ATIVIDADES DA AHIMTB

SEDE ADMINISTRATIVA E CENTRO DE INFORMAÇÕES DE
HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL NA AMAN

A AHIMTB esta instalada e em fase adiantada com a sua sede administrativa nacional e seu Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil ,na área que pleiteou e conseguiu obter de seu 3 o Presidente de Honra e comandante da AMAN ,gen Bda Mauro José Moreira Cupertino na antiga Comissão Especial de Obras .

Isto em razão da distância das Faculdades D.Bosco dos consulentes potenciais e da Presidência e por ter sido frustada, por razões amplamente divulgadas ,o pleito junto ao acadêmico brasileiro de Letras e senador dr José Sarney , por sugestão de um assessor seu e candidato a deputado federal ,no sentido de cessão de instalações da histórica Estação Ferroviária de Resende para nela instalar-se a AHIMTB .

Consiste de duas salas com dois sanitários e lavatório, pertencentes a AMAN, mas fora do seu Portão das Armas ,situada na transição das comunidades acadêmica e resendense de fácil acesso e junto a casa alojamento se oficiais solteiros e cadetes laranjeiras (designação originária da Praia Vermelha de cadetes que em suas horas de folga permanecem em Resende ) .

Nela a AMAN procedeu os reparos necessários e a dotou de telefone/fax externo 0/21/24/3543355 R 5051.A AHIMTB adquiriu móveis fundamentais para dar início a sua organização os quais serão complementados por móveis usados que lhe serão doados pela Agência Resende do Banco do Brasil. No momento empenha-se para receber como doação um computador , tendo já recebido da 1a RM (gen Aparício ) duas máquinas de datilografia recuperadas .Contratou um menina da Guarda Mirim que realizará alguns trabalhos que lhe forem ensinados .

 

O acervo do Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil consiste de:

- Obras preferencialmente de seus patronos e sócios que tratem de lutas externas e internas no Brasil e de referência sobre o Exército, Fuzileiros Navais ,Infantaria da Aeronáutica , Polícias Militares, Guarda Nacional ,Voluntários da Pátria etc. E mais, Uniformes, Fortificações Condecorações, ,Canções Militares e outros assuntos relevantes em acordo Sistema de Classificação de Assuntos de História Militar Terrestre do Brasil do Estado-Maior do Exército. como entidades culturais das Forças Terrestres e sociais a ela ligadas FHE Poupex, GBOEx ,CAPEMI ,COIFA etc

- Instrumentos de Trabalho do Historiador Militar Terrestre Brasileiro

- Coleções encadernadas das posses de acadêmicos ,documentos recebidos e expedidos anualmente .

- Arquivo de artigos produzidos por seus sócios ou por eles enviados ao Centro

- Documentos de registros das atividades da AHIMTB: Livros de Ouro ,de Diplomas e Insígnias, de Presenças em sessões solenes, balancetes ,cadastro de sócios etc. etc.

- História da AMAN e antecessoras e de outras do Exército ,inclui Colégios Militares e Fundação Osório onde a AHIMTB vem atuando bastante .

- Apreciável acervo sobre a História de Resende e pequeno de Itatiaia .Porto Real .

- Abriga pequeno acervo Bibliográfico do Centro de Tradições gaúchas da AMAN - Galpão da Saudade .

A concepção do Centro de Informações é singela e se constitui basicamente num centro de referências que se ali não obtidas remetem o consulente a outros acervos de História Militar Terrestre do Brasil. O centro é de fácil operação sem exigir mais do que uma pessoa para operá-lo.

As necessidades de auditórios em Resende são atendidas pela AMAN ,AEDB,ACIAR e mesmo

Colégio Olavo Bilac ,situado em diagonal com a Sede Administrativa da AHIMTB.

As necessidades de obras de referência serão listadas e solicitadas aos acadêmicos e correspondentes mediante o envio de listas elaboradas, previamente combinadas.


Endereço da AHIMTB: Sede Administrativa e Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil AMAN Av Presidente Vargas 442 Campos Elísios 27.542-140

Fone/FAX 0xx243543355 Ramal 5051 da Central da AMAN

E.Mail: ahimtb@resenet.com. br

http:/www.resenet.com.br/users/ahimtb

Já com mais de 2.300 visitas desde 5 mar 1999 e, segundo o acadêmico Eng. Christovão de Avila Pires Junior, é a entidade de estudo de História pioneira no Brasil no uso deste recurso.