2001

RESENDE - 200 ANOS

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS - 57 ANOS

 

Claudio Moreira Bento(X)

A AMAN, em 2001 ,ano do bicentenário do município e vilamento de Resende, vem de completar 57 anos de existência como formadora de oficiais do Exército Brasileiro e 70 anos da decisão de localizá-la em Resende .

Ela resultou de uma promessa aos líderes tenentistas da Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas, de construir-se uma moderna escola militar , interiorizada, para prevenir os constantes envolvimentos de seus alunos em movimentos revolucionários e dispor de mais amplos espaços para adestramento militar moderno .

Assim ,, em 16 julho de 1932 ,durante a Revolução de 1932,em que Resende se constituiu na principal base militar para as operações contra a Revolução no Vale do Paraíba e o atual Campo de Paradas da AMAN, em base aérea contra a Revolução no Vale do Paraíba e Sul de Minas ,o presidente Getúlio Vargas prometeu, na Estação Ferroviária de Resende, então QG das forças legais, a construção para breve da Escola Militar de Resende .

Decorridos 7 anos lançou a pedra fundamental da AMAN , no ano do centenário do Marechal Floriano Peixoto e no dia do aniversário de sua morte, na Fazenda Paraiso ,junto ao povoado da Divisa que mais tarde passou a denominar-se Floriano .Em 20 de março de 1944 presidiu a sua inauguração oficial conforme expressiva placa de bronze colocada na entrada da AMAN .

Em 1931 , o Coronel Jose Pessoa, comandante da Escola Militar do Realengo , e o seu secretário , o Capitão Mário Travassos e um motorista vinham do Rio, a procura de um local para a Escola Militar e tiveram enguiçado seu automóvel na altura do Km 18 da Resende - Riachuelo.

Barreto Costa, engenheiro agrônomo diretor da Estação de Monta denominada Semente, viajando em sentido contrário topou com aqueles dois militares , aguardando a tentativa do motorista de consertar o carro.

Parou e apresentou-se aos dois militares , que identificaram-se. Barreto Costa levou-os então para Resende, hospedando-os em sua residência na Semente(bem próxima do local onde viria a ser construído o conjunto principal da AMAN).

No dia seguinte, Barreto Costa procurou o Cel Alfredo Sodré, que intermediou entrevista do prefeito Taurino do Carmo( veterano da 1a Guerra Mundial como enfermeiro) com o Cel José Pessoa e o Capitão Travassos. O Dr. Taurino recebeu-os na presença de Sodré, Itamar Bopp e outros.

Em setembro de 1931, o Cel José Pessoa, acompanhado de diversas pessoas, subiu ao Pico das Agulhas Negras, onde colheu um bloco de rocha. Levantou-o e disse(segundo Itamar Bopp, presente): "Esta vai ser a pedra fundamental da futura Universidade Militar do Brasil."

Programou o Cel Pessoa, como fecho de uma manobra da Escola Militar em Resende, lançar a pedra fundamental na Fazenda do Castelo. Mensagem ministerial que recebeu um pouco antes fez com que não levasse avante seu intento. Ainda assim, sob pesar geral, a pedra foi enterrada na Fazenda do Castelo. E até hoje ali esquecida e não localizada . Em 1937, o projeto foi deslocado para o atual local . O projeto inicial era prevista para o atual bairro do Paraiso .

Um detalhe na história da AMAN é que o Marechal . José Pessoa, quando Coronel Comandante da Escola Militar do Realengo, no início da década de 1930, fez constar no brasão desta escola o perfil das Agulhas Negras. Como preparação para a vinda para Resende recriou o título de cadete, com o sentido de o companheiro mais jovem dos oficias e o Corpo de Cadetes e seus Estandarte e , os uniformes históricos como ele entre o Exército Imperial e da República .

É certo que clima, posição estratégica entre as duas maiores cidades do país e afastamento da então capital Federal(centro de agitações), influíram muito na escolha de Resende para a hoje AMAN. Escolha que atendeu a imperativos geopolíticos por conta do Capitão Mário Travassos , consagrado geopolítico brasileiro que seria o 1o comandante da então Escola Militar de Resende e o único com o posto de coronel .

