres,violações de mulheres, incêndios.Os mortos ,segundo Hernani Donato ,chegaram a uma centena.

 

A Revolta dos escravos Nagôs Salvador-BA 1835

.Estourou em 24 jan 1835 com pretendendo abolição do Catolicismo e da propiedade. Propiciou alguns confrontos sangrentos e severa repressão que incluiu 5 fuzilamentos e muitas condenações com açoites.E episódio que como o de Zumbi dos Palmares deverá ser aprofundado do ponto de vista dos revoltosos.

 

A Anselmada de Franca -SP em 27 out 1838 .

Foi um movimento liderado por Anselmo Barcelos contra autoridades e políticos liberais de Franca que resultou em mortes, feridos e fugas. Julgados foram absolvidos.

 

A Revolta de Manoel Gongo em Vassouras 1838.

Consistiu numa revolta de escravos de uma fazenda e que se aquilombaram. Foi-lhes dado caça por autoridades locais resultando a condenação a morte do líder Manoel Gongo, hoje justamente numa nova leitura dos fatos ,consagrado e cultuado mártir da luta que culminou na Abolição. Caxias era então comandante da atual Polícia Militar do Rio de Janeiro e nada teve a ver com a repressão a esta revolta ,conforme tem sido injustamente apontado por manipuladores da História e abordamos na primeira parte em- Caxias vítima da manipulação da História . 7 anos mais tarde Caxias seria pioneiro abolicionista, ao assegurar a liberdade aos lanceiros negros farrapos e os incorporando à Cavalaria Ligeira do Exército no Rio Grande do Sul.

 

O Levante de Sobral em 14 dez 1840.

Frustou-se em seu plano de convulsionar o Ceará após fracassar ataque a casa do presidente do Ceará, padre José Martiniano de Alencar. Foi fruto de radicalização política .

O relacionamento de todas as revoltas durante 9 anos de Regência, mais de 20 serve para demonstrar a instabilidade política do pais ,com sérias ameaças a Unidade do Brasil conseqüentes da ausência do trono.

Relacionadas todas as revoltas de menor intensidade que passaram à História, a seguir serão abordaremos as de maior intensidade.

Registre-se as muitas de natureza restauradora de D.Pedro I.