Cel Inf QEMA LAURO AMORIM( 1928-2014)

 

 

Cel Claudio Moreira Bento

Historiador Militar e Jornalista

Presidente da FAHIMTB e AHIMTB Resende Marechal Mário Travassos e Fundador e Presidente Emérito das Academias Resendense e Itatiaiense de História.

 

 

Faleceu em 1º de maio de 2014, em Resende aos 88 anos o Cel Lauro Amorim que como Capitão em 1960, foi Comandante do Destacamento de Marcha de 1960m que  de Salvador ,a 1ª Capital do Brasil levou uma mensagem desta, a Nova Capital Brasilia lá  chegando no dia de sua inauguração. Episódio que publicamos em Artigos neste site.

O Coronel Lauro Amorim era natural de Cachoeiro do Itapemerim e residia em Resende desde 1991, onde foi declarado Aspirante a Oficial de Infantaria da Turma de 1949 Marechal José Pessoa, da então Escola Militar de Resende , a atual Academia Militar das Agulhas Negras Foi  casado  com a resendense D. Olga dos Santos Amorim também como ele, acadêmica da Academia Itatiaiense de História.  Ao comandar  a Marcha Salvador Brasília em 1960, ele era capitão Ajudante de Ordens do comandante da 6ª Regi]ao Militar  . Foi instrutor do Curso de Infantaria da AMAN em 1962/63 e da Escola de Comando e  Estado -Maior do Exército em 1967 /1968 e dali seguiu para cursar o Curso de Estado-Maior do Exército Alemão. Ao retornar continuou instrutor da ECEME de 1971-72 . Ao final do seu tempo de instrutor por falar alemão foi contratado pela Volkswagen do Brasil onde trabalhou por longo período. Ao  deixar aquela empresa  veio  residir em Resende quando exerceu diversas funções: A assessoria, consultoria e secretário de Administração e de Turismo da Prefeitura de Itatiaia.

O Cel Lauro Amorim e sua esposa Olga integraram Comissão de Relações Públicas da Academia de História Militar Terrestre do Brasil junto com a falecida e grande Presidente da Academia Itatiaiense de História  D.Alda Bernardes Faria e Silva, acadêmica da Federação de Academias de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB) e AHIMTB Resende Marechal Mário Travassos .Cadeira Barão Homem de Mello, cuja cadeira com o seu nome inauguramos na Academia Itatiaiense de História. Aqui a nossa homenagem a este grande soldado por sua bela história vida.