Mas talvez tudo , não tivesse se concretizado no sentido da transferência da Escola Militar, não fosse o idealismo e o denodo do Mal José Pessoa, que combatera na França, na Primeira Guerra Mundial, comandando um destacamento de soldados turcos e trazendo de lá uma nova visão militar em especial de curso tirado na Escola Militar de Saint Cyr .

Para a época, a construção da Escola Militar foi obra ciclópica. Atraiu muitos engenheiros, técnicos de nível médio e operários de outras regiões. Gerou muitos empregos diretos e indiretos. Trouxe também progresso urbano significativo para Resende. A Av. Saturnino Braga e, na direção desta, a ponte sobre o rio Paraíba, são exemplos de tais obras.

Homenageados com seus nomes em vias públicas importantes de Resende, são lembrados o Cel Mendes, que foi chefe da Comissão de construção da AMAN, e o Gal Affonseca, que substituiu o Cel Mendes, além de ter sido nomeado pelo prefeito como presidente da Comissão de Construção e Urbanização de Resende. É dessa época a elaboração de um Plano Diretor para Resende e dotar-se a Santa Casa da 1a Sala Cirúrgica .Santa Casa que até a chegada da AMAN era considerado o maior edifício de Resende e local onde verificou-se a seguinte cena .

Reunidos no Salão Nobre da Santa Casa o Coronel Jose Pessoa com dirigentes da mesma,a certa altura , depois de constatar o grande numero de internos longevos disse provocando o riso geral :

"Vim aqui na Santa Casa esperando saber a sua situação quanto a micróbios e encontrei muitos macróbios, o que atesta as exelentes condições sanitárias de Resende ."

Memorável foi a colaboração de professores militares em Resende, seja através do Ginásio Dom Bosco, seja na contribuição que deram à fundação da primeira faculdade(Dom Bosco) idealizada pelo Cel Antônio Esteves seu atual presidente ..

Iniciada em 15jun86 e concluída em fevereiro de 1988, ano do 140º aniversário de Resende cidade , foi executada a duplicação do conjunto principal da AMAN, com o Brasil sob o governo Sarney. Notável, neste novo complexo, o Novo Teatro da AMAN, em que os freqüentadores são recebidos pela imponência da estátua de Ésquilo, dramaturgo grego e militar.

Estima-se que mais de 25 mil oficiais passaram três a quatro anos em Resende. Muitos oficiais, após cursarem a AMAN, casaram-se em Resende. Muitos que estudaram aqui depois vieram servir em Resende e permanecem, reformados, até hoje cativos desta terra.

Em 1o mar 1996 foi fundamos a Academia de História Militar Terrestre do Brasil que possui sua sede política na Fundação Educacional D.Bosco e sua sede administrativa e seu Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil junto a Casa do Laranjeira do 4 o ano .Instalação que abriga os maiores acervos bibliográficos e hemerográficos sobre as histórias da AMAN e da cidade de Resende , E ambas, historicamente criações do Conde de Resende! A AMAN tendo como mais profunda raiz histórica a Real Academia de Artilharia Fortificação e Desenho criada em 19 dez 1792 , no dia do aniversário da Rainha D. Maria I e sob a égide do Príncipe Regente que 18 anos mais tarde a transformaria em Academia Real Militar ,aproveitando a infra-estrutura da Real Academia . E finalmente Resende criada em 1801 e instalada com o nome de seu título Resende em 29 setembro de 1801.há 200 anos .

Em 1994 no Jubileu de Ouro da AMAN em Resende publicamos a obra : 1944- Jubileu de Ouro da AMAN em Resende : Volta Redonda: Gazetilha .1994. Obra patrocinada pela SORAMAN( Sociedade Resendense de Amigos da AMAN.

(x) Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e presidente emérito e fundador da academias Resendense e Itatiaiense de História