ORAÇÃO DE RECEPÇÃO DO GEN. EX. UELINTON JOSÉ MONTEZANO VAZ ,COMO 3° PRESIDENTE DE HONRA DA FAHIMTB.
Por Cel Claudio Moreira Bento Presidente da FAHIMTB
É com grande prazer que a Federação de Academias de História Militar Terrestre do Brasil, empossa como seu 2° Presidente de Honra o Exmo. Sr. Uelinton José Montezano Vaz, Diretor de Departamento de Cultura e Ensino do Exército.
A FAHIMTB conheceu o general Montezano 101° aniversário da AMAN, em que ele proferiu uma memorável e orientadora palestra, na qual a FAHIMTB encontrou justificativas e estímulo de sua vitoriosa cruzada de 18 anos em colaboração às nossasForças Terrestres na conquista dos objetivos estratégicos do Exército, que recordamos em carta que lhe enviamos sobre o livro Brasil Lutas contra invasões, ameaças e pressões externas,Obra que concordou que fossem doados pela FAHIMTB 1000 exemplares ao seu Departamento os quais já foram entregues sendo 500 para a AMAN e 100 para a ECEME.e o restante para seu Departamento.Concordância logo comunicada ao 1° Presidente de Honra da FAHIMTB Gen. Ex. Enzo Martins Peri,então Comandante do Exército e ao 3° Presidente de Honra da FAHIMTB então Comandante da AMAN General Tomas.Miguel Miné Ribeiro Paiva.
Livros Brasil Lutas complementar para as pesquisas de alunos de nossas escolas Militares, para concluírem por exemplo, entre tantas outras questões de Arte e Ciência Militar dos acertos e erros cometidos em todos os casos de emprego de força.legal no Brasil.
E acreditamos que o citado livro possa contribuir para nosso Exército em acordo com os objetivos estratégicos do Exército referidos na palestra do Gen Montezano há 3 anos::
1. Atingir elevado grau de dissuasão militar terrestre compatível com a desejada projeção internacional do Brasil;
2. Ampliar a projeção Internacional do Brasil, com o livro Brasil Lutas a serviço dos estudiosos de Relações Internacionais;
3. Ampliar a integração do Exército com a nação que creio este livro contribuirá ao ser distribuído as Faculdades de História e instituições de Histórias Civis;
4. Fortalecer a consciência de Defesa Nacional em todos os segmentos da sociedade;
5. Valorizar a profissão militar de forma compatível como ela sendo o Braço Armado do Povo Brasileiro;
6. Incrementar a difusão de Valores, da História e das Tradições do Exército;
7. Elevar o nível de Operacionalidade da Força Terrestre com as lições de História Militar Crítica que o livro difunde;
8. Aperfeiçoar o sistema de Doutrina Militar de do nosso Exército genuína sonhada por Caxias patrono do Exército e da FAHIMTB há 153 anos;
9. Contribuir para ampliar a capacidade profissional dos quadros e da Tropa;
10. Contribuir para elevar o nível de operacionalidade Força Terrestre.
É acreditávamos que este livro Brasil Lutas é o melhor do gênero até hoje publicado em que colocamos toda a nossa experiência acumulada em 44 anos de atuação como historiador do Exército. E mais as dos patronos de cadeiras e acadêmicos da FAHIMTB
Livro em acordo com a Portaria do Estado-Maior Exército orientando as atividades de história no Exército:que assim as definiu:
· Contribuir para a formação do desenvolvimento da Doutrina de Força Terrestre;
· Contribuir com subsídios para a formação e aperfeiçoamento dos quadros e da tropa;
· Contribuir para o perfeito entendimento do papel desempenhado pelo Exército ao longo da vida nacional;
· Preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural do Exército, sua História, Tradições e Valores.morais,espirituais e históricos
E a pedido do General Montezano enviamos nossa sugestão de como deveria ser a distribuição destes 1000 livros.e de como usá-los para que todos os alunos de nossas escolas conheçam as lutas enfrentadas por mais de 5 séculos para delinear o Brasil de dimensões continentais que não é obra de um milagre, mas o resultado de esforços, privações, sangues e vida de militares que nos antecederam. Emfim evitar que em termos de Segurança Nacional um profissional de seus quadrzos não represente alguém, com um navio sem bússola perdido numa tempestade.que não saiba de onde veio aonde e que esta e para onde é que vai!
Aqui a FAHIMTB aproveita para agradecer gentileza e a consideração do General Montezano para com a FAHIMTB e especialmente seu empenho em nos contratar com mais 83 anos, por mais três anos para continuarmos a frente da guerreira_ FAHIMTB,, nascida nas ombras da AMAN e por ela acolhida ha 18 anos, e que se espalhou pelo Brasil através de 5 AHIMTB Federadas, 22 delegacias inclusive uma em Lisboa e outra em Pistóia e um correspondente francês na Legião Estrangeira.
Todos nós viemos ao este mundo escrevemos nossas Histórias e partimos. Histórias que pode não ter nenhum valor, ou valores diferinciados e. os exemplares a serem usados como modelos pelos pósteros.E os que deixaram estes bons exemplos para os posteros , não morrerão por que deixaram saudades e boas lembranças de suas passagens entre nós coerente com esta expressão: “O homem será eterno enquanto as suas boas obras permanecerem e forem lembradas.” . E o General Montezano deixa um grande legado e bons exemplos de sua vida militar profícua e, em especial para os seus pósteros da Arma de Comunicação, a Arma dos Comandantes.. Isto em razão de haver sido Instrutor de Comunicações na AMAN e na ECEME, Comandante da Escola de Comunicações,. Diretor de Material de Comunicações, Eletrônica e Informática e a seguir Diretor de Especialização e Extensão,, Diretor de Formação e Aperfeiçoamento, Vice CPefe do Departamento de Cultura e Ensino do Exército e por fim Chefe do citado Departamento, onde encerra a sua modelar carreira de 32 anos como oficial do Exército.Profícua carreira reconhecida por suas 14 condecorações entre elas a de Cruz do Mérito Militar e a medalha Marechal Hermes da Fonseca.1 coroa.Votos de felicidades na Reserva e em especial como integrante da Reserva Pro-Ativa para que o nosso Exercito ainda possa contar com o seus valiosos conhecimentos e experiências,E que reforce a validade desta expressão.” Uma vez soldado, soldado até morrer.!” Agradecimentos e votos de muitas felicidades lhe desejam todos os integrantes da guerreira FEDERAÇÃO DE ACADEMIAS DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL.