CENTENÁRIO do 4º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE COMBATE

Cel Cláudio Moreira Bento(x)

O 4.° B E Cmb é uma das mais tradicionais unidades da Arma de Engenharia. Foi criado em 25 de janeiro de 1910, na histórica e castrense cidade do Rio Pardo- RS , com um contingente de cerca de 100 homens do valente e glorioso Regimento Mallet, atualmente em Santa Maria.

 

Em Rio Pardo teve por caserna o prédio onde funcionara. as Escola Militares de Rio Pardo, local   onde há pouco ali haviam estudado os futuros presidentes Getulio Vargas e Eurico Dutra e o Marechal Mascarenhas de Morais.

 

Pouco tempo depois foi transferido para General Câmara onde foi desativado em 1915. Em 1918 foi reorganizado no Quartel do RI de Infantaria em Lorena , com as praças do histórico 5.° B E. que apoiara em Cáceres-MT (1909-1917) as derradeiras campanhas sertanejas do Marechal  Rondon.

 

Esteve um periodo aquartelado na Fazenda Amarela em Lorena e desde 1921 esta em Itajubá onde chegou atendedo a solicitação do grande presidente Wenceslau Braz que declarou guerra a Alemanha no 1ª Guerra Mundial 1914-18 e  extinguiu a Guarda Nacional e instituiu o Serviço Militar Obrigatório e tornou as Policias Militares reserva do Exercito etc.

 

E mais, em 24 de outubro de 1922 lançou a pedra fundamental da atual caserna do Batalhão, Razão de o havemos o proposto, como comandante do batalhão 1981-82  o seu nome para denominação histórica do Batalhão como ato de justiça na voz da História. Lamentavelmemte normas em vigor impediram esta homenagem que se fora hoje seria aprovada.

 

O Batalhão através de seus integrantes teve destacada participação na 2ª Guerra Mundial integrando a o 5º BE da FEB ao comando do ex-comandante do Batalhão, o então Coronel Machado Lopes ,que foi destacado de igual modo que nós Em Efemerides de Itajubá pelo historiador Armelin Guimaraes, hoje patrono de Delegacia da AHIMTB em Itajubá, dirigida pelo historiador e jornalista .Michel O Batalhão tambem marcou sua presença através de 3 contigentes em Fernado de Noronha, operando o embarque e desembarque como meios descontinuos, de material e pessoal da guarnição do Exercito da ilha.

 

Os nome dos bravos do batalhão da FEB e de Fernando de Noronha os colocamos  em placas com os seus nome e, frente a frente na entrada do pavilhão de Comando. Resgatamos a História do Batalhão com o concurso de seus integrantes em plaqueta Sintese Histórica do 4º BE ( 1910-1982) patrocinada por empresas locis e coordenada pelo Ten Silvio Cochlar, então RP do Batalhão E tambem na Revista do Exérito .v.119,out/dez 1982 tendo por capa  foto aérea do Batalhão. Memória histórica preservada no museu do Batalhão que então organizamos.E assim, naquela época ja atendiamos os hoje Objetivo atual nº 1 do Exército

 

“.Pesquisar,preservar, cultuar a divulgar a História, as Tradições e os Valores morais,culturais e históricos do Exército.”

 

                     Votos de um feliz futuro  ao querido 4º BE que tive  o grande prazer de comandar   extensivos a toda a sua dedicada equipe e de saudades a todos os meus comandados há 28 anos atrás.

 

(x) Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